Cerca de 450 mil preservativos serão distribuídos aos foliões no Carnaval de BH
Secretaria Municipal de Saúde vai entregar ainda 220 mil panfletos educativos
Carnaval 2015|Do R7
Cerca de 450 mil preservativos serão distribuídos em Belo Horizonte durante o Carnaval, além de 220 mil panfletos educativos que alertam os foliões sobre a importância do uso da camisinha. A ação é iniciativa da coordenação de Saúde Sexual e Atenção às DST/AIDS e Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde.
O órgão ainda se apoiou em pesquisas recentes para intensificar a abordagem a um público específico: de acordo com os levantamentos, cada vez mais homens que têm relações homossexuais estão sendo infectados pelo vírus HIV. Moradores da América Latina com idades entre 15 e 24 anos são mais vulneráveis. Desde 2003, a capital mineira conta com o programa "BH de mãos dadas contra a AIDS", que utiliza palestras, oficinas e distribuição de preservativos para combater a doença.
Bloco do Pirulito alerta para prevenção contra DSTs em desfile no centro de BH
Atualmente, 9.000 pessoas em Belo Horizonte lutam contra o vírus HIV. Em 2014, foram 364 novos casos. O tratamento e integralmente fornecido pelo SUS e quanto antes iniciado, menor a possibilidade de adoecimento e de transmissão da infecção para outras pessoas.
Agenda
Até o Carnaval, haverá um incremento no abastecimento da distribuição gratuita de preservativos para os Centros de Saúde. As Gerências Regionais de toda a rede municipal de atenção básica e rede complementar da rede SUS-BH também se mobilizam na distribuição de folders de prevenção.