Não jogue comida fora
Isso vale para qualquer tipo de alimento; todos podem incrementar uma receita um dia
Aprendiz de Cozinheira|Aline Sordili
Mas por que se preocupar com isso? Em um mundo com profundas mudanças climáticas, e que tornam nosso futuro tão incerto, viver em um país com pessoas que ainda passam fome ou vivem em vulnerabilidade alimentar é realmente para repensar seus processos dentro de casa. O IBGE divulgou em janeiro deste ano que 30% de tudo o que é produzido no Brasil vai para o lixo.
Quando compro alimentos frescos, como cebola, alho-poró, cenoura, salsinha, cebolinha, coentro, salsão etc., deixo tudo lavado e limpo dentro da geladeira (em breve, um post sobre como conservar bem os alimentos na geladeira para durarem mais). E guardo todos os talos. TODOS!
Mas o que fazer com esses talos? Eles servem para dar mais gosto e sabor a sopas (salsão, a parte verde do alho-poró, por exemplo), viram um gostoso e fresco pesto (talos de salsinha, cebolinha ou as folhas de salsão). As tampinhas de cenoura e de mandioquinha vão para uma sopa. As sementes de tomate podem ser batidas e peneiradas e incrementar um molho ou até mesmo a amada sopinha (sim, eu amo sopa e como até no verão). As cascas de batata podem ser temperadas e ir para o forno, ou air fryer, e virar chips.
Outra dica de uso para os talos é deixar batido com sal na geladeira e ir usando como tempero no dia a dia das refeições. Todo mundo faz shitake e shimeji com shoyu e manteiga. Por que não fazer com azeite e tempero de talos. Experimente e não vai se arrepender.
Comprou muita cebola e acha que elas vão estragar e perder o frescor? Rale a cebola no ralador grosso e separe em saquinhos com duas colheres de sopa cheias cada uma. Coloque no freezer. Assim você sempre vai ter cebola fresca para cozinhar e não vai perder o excesso que ficou das compras.
No caso da banana e da maçã, por exemplo, as respectivas cascas podem incrementar bolos caseiros. Veja a receita do bolo de banana aqui. Ele fica mais escuro, como se fosse feito com açúcar mascavo, mas também cresce mais e fica mais fofinho. E, se for o bolo de maçã, rale a fruta com casca para ficar mais nutritivo e colorido.
Ainda a banana: se está vendo a fruta ficar passada na fruteira, congele-a sem casca. Em um dia quente, bata com iogurte e vai ter um sorvete delicioso. Se tiver outras frutas, pode acrescentar também, como morango, frutas vermelhas, manga, pera, abacaxi. Caso contrário, só a banana batida já fica perfeita. Outra fruta que dá essa mesma textura de sorvete quando batida congelada com iogurte e outra fruta é o abacate. Congele-o e não o perca.
Escolhi este tema para estrear o blog porque realmente não gosto de desperdício e não jogo nada fora. Ainda assino uma cesta de alimentos orgânicos em que eu nunca sei o que vai chegar. Isso ajuda a estimular a criatividade na hora de cozinhar e evita que os alimentos se percam na cozinha.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.