Escalação de novelas passa a privilegiar necessidades e profissionalismo
Flavio Ricco|Do R7 e Flavio Ricco

A Globo fez reduções bem importantes no seu banco de elenco, o que já deve levar autores e diretores a pesquisar muito mais no momento de escalar as suas novelas ou séries.
Antes de tudo, diante deste novo quadro, procurar se cercar com o que a casa tem de melhor e à disposição para os diversos perfis de personagens e suas características. Mesmo reduzido, ainda são muitas as opções entre atores e atrizes contratados.
Quando não, buscar no mercado e firmar compromissos por obra.
O importante em todo o processo sempre será atender as suas reais necessidades da melhor forma possível. E deixar definitivamente de lado o que a teledramaturgia brasileira, por muito tempo, se acostumou fazer que é o de repetir e privilegiar os mesmos grupos de pessoas.
Para o trabalho de tal autor, até hoje fica fácil adivinhar aqueles que serão chamados. A amizade, proximidade e mesmo outros tipos de ligação contam mais do que as verdadeiras necessidades.
Passou da hora, em favor da justiça e do profissionalismo, de não ser mais assim.

Mesmo time
A nova temporada do quadro “Acredite em Quem Quiser”, dia 20, vai estrear no “Domingão com Huck” com o mesmo grupo de jurados.
Por aí se entenda, Lívia Andrade, padre Fábio de Melo e dona Déa Lúcia, além de alguns convidados especiais.
Sinuca de bico
O comportamento de Cássia Kis aqui fora e a interpretação de Jade Picon têm jogado contra “Travessia”, como se constata tanto nas redes sociais quanto na imprensa especializada.
E isso desde que a produção estreou.
Se não bastasse
Agora, não se pode jogar debaixo do tapete. Ou ignorar que o texto também não colabora. Está pesado, carregado demais.
Glória Perez é uma autora experiente e tem que rapidamente virar esse jogo. A novela já passou de um mês de exibição.
Resta aguardar
A série “Rensga Hits!”, produzida pela Glaz Entretenimento, apesar de todo o sucesso na Globoplay, anda com seu futuro indefinido. Há textos sendo preparados para mais uma ou duas temporadas.
Porém, nos bastidores, a coisa não anda muito sólida e já se fala em desmanche do elenco.
Nova estrutura
Na Band ainda não saiu comunicado nenhum, mas algumas mudanças já foram decididas na sua alta direção.
Rodolfo Schneider, alguém muito dedicado e que vem realizando um trabalho dos melhores, continuará com o Jornalismo, Esporte e Entretenimento sob suas asas.

Porém...
Assim como Denis Gavazzi é o fiel escudeiro do Schneider no esporte, Homero Salles é quem irá tocar o trabalho do Entretenimento. Todo, segundo se informa, menos o “Faustão na Band”.
Ficará também sob o guarda-chuva do Homero, parte da Comunicação.
Mundo mudou
Não sei se na frente a Globo voltará a repetir o que sempre fez, ou o trabalho que apresentou nos campeonatos mundiais até o último, em 2018, na Rússia.
Agora, no Catar, está tudo desenhado de forma bem diferente.
Outro esquema
Desta vez, pelo menos o pessoal do SporTV, não terá um estúdio no Catar. Os cinegrafistas escalados irão acompanhar as equipes de reportagem.
Não será possível a entrada de narradores e comentaristas na programação. Talvez apenas gravações nas vésperas dos jogos mais importantes. Tudo muito enxuto.
A caminho
As produções de séries e filmes nacionais, mesmo antes da pandemia, já colocavam o Uruguai como ponto ideal para suas gravações. E, ao que parece, isso não vai mudar tão cedo.
Uma vez mais, o elenco da série “Impuros”, do Star+, vai gravar lá. Agora, a quinta temporada.
Alteração
Conforme informado neste espaço, a Record vai interromper a exibição de “Reis” no período de férias. Já tem uma chamada no ar, inclusive, destacando a volta da novela “Jesus”, protagonizada por Dudu Azevedo, para esse horário da série.
A mudança deverá acontecer a partir de 1º de dezembro. Só que isso é uma coisa...

A outra...
É que todo pessoal de “Reis” continua envolvido nos preparativos das temporadas seguintes. Já se pode anunciar, por exemplo, a entrada de Sâmia Abreu no elenco, para viver a personagem Eglá, na sexta e sétima temporadas.
Felipe Miguel também fará parte dessas novas edições, interpretando Sisa.
Ponto de interrogação
Parece que a nova febre é incluir influenciadores digitais em programas e até transmissões esportivas. Tudo bem, sorte deles.
Agora, as TVs responsáveis precisam saber exatamente o que querem: curtidas ou audiência? Está aí a Jade Picon que não deixa mentir.
Bate – Rebate
• Nesta segunda, no “Roda Viva” da TV Cultura, a presença de Wellington Dias, coordenador de orçamento da equipe de transição do presidente eleito, Lula.
• Prime Vídeo está confirmando para 16 de dezembro o lançamento de “Filho da Mãe”, contando a história de Paulo Gustavo.
• TV Gazeta já começou a gravação das suas mensagens de final de ano.
• Bárbara Coelho, no Catar, além do “Esporte Espetacular” da Globo, fará trabalhos para o SporTV.
• As lutas do KSW serão exibidas no canal Combate a partir de dezembro.
• No sábado, a Cultura já exibiu um especial da Gal Costa e, na noite desta segunda, irá ao ar mais um...
• ... Desta vez, o “Ensaio”, exibido em 1995, produzido e apresentado pelo craque Fernando Faro.
• Na TV Jovem Pan, na prática, ainda não existe nada sobre a volta do “Direto ao Ponto”, programa que era apresentado pelo Augusto Nunes...
• ... Pelo menos nesta segunda-feira, certeza, não irá ao ar.
• Na Band, Kalinka Schutel vai tocar o “Esporte Total”, até a volta de Fernando Fernandes, escalado para a Copa.