Logo R7.com
RecordPlus
Aprendiz de cozinheira

São Paulo recebe semana de cozinha italiana com 20 chefs vindos da Itália

Evento celebra a candidatura da culinária italiana a Patrimônio Imaterial da UNESCO e reúne 20 restaurantes paulistanos em homenagem à Itália

Aprendiz de Cozinheira|Aline SordiliOpens in new window

  • Google News
Chefs reunidos para a 14ª Settimana della Cucina Regionale Italiana, lançada no Colégio Dante Alighieri Divulgação

Entre os dias 20 e 26 de outubro, a capital paulista se transforma em uma vitrine da autêntica gastronomia italiana com a 14ª edição da Settimana della Cucina Regionale Italiana.

Realizada pelo Consulado Geral da Itália em São Paulo, a semana promove encontros entre 20 chefs vindos da Itália e 20 restaurantes da cidade, cada um representando uma das regiões do país europeu.

Esta edição ganha contornos ainda mais especiais por coincidir com um momento histórico: a candidatura da “cucina italiana” a Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, cuja avaliação está prevista para dezembro deste ano.

O tema central escolhido, “La cucina italiana tra sostenibilità e diversità bioculturale” (A cozinha italiana entre sustentabilidade e diversidade biocultural), destaca a gastronomia como expressão de equilíbrio, tradição e inovação, além de ser um patrimônio vivo que atravessa gerações.


Durante toda a semana, os restaurantes participantes servem menus especiais inspirados nas 20 regiões italianas. As receitas são propostas pelos chefs convidados e executadas em parceria com os anfitriões brasileiros, garantindo a autenticidade dos sabores.

As opções, disponíveis no almoço e no jantar, trazem antepasto, primeiro prato, segundo prato e sobremesa.


Entre os destaques deste ano estão o Tortelli maremmani con ragù di carne e pecorino stagionato, representando a Toscana; o Ricciola alla puttanesca, típico da Campania; e o tradicional Cannolo siciliano, símbolo incontestável da doçaria da Sicília.

A programação conta com a presença de dois nomes de destaque mundial no cenário gastronômico e cultural italiano. Maddalena Fossati Dondero, diretora das revistas La Cucina Italiana e Condé Nast Traveller, também preside o comitê promotor da candidatura da cozinha italiana à UNESCO.


Já Pier Luigi Petrillo é diretor da Cátedra UNESCO sobre Patrimônio Cultural Imaterial da Universidade de Roma Unitelma Sapienza e autor de importantes dossiês aprovados pela instituição.

No dia 23 de outubro, no Istituto Italiano di Cultura di San Paolo. Também será inaugurada a mostra fotográfica “La Cucina Italiana”, composta por 20 painéis dedicados às tradições e produtos típicos das regiões italianas. A exposição fica aberta ao público até dezembro.

Curadoria e formação profissional

A seleção dos restaurantes participantes é conduzida por Gerardo Landulfo, delegado no Brasil da Accademia Italiana della Cucina, que atua na curadoria e garante a fidelidade das receitas à tradição regional de cada localidade representada.

A programação também inclui aulas práticas ministradas pelo chef Claudio Rocchi para estudantes da ETEC/ICIF, Universidade Anhembi Morumbi, Mackenzie e Senac, contribuindo para a formação de novos profissionais da cozinha.

Criada em 2012, a Settimana della Cucina Regionale Italiana é uma iniciativa pioneira de promoção cultural e gastronômica. Desde então, o evento tornou-se referência e inspirou a criação da Settimana della Cucina Italiana nel Mondo, promovida pelo governo italiano em diversos países ao redor do globo.

Serviço

Informações sobre restaurantes participantes em São Paulo: www.settimanacucinaitaliana.com

Redes sociais: @settimanacucinaitaliana

✅Para saber tudo do mundo dos famosos, siga o canal de entretenimento do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.