Pérola Negra e Barroca sobem para Grupo Especial do Carnaval de SP
Escola da Vila Madalena foi campeã com o enredo “Da majestosa África, tu és negra mulher guerreira a verdadeira Pérola Negra”
Carnaval 2019|Kaique Dalapola, do R7

A Pérola Negra foi campeã do Grupo de Acesso 1 neste ano e assegurou sua volta à elite do Carnaval de São Paulo em 2020. A segunda colocada, que também retorna ao Grupo Especial, foi a Barroca Zona Sul.
A escola da Vila Madalena levou para o sambódromo do Anhembi o enredo “Da majestosa África, tu és negra mulher guerreira a verdadeira Pérola Negra”. A Pérola desfilou na noite de domingo (3).
A última vez que a escola de 45 anos de história disputou o grupo especial foi em 2016. Nos dois últimos anos ficou na quinta e sexta colocação do Grupo de Acesso, até conquistar o quinto título da divisão.
Já a Barroca Zona Sul volta para o Grupo Especial do Carnaval de São Paulo depois de 14 anos. A escola foi vice-campeã após levar para a avenida o enredo “Okê Arô”, com referências religiosas.
No ano passado, a escola do Jabaquara bateu na trave, e ficou na terceira colocação do Grupo de Acesso. Neste ano, não escapou. Na leitura do último quesito, a escola assumiu a segunda colocação e assegurou a presença na elite do Carnaval paulistano de 2020.
A Unidos do Peruche foi rebaixada para o Grupo de Acesso 2. Veja, abaixo, a classificação final:
Pérola Negra - 269.5
Barroca Zona Sul - 269.3
Nenê de Vila Matilde - 269.1
Independente Tricolor - 268.9
Mocidade Unida da Mooca - 268.6
Camisa Verde e Branco - 268.6
Leandro de Itaquera - 268.2
Unidos do Peruche - 268