Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Entretenimento – Música, famosos, TV, cinema, séries e mais
Publicidade

Carnaval: Axé Orquestrado abre Circuito Sérgio Bezerra nesta quarta-feira (11)

Espetáculo com 80 músicos de quatro orquestras populares abre desfiles na Barra

Carnaval 2015|Do R7

Axé Orquestrado vai reunir no palco montado em frente ao Farol 80 músicos das quatro principais orquestras populares da cidade
Axé Orquestrado vai reunir no palco montado em frente ao Farol 80 músicos das quatro principais orquestras populares da cidade Axé Orquestrado vai reunir no palco montado em frente ao Farol 80 músicos das quatro principais orquestras populares da cidade

Na abertura do Circuito Sérgio Bezerra - Barra - no fim da tarde desta quarta-feira (11), o público vai poder conferir os grandes sucessos da Axé Music, ritmo que completa 30 anos em 2015 e que é o tema do Carnaval de Salvador, de uma forma diferente . É o Axé Orquestrado, que vai reunir no palco montado em frente ao Farol 80 músicos das quatro principais orquestras populares da cidade, comandadas pelos maestros Fred Dantas, Zeca Freitas, Paulo Primo e Sérgio Benutti. 

No repertório, canções que marcaram o ritmo que contagiou o Brasil e o mundo, como Prefixo de Verão, que abrirá o show, além de Berimbau, Raiz de Todo Bem, O Negrume da Noite e Baianidade Nagô, dentre outras. A apresentação será feita em revezamento e, ao final, todos os músicos executarão juntos três canções, incluindo oito vocalistas.

O maestro Fred Dantas, idealizador do projeto, afirmou que a intenção é de obter, além do resultado imediato da reação do público, um resultado também cultural. 

- Vai desde o interesse das crianças sobre a leitura das partituras até a iniciativa louvável da Prefeitura em dar mais visibilidade às orquestras populares no Carnaval, como uma valorização de um patrimônio desta cidade. Afinal de contas, as orquestras na folia surgiram muito antes dos cantores e artistas baianos que conhecemos hoje.

Publicidade

O maestro também revela uma curiosidade sobre o ritmo balzaquiano. Ele explicou que quando a Axé Music foi surgindo, grandes músicos de orquestras, com formação inclusive na Universidade Federal da Bahia, foram chamados para compor as bandas. 

- O músico Cesário Leone, por exemplo, até hoje trabalha com Daniela Mercury como diretor musical. Até pouco tempo, o criador da Orkestra Rumpilezz, Letieres Leite, era o arranjador das canções de Ivete Sangalo. Com o tempo, os arranjos foram ficando cada vez mais refinados. As canções Rapunzel e Ilê Pérola Negra, por exemplo, possuem arranjos bastante sofisticados, difíceis até.

Após a apresentação do Axé Orquestrado, 28 bandas desfilarão pelas ruas da Barra, a partir das 19h. Durante o evento, milhares de foliões vão acompanhar os grupos de sopro e percussão no Circuito Sérgio Bezerra, que vai do Farol até o Morro do Cristo. Dentre as atrações estão o Habeas Copus, Xupisco, Bloquinho, Alvará de Soltura, Come Lixo e 100 Comentários.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.