Salvamar alerta foliões para curtirem banho de mar seguro no Carnaval
Banhistas devem evitar entrar na água após as refeições e ingerir bebidas alcoólicas
Carnaval 2015|Do R7

Desde o início do Carnaval, 34 ocorrências envolvendo banhistas já foram registradas. Dessas, 13 aconteceram no Circuito Dodô, Barra/Ondina e 21 entre o trecho que compreende as praias de Jardim de Alah e Aleluia. Os dados foram confirmados pelo Salvamar (Serviçode Salvamento Marítimo de Salvador).
De acordo com o órgão, os banhistas devem ficar alerta para os cuidados que não podem ser esquecidos ao entrar na água, já que o banho de mar é considerado um atrativo a mais durante a festa momesca.
A Salvamar atua no Carnaval com 262 profissionais distribuídos em 58 postos de trabalho espalhados pela orla da cidade, sete deles estão no circuito Barra/Ondina. O órgão conta também com dois volantes em atuação 24 horas e um jet ski. Apesar da estrutura, o coordenador de salvamento marítimo do órgão, João Luiz diz que o mais importante é que o próprio banhista adote cuidados essenciais de segurança.
— Sempre que possível, preferir locais assistidos por salva-vidas, respeitar as bandeiras de sinalização, não confiar demais em suas habilidades, procurar não ultrapassar profundidades superiores à cintura e evite tomar banho em locais com correntes.
O coordenador afirmou também que após as refeições, os banhistas devem aguardar no mínimo duas horas antes de entrar na água.
— É essencial evitar bebidas alcoólicas antes do mergulho. Após a refeição, o sangue se concentra no estômago para auxiliar na digestão. O cérebro fica pouco vascularizado e, em situações de esforço como a natação, está sujeito a um acidente vascular cerebral. A ingestão de álcool também diminui os reflexos.