Será que funciona? Veja mitos e verdades sobre famosos truques de cozinha
Será que funciona? Veja mitos e verdades sobre famosos truques de cozinha
Click Grátis|Do R7
A cozinha é um cômodo fantástico da casa, afinal, é o local que onde se pode desenvolver a criatividade e até se deparar com algumas curiosidades e truques, tudo para a criação de uma receita perfeita.
O detalhe, porém, é que em meio a tantos truques e técnicas de cozinha que a gente vê por aí, por vezes é até difícil saber quais realmente funcionam. Sabendo disso, portanto, resolvemos mostrar alguns exemplos nesse sentido. Veja!
Como desentupir o saleiro e outras sugestões de cozinha Colher de pau em cima da panela para a água do macarrão não transbordar
Esse é um dos truques mais usados pelas vovós de plantão, e a verdade é que se trata de uma boa ciência aplicada à culinária. Isso porque quando a água é fervida com a massa, as moléculas de amido absorvem líquido, formando a espuma branca na superfície da panela, e é essa espuma que não permite que o vapor se dissipe o suficiente, superaquecendo a panela e forçando a água para fora dela.
Veja também: 5 dicas de chefs que ajudam a facilitar o trabalho na cozinha 7 dicas para você melhorar sua performance na cozinha Os maiores mitos e verdades sobre truques famosos da cozinha
Quando colocamos a colher de pau sobre a panela, no entanto, ela se transforma em uma barreira, porque as bolhas da espuma estouram ao entrar em contato com o objeto, controlando a fervura. Entretanto, esse truque não funciona com fervura muito alta, por isso o ideal é seguir a dica dos italianos, fervendo a água do macarrão em uma panela bem grande.
Cortar cebola usando óculos funciona?
Na hora de cortar cebolas, cada um escolhe um truque que funciona melhor para si a fim de evitar as lágrimas. Mas usar óculos para picar cebola não vai impedir que as enzimas irritem os olhos ou que os atinjam, além disso, fatiar o tempero embaixo de água corrente também não é muito prático.
Uma boa dica usada por profissionais, portanto, é colocar a cebola em água fervente por um período de 30 segundos a um minuto e depois lavá-las em água fria, antes de descascar. Outra forma mais prática é manter as facas sempre afiadas. Quando a cebola é cortada com lâminas cegas, esprememos a cebola ao invés de cortá-la, o que acabava liberando o componente lacrimogêneo em maior quantidade, irritando assim os olhos.
Tirar as sementes e a parte branca da pimenta para amenizar o ardor
Para quem curte comida apimentada, mas precisa dar uma aliviada no tempero, a dica é cortar as partes brancas e a semente da pimenta, pois é nessas partes que se concentram a capsaicina, o componente que causa o ardor.
Para sua segurança, use luvas e não coce os olhos ao manusear pimenta fresca. Para quem consumir um prato muito apimentado e desejar aliviar o ardor, evite beber água, em vez disso prefira leite ou iogurte, ou simplesmente coma arroz ou batatas. Esses alimentos aliviam o ardor na boca.
Usar vinho ou cerveja para cozinhar não deixa vestígios de álcool
Esse é um grande mito, pois o álcool nunca evapora completamente ao ser cozido. De acordo com uma pesquisa do Departamento de Agricultura do governo dos Estados Unidos, nos anos 1990, observou-se que, dependendo do método usado na cocção, até 75% do álcool de um ingrediente fica na panela. Obviamente isso não é o suficiente para ficar bêbado comendo frango no vinho ou brigadeiro de cerveja.