Morre Mary Quant, estilista conhecida como criadora da minissaia
A artista de moda, que tinha 93 anos, era vista como a responsável por tornar a moda acessível ao grande público
Moda|Do R7
A estilista Mary Quant, conhecida como a criadora da minissaia, morreu nesta quinta-feira (13), em Surrey, no Reino Unido. A informação é do canal Sky News.
De acordo com o comunicado da família, a britânica "morreu pacificamente", na casa dela.
Mary foi uma das figuras mais influentes no cenário da moda na década de 60 e era vista como a responsável por ter tornado a moda acessível ao grande público. Os designs elegantes, aerodinâmicos e vibrantes são a grande marca de suas peças.
O museu de artes V&A diz que "não há evidências conclusivas" para afirmar que Mary Quant foi a primeira a desenhar a minissaia. Mesmo assim, é fato que a profissional popularizou a peça. Além disso, criou outro item importante: a calça de cintura alta.
"Ela abriu sua primeira loja Bazaar na Kings Road em 1955, e seu talento criativo rapidamente deu uma contribuição única à moda britânica", diz o texto da família.
Mary era filha de dois professores galeses, mas nasceu em Blackheath, em Londres, em 1930. Ela se formou em educação artística na década de 50, no Goldsmiths College, onde também conheceu seu marido, Alexander Plunket Greene, que mais tarde a ajudou a estabelecer sua marca.
Veja também: Símbolo de revolução e liberdade, minissaia volta a ser hit; veja famosas que apostam na peça: