Um ano após troca de empurrões, ex-musas da Gaviões brilham no RJ
Tati Minerato e Renatta Teruel se desentenderam no Carnaval do ano passado, mas superaram o problema e estão de volta à folia em 2019
São Paulo|Camila Juliotti, do R7
Há um ano, Tati Minerato e Renatta Teruel eram afastadas da Gaviões da Fiel após trocarem empurrões durante um ensaio da agremiação paulistana. As duas foram "punidas" pela escola alvinegra e ficaram de fora do Carnaval de São Paulo em 2018. De lá pra cá, muita coisa mudou na vida de Tati e Renata e elas até conseguiram colher bons frutos do polêmico episódio que preferem esquecer.
Tati, por exemplo, vai estrear na Sapucaí na folia deste ano. Ela foi convidada para ser musa da Unidos de Vila Isabel e vai desfilar à frente do carro abre-alas da escola. A modelo e ex-rainha da Gaviões revela que não esperava o convite.
— Fiquei muito feliz e surpresa, foi algo muito especial, que me encheu de alegria. Eu até tinha recebido um convite para desfilar em São Paulo, mas não estava nos planos [desfilar], eu estava vendo de curtir o Carnaval fora da cidade... mas não tinha como falar não para a Vila: ser musa, sair na frente do abre-alas — praticamente abrindo a escola — e desfilar pela primeira vez na Sapucaí.
A musa da Vila Isabel já participou do primeiro desfile de rua agremiação e sentiu de perto o carinho da comunidade, que, segundo ela, a acolheu muito bem. Assim como na Gaviões, Tati vai desfilar com Sabrina Sato, que é rainha da escola carioca. Para a modelo, a feliz coincidência a deixou mais à vontade.
— Estou me sentindo em casa praticamente. Acabei de chegar, mas já to sentando no sofá [risos]. Eu gosto muito da Sabrina, sempre tive um carinho por ela, foram muitos anos desfilando juntas. Quando ela soube, me mandou mensagem, ficou muito feliz por eu estar junto, somando com a escola. Não vamos desfilar tão próximas, porque não venho à frente da bateria, mas "tamo junto" defendendo o mesmo pavilhão.
Pelo segundo ano consecutivo, Renatta vai brilhar no Carnaval do Rio de Janeiro. Em 2018, ela foi coroada musa da Unidos de Padre Miguel e repete a dose no desfile de 2019. A apresentadora conta que já criou uma identificação grande com a comunidade e já se sente parte da escola, mesmo com tão pouco tempo.
A musa da Unidos de Padre Miguel promete surpreender com uma fantasia totalmente original. A roupa representa uma passagem da vida do escritor Dias Gomes, que será homenageado pela escola.
— Venho representando algo que ele gostava muito e fez parte da vida dele. É bem inovador, diferente de tudo que já usei nesses 20 anos de Carnaval. Estou muito empolgada, muito feliz.
Relação com a Gaviões da Fiel
O amor, carinho e respeito de Tati e Renatta pela escola alvinegra não mudaram mesmo após o afastamento. Nenhuma das duas, porém, têm propostas oficiais para voltar aos respectivos cargos. Tati, que nunca mais voltou à quadra da Fiel desde então, lamenta a decisão da diretoria da escola.
— Eu fico triste, é uma escola que desfilava desde criança, tenho um grande amor pela Gaviões, mantenho contato com algumas pessoas, foram muitos anos, tenho muitos amigos ainda lá. Mas acho que tudo na vida são fases, ciclos e esse se fechou, infelizmente, de uma forma não tão legal.
Leia também
Renatta, por sua vez, frequenta alguns ensaios e eventos para acompanhar o marido, que é da harmonia da agremiação. "Acompanho a escola, continuo sócia, continuo Gaviões", reforça. A modelo relembra o episódio e diz que leva o que aconteceu como lição para a vida.
— Jamais ia querer esse de tipo exposição para minha escola, e principalmente para minha vida pessoal. Ficar conhecida por um episódio tão triste... mas a gente não volta no tempo, eu aceito tudo o que aconteceu. Não tenho nenhuma mágoa, apenas um carinho e respeito muito grande.
A volta por cima
Tati e Renatta concordam no sentido de que hoje, de cabeça fria, não repetiriam a atitude que tiveram no Sambódromo. Para as duas, o que ocorreu foi uma coisa de momento, no impulso. No fim das contas, tanto Tati como Renatta conseguiram tirar algo positivo da situação.
"De tudo a gente tira uma lição. O ano de 2018 foi realmente muito intenso do começo ao fim e tem males que vêm pro bem. Uma porta se fechou, mas muitas outras se abriram. Ganhei o Power Couple, vou desfilar na Vila... não tenho do que reclamar, nem ficar me lamentando, somente gratidão", afirma Tati.
Renatta diz que, como uma boa brasileira, "fez do limão uma limonada". "Tem uma parte boa, claro! Fui pro Rio de Janeiro, conheci muita gente bacana, isso me deu uma projeção maior no programa que apresento na TV local de Alphaville há cinco anos, fui convidada para participar de dois realities shows, virei garota propaganda de uma marca de perfumes... tem acontecido coisas", celebra a apresentadora.