Com Rosa Magalhães, São Clemente se supera em homenagem a Fernando Pamplona
Escola abriu a segunda noite de desfiles do Grupo Especial carioca
Carnaval 2015|Thiago Calil, do R7
Primeira escola a desfilar na noite de segunda-feira (16), a São Clemente fez uma homenagem ao carnavalesco Fernando Pamplona, um dos gênios que fizeram história na Sapucaí. O enredo é assinado por outra grande campeã da folia do Rio de Janeiro, Rosa Magalhães, que faz sua estreia na Preto e Amarelo.
Falar de Fernando Pamplona também é homenagear o Carnaval brasileiro, sobretudo o carioca. Mas Rosa Magalhães também reverenciou o folclore acreano. “A Incrível História do Homem que só tinha Medo da Matinta Perera, da Tocandira e da Onça pé de Boi” mostrou as lendas que assustavam o carnavalesco quando ele ainda era criança.
A São Clemente foi a primeira escola a não usar elementos cenográfico na comissão de frente. No abre-alas, tudo o quer dava medo na criança. Uma escultura gigantesca de uma velha bruxa — a matinta perera — foi construída nos mínimos detalhes. A peça, no entanto, atravessou a avenida com um dedo da mão diretia quebrada, o que pode prejudicar a agremiação.
R7 TV mostra o melhor do Carnaval. Assista
O desfile falou sobre o começo do envolvimento de Pamplona com o Carnaval, o trabalho no teatro municipal do Rio de Janeiro e os enredos campeões do carnavalesco no Salgueiro. Até os garis que limpam a avenida foram homenageados. A última alegoria representou Fernando Pamplona entrando para a eternidade.
Uma das mais irreverentes escolas do Grupo Especial carioca se consagra como uma agremiação madura e experiente, com a grife de Rosa Magalhães e disposta a brigar pelas primeiras posições do Carnaval.