Aprenda identificar os melhores chocolates e evite os mitos sobre o produto
Aprenda identificar os melhores chocolates e evite os mitos sobre o produto
Click Grátis|Do R7
Quando o assunto é chocolate, são poucas as pessoas que resistem uma boa degustação, certo? E isso seja para consumir puro ou mesmo como ingrediente capaz de incrementar alguma receita.
Só que a grande verdade em relação a isso, é que por mais que muita gente goste da guloseima, a maioria se engana na hora de comprá-la, acreditando que o chocolate mais caro é sempre o melhor.
O que essas pessoas desconhecem, no entanto, é que é mais importante levar em consideração o que está escrito no rótulo, e não necessariamente o preço do produto. Para saber se o chocolate é realmente bom, portanto, é preciso saber qual é o teor de cacau que ele possui.
Veja também: Como derreter chocolate no micro-ondas Gosta de chocolate quente? Veja 5 dias para "gourmetizar" a bebida O lado de bom de comer chocolate
Na prática, o ideal é que tenha acima de 50% e possua apenas manteiga de cacau como gordura, sem adição de outros tipos, como, por exemplo, a gordura de palma, que é frequentemente usada para deixar o produto mais em conta para o fabricante. Mas isso não é tudo, a seguir você confere mais detalhes de como identificar um bom chocolate. Veja!
Dicas, mitos e verdades sobre os melhores chocolates Chocolate branco
Há quem diga que o chocolate branco não é chocolate de verdade, porém, segundo especialistas, é só observar o que está escrito na lei: segundo ela o produto é feito com manteiga de cacau, atendendo a legislação que prevê no mínimo 20%. Isso significa que o chocolate branco pode sim ser vendido com o nome de chocolate. Mesmo não possuindo a famosa cor característica do produto.
Manchas no chocolate
Não veja manchas brancas na superfície do chocolate como algo ruim. Mas também não se esqueça que o chocolate apto para consumo é brilhante e faz um som bem claro quando é quebrado.
Essas manchinhas que às vezes aparecem são um fenômeno conhecido como "fat bloom", que surge normalmente quando o ingrediente sofre variação de temperatura e a gordura migra para a superfície do chocolate. Entretanto, esse efeito é só visual e o chocolate normalmente continua bom para consumo, porém se ainda estiver com dúvidas, fique atento à data de validade e às condições do produto na hora da compra.
Estoque do chocolate
O ideal é armazenar o chocolate na geladeira, porém, ele deve estar bem protegido, uma vez que o chocolate absorve outros cheiros com grande facilidade. Nada pior do que consumir um chocolate com sabor de outros alimentos da geladeira ou que foi armazenado fora dela e ficou todo grudado na embalagem por estar derretido.
Chocolates complexos
Bons entendedores sabem que o chocolate tem uma certa complexidades, assim como os vinhos. Isso porque cada um possui um tipo e sabor, o que pode ser determinado por diferentes aspectos, variando desde o tipo de cacau utilizado, incluindo a forma de produção e até o terroir, como nos vinhos.
Sendo assim, alguns combinarão mais com frutas vermelhas ou vinho tinto, enquanto outros casarão melhor com vinho branco e frutas amarelas. E assim como os vinhos, o segredo é experimentar e encontrar as combinações que mais lhe agradam.