Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Veja os 10 blocos imperdíveis do Carnaval de rua do Rio

Cordão da Bola Preta, Banda de Ipanema e Carmelitas encabeçam a lista

Carnaval 2013|Do R7, no Rio

Com 95 anos de vida, o Cordão do Bola Preta ainda tem muito fôlego para arrastar multidões pelas ruas do centro do Rio
Com 95 anos de vida, o Cordão do Bola Preta ainda tem muito fôlego para arrastar multidões pelas ruas do centro do Rio Com 95 anos de vida, o Cordão do Bola Preta ainda tem muito fôlego para arrastar multidões pelas ruas do centro do Rio

Os foliões que pulam Carnaval nas ruas do Rio se perdem no número de blocos da cidade. Ao som das tradicionais marchinhas, sambas-enredos, axé, sertanejo e até rock, os blocos devem arrastar mais de 6 milhões pelos bairros da capital fluminense.

Na festa deste ano, cariocas e turistas têm 496 opções para se jogar entre confetes e serpentinas. O R7 selecionou os dez blocos considerados imperdíveis pelos foliões.

1. Cordão da Bola Preta

Com 95 anos de vida, o Cordão da Bola Preta prova que ainda tem muito fôlego para arrastar milhares de foliões pelas ruas do centro do Rio. “Quem não chora não mama” encabeça a lista de marchinhas que embalam o desfile do tradicional bloco. A atriz Leandra Leal e cantora Maria Rita são as musas do Bola Preta.

Publicidade

Dia: 9 de fevereiro (sábado)

Bairro: centro, na avenida Rio Branco

Publicidade

Horário: 09h

2. Carmelitas

Publicidade

O bloco foi batizado de Carmelitas porque os foliões se concentravam em frente ao convento de freiras de mesmo nome em Santa Teresa. Mas reza a lenda que uma carmelita não resistiu à festa e, numa sexta-feira de Carnaval, pulou o muro para cair na folia. Ela teria usado um véu para não ser reconhecida.

Dia: 8 de fevereiro (sexta-feira)

Bairro: Santa teresa

Horário: 13h

Data: 12 de fevereiro (terça-feira)

Bairro: Santa teresa

horário: 08h

3. Banda de Ipanema

Criada em 1964 pela turma do jornal “O Pasquim”, a Banda de Ipanema teve que enfrentar a mão pesada da Ditadura Militar (1964-1985). Hoje, o bloco, que tem como musa a travesti Isabelita dos Patins, costuma atrair o público gay.

Dia: 09 de fevereiro (sábado)

Bairro: Ipanema

Horário: 16h

4. Simpatia é Quase Amor

O bloco, que tem samba próprio, arrasta uma multidão pelas ruas de Ipanema desde 1985. O Simpatia é Quase Amor adotou as cores amarelo e lilás em homenagem a um remédio usado para combater ressaca.

Dia: 10 de fevereiro (domingo)

Bairro: Ipanema

Horário: 16h

5. Cordão do Boitatá

Em 1996, os integrantes do grupo musical Cordão do Boitatá se reuniu para pular Carnaval na Praça 15, no centro. Desde então, o bloco ganhou cada vez mais foliões.

Dia: 10 de fevereiro

Bairro: centro

Horário: 8h

6. Céu na Terra

O Céu na Terra arrasta os foliões pelos trilhos do bondinho desde 2001. Os bonecos no estilo do Carnaval de Olinda são a marca do bloco, que deu origem à Orquestra Popular Céu na Terra.

Dia: 9 de fevereiro (sábado)

Bairro: Santa Teresa

Horário: 8h

7. Quizomba

Com sede no Circo Voador, na Lapa, o Quizomba é um grupo de música que comanda a festa no alto de um trio elétrico.

Dia: 16 de fevereiro (sábado das campeãs)

Bairro: Lapa

Horário: 9h

8. Bloco da Preta

Os clássicos do axé também ganham um toque carioquês no Bloco da Preta. Em cima do trio elétrico, a cantora Preta Gil anima os foliões ao lado da atriz Carolina Dieckmann, madrinha do bloco.

Dia: 9 de fevereiro (sábado)

Bairro: centro

Horário: 13h

9. Volta, Alice

A ideia do bloco surgiu de uma conversa entre amigos na praia da Macumba. Na imaginação dos foliões, Mário e Alice tiveram uma discussão e garota resolveu “dar um pé na bunda” do namorado. Apesar ter nascido na zona oeste, o bloco desfila na rua Alice, em Laranjeiras, zona sul.

Dia: 11 de fevereiro (segunda-feira)

Bairro: Laranjeiras

Horário: 9h

10. Monobloco

Criado em 2000 pela banda Pedro Luís e a Parede, o grupo de percussão Monobloco deu origem ao bloco carnavalesco. O desfile dos percussionistas encerra o Carnaval do Rio.

Dia: 17 de fevereiro (domingo após o Carnaval)

Bairro: centro

Horário: 9h

Leia também

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.