Menina picada por escorpião não resiste e parte após 26 dia
A menina Valentina de 11 anos não resistiu e partiu dias depois de picada de escorpião.
Bebê Mamãe|Do R7

A menina Valentina Nobre de Lima de 11 anos não resistiu e partiu 26 dias após de ter sido picada por um escorpião. A garota estava internada na UTI do Hospital Santa Lúcia, em Brasília. Valentina havia sido picada três vezes por um escorpião da espécie amarela, o mais venenoso do país.
A menina foi picada no dia 11 de junho em sua casa no Distrito Federal quando colocou o tênis para ir para a escola. O escorpião estava dentro do tênis. Por causa da dor da primeira picada, Valentina teve dificuldade de retirar o tênis e por isso acabou sendo picada outras vezes.
Ela estava internada na UTI desde o dia 12 de junho, Valentina também estava entubada e em coma induzido. Seu estado de saúde era muito delicado.
Família da menina Valentina fala da demora no atendimento
A família acredita que a demora para o atendimento da menina Valentina contribuiu para a piora do seu quadro. A família relata que levou a criança primeiramente para o 6º Grupamento de Bombeiro Militar, no Núcleo Bandeirante, em Brasília, mas não conseguiu atendimento no lugar.
Depois disso, Valentina foi levada até o Hospital Regional do Guará no qual ela recebeu o soro antiescorpiônico. Neste hospital, os médicos disseram que Valentina precisava de uma UTI, mas não tinham leitos disponíveis lá.
A família então levou a menina para o Hospital Santa Lúcia, em Brasília, que é particular, mas não havia ambulância pública disponível para fazer a transferência. Este transporte demorou mais de oito horas para acontecer.
Ainda segundo a família, durante o período de oito horas que demorou para a menina ser encaminhada para a UTI seu rosto começou a entortar, bem como suas mãos. Valentina também teria vomitado muito. A família ainda relatou que Valentina chegou a ser colocada em uma ambulância, porém foi tirada de lá a pedido de um médico que queria dar prioridade a outra criança.
A Secretaria de Saúde emitiu uma nota sobre o caso da menina Valentina. A secretaria disse: “A paciente V.N.L. recebeu atendimento imediato no Hospital Regional do Guará (HRGu), onde foram adotadas as medidas assistenciais indicadas para estabilização do quadro clínico. Durante todo o período em que permaneceu na unidade, a paciente foi acompanhada continuamente pela equipe, conforme os protocolos assistenciais e de regulação vigentes”.
A secretaria continua: “A paciente foi inserida no sistema de regulação para transferência a uma unidade com leito especializado. A disponibilização de vagas de UTI segue critérios técnicos de regulação, que consideram a gravidade e a prioridade clínica de cada paciente. Enquanto aguardava a transferência, a paciente permaneceu sob acompanhamento contínuo da equipe assistencial”.
Escola na qual a menina Valentina estudava se pronuncia
A Escola Classe 03 do Núcleo Bandeirante na qual a menina Valentina estudava se pronunciou diante da partida dela. A escola escreveu uma nota de pesar sobre a partida da criança. “Nota de pesar. É com profunda tristeza que a comunidade escolar da Escola Classe 03 Núcleo Bandeirante comunica o falecimento da nossa queria estudante: Valentina Nobre de Lima do 5º ano”.
A escola continua: “Valentina permanecerá em nossa memória por seu sorriso doce, sua alegria e pela luz que trouxe aos colegas, professoras e a todos que tiveram o privilégio de conviver com ela”.
A escola concluiu dizendo: “Neste momento de imensa dor, expressamos nossa solidariedade e os mais sinceros sentimentos aos seus familiares, amigos e a todos que sofrem com a sua partida. Que encontrem força, confronto e paz para atravessar este momento tão difícil. A saudade será eterna, mas o carinho e as lembranças permanecerão para sempre em nossos corações. Escola Classe 03 do Núcleo Bandeirante”.

















