Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Viva a Vida
Publicidade

Saiba quais são os vilões da pele em dias frios e veja dicas para proteção

Dermatologistas explicam o que causa o ressecamento durante o período de inverno e o que fazer para hidratar a pele

Viva a Vida|Do R7

Especialistas dão dicas para manter a pele saudável nos dias de frio
Especialistas dão dicas para manter a pele saudável nos dias de frio Especialistas dão dicas para manter a pele saudável nos dias de frio

O inverno tem sido atípico e vem se alternando entre dias com temperaturas mais elevadas do que o normal para esta época do ano e dias mais frios, em que as máximas não passam dos 15 graus.

Com essas mudanças bruscas no termômetro, o corpo e, principalmente, a pele podem sentir o impacto e "sofrer" com o tempo seco — além do frio, as chuvas são escassas neste período.

"No inverno, particularmente com as mudanças bruscas de temperatura, nossa pele tende a um maior ressecamento e sensibilidade, devido ao aumento da temperatura da água no banho, assim como maior duração do mesmo", explica a dermatologista Adriana Vilarinho.

"As temperaturas mais baixas fazem com que tomemos mais banhos quentes, o que acaba por ressecar mais a pele, aumentando os casos de dermatites, como a dermatite atópica", complementa a dermatologista Thamiris Gorga Dias, professora do curso de medicina da Uniderp (Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal).

Publicidade

Segundo as especialistas, dicas simples e cuidados diários podem ajudar a minimizar os efeitos do frio. "Procurar não tomar banhos muito quentes; não usar sabonete no corpo todo, apenas áreas intimas e axilas; procurar usar sabonetes syndett (que provocam menos irritação na pele) com ação hidratante e óleos de banho; evitar uso de buchas; hidratar o corpo todo após cada banho", lista Thamiris.

"Banhos rápidos (de 3 a 5 minutos), com a temperatura da água adequada — deve ser morna, evitar calor excessivo. Uso de hidratantes pelo menos duas vezes ao dia, tanto faciais como corporais, além do aumento da ingestão hídrica", acrescenta Adriana.

Publicidade

As dermatologistas esclarecem que a melhor forma de evitar as dermatites mais comuns no inverno é manter a pele bem hidratada.

A pele precisa de hidratação no inverno
A pele precisa de hidratação no inverno A pele precisa de hidratação no inverno

"Sempre que a pele começar a coçar, hidrate bem o corpo todo e sempre procure um médico dermatologista para uma consulta e prescrição individualizada" afirma Thamiris, que ensina como evitar o ressecamento da pele.

Publicidade

"É indicado optar por creme em vez de loção. Creme com ureia costuma arder e não hidrata muito. Óleos de banho são uma ótima opção, aqueles próprios para neném mesmo. O ideal é fazer uso de bons hidratantes."

Outra dica importante, segundo Adriana, é comprar o sabonete certo e específico para cada tipo de pele. "Optar por aquele que tenha um pH mais compatível com a pele, tanto o facial quanto o corporal", finaliza a médica dermatologista.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.