Logo R7.com
RecordPlus
Na Mesa com Cerveja

Quando o frio da Rússia deixou minhas cervejas geladas na temperatura ideal

Em viagem a Kazan, para cobrir o Brics, coloquei as bebidas do lado de fora da janela, a -5°C; em 15 minutos já estavam no ponto

Na Mesa com Cerveja|Leopoldo de MoraesOpens in new window

  • Google News
Cerveja que gelou após ser colocada para fora Leopoldo Moraes/RECORD

Fala, amigos, entusiastas e bebedores de boa cerveja. A temperatura realmente resolveu pregar uma peça e, ainda estamos no outono, já enfrentamos baixas temperaturas. Enfim, a caminho do trabalho, em plena sexta-feira, me fez lembrar uma ótima história de cerveja e frio; aliás, nessa história fazia muito frio.

Era meados de outubro de 2024 e fui convidado a fazer uma cobertura da agenda presidencial. Na ocasião, o Brasil presidia o Brics e o evento naquele ano acontecia em Kazan, na Rússia.


Capital da República do Tartaristão e terceira capital russa, região situada na parte europeia da Rússia, ao oeste do país, próxima aos montes Urais, marcando a fronteira entre Europa e Ásia.

Estava empolgado para a viagem, pois se tratava de um país que ainda não havia conhecido e que me gerava muita curiosidade sobre seus povos e costumes. Então você me pergunta: “E a cerveja nisso tudo, Leo? Você estava indo para a terra da vodka, não é isso?” Sim, e achava também até pousar na gelada kazan.


O Kremlin de Kazan Leopoldo Moraes/RECORD

Uma cidade linda com seus prédios milenares e edifícios históricos, como o Kremlin de Kazan, uma imponente fortaleza medieval classificada como patrimônio mundial pela Unesco, e o templo de todas as religiões. Um monumento arquitetônico único e ecumênico que simboliza a coexistência pacífica de todas as crenças.

E, por fim, e não menos importante (eu adorei e encontrei as tão esperadas cervejas russas), a Rua Bauman, um calçadão, como se diria aqui no Brasil, cheio de bares, restaurantes, lojas de grifes e hotéis.


Inclusive fui colocado para fora pela segurança de um desses hotéis, que, por se tratar de russos, até que pegaram leve. Tentamos entrar camuflados no hotel em que estava hospedado Nicolás Maduro.

Na ocasião, havia um pedido da Venezuela para integrar os BRICS e Maduro estava no país. Conseguimos descobrir o paradeiro dele, mas infelizmente fomos descobertos e colocados para fora.


Seria um grande furo se tivéssemos conseguido falar com o presidente. Mas, voltando à cerveja, um hábito que tenho quando estou em outros países é conhecer mercados, farmácias, transporte público, enfim, ter uma ideia de como são as coisas naquele país.

Pub da Rua Bauman Leopoldo Moraes/RECORD

Já sabendo que provavelmente não encontraria muitas cervejas, por se tratar de um país com tradição de ter as melhores vodkas do mundo, eu já estava me acostumando com a ideia de ter que procurar, mas, meus queridos leitores, a surpresa: quanta cerveja boa, diversidade de rótulos e estilos de cerveja.

E, para minha surpresa, nessa mesma rua existem dois pubs com cerveja local e de excelente qualidade, e que infelizmente acabei perdendo essas fotos e um vídeo ótimo feito com o dono, que também é o mestre cervejeiro do estabelecimento.

Fomos a diversos mercados e tomei muita cerveja russa. Em uma dessas visitas ao mercado, não havia cerveja gelada à venda. Sem problemas, pensei; o tempo de checar o material e enviar para o Brasil é o que preciso para essas cervejas gelarem.

Cervejas em mercado Leopoldo Moraes/RECORD

Chegando ao hotel, tive a brilhante ideia de colocar as latinhas e garrafas na janela, do lado externo, pois estava fazendo -5°C, e em menos de 15 minutos lá estavam minhas cervejinhas geladas na temperatura ideal das lagers escolhidas.

Nas andanças pelas ruas de Kazan e batendo muito papo, fiquei sabendo inclusive que a cerveja, até 2011, não era considerada bebida alcoólica, sendo classificada como “alimento” ou produto comum por ter menos de 10% de álcool, e era vendida livremente; sempre se via adolescente consumindo a bebida.

Somente em 2013 o governo endureceu as leis e passou a considerá-la bebida alcoólica, proibindo a venda em bancas e próximo a escolas!

Hoje o país implementa medidas severas contra o alcoolismo, incluindo a proibição de vendas à noite e o aumento de imposto.

E é isso aí, galera, e essa foi minha incrível visita a esse país que com certeza deixou saudades. Até breve. Saúde!!!!

Palácio dos Agricultores, em Kazan Reprodução/Arquivo pessoal

Para saber tudo do mundo dos famosos, siga o canal de entretenimento do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Search Box
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.