Flor de clitória: conheça mais sobre a planta que viralizou na web após drink de Bela Gil
Além do nome, o formato da flor despertou a curiosidade dos internautas; especiaria é comestível e tem propriedades medicinais
Viva a Vida|Do R7
É cada vez mais comum encontrar pratos e drinks que tenham plantas e flores comestíveis na receita. Além de enfeitar, as flores trazem sabores diferentes e cores para as comidas e bebidas. Nessa lista de ingredientes inusitados, está a flor de clitória, que viralizou nas redes sociais recentemente.
Além do nome, o formato da flor despertou a curiosidade dos internautas depois que a chef Bela Gil preparou um drink de gin tônica com a especiaria.
A flor de clitória, de nome científico clitoria ternatea, é originária da Ásia, mas encontrada em outros lugares do mundo. No Brasil, também é conhecida como feijão-borboleta, flor fada azul ou cunhã.
A planta tem variações de tonalidade e pode ser azul, branca ou rosa. As pétalas dela são delicadas, abrem durante o dia, fecham à noite e, às vezes, duram somente 24 horas.
Além de ser comestível, a clitória tem propriedades medicinais. É rica em fitoquímicos, com propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antiproliferativas.
Em bares e restaurantes, é possível encontrar geleias, drinks (alcoólicos e não alcoólicos), além de chás preparados com a infusão da flor de clitória. Nas redes sociais, há dicas e receitas de como fazer a própria bebida em casa.
Leia também
Saiba como escolher e preparar flores comestíveis e faça pratos refrescantes e surpreendentes