Metrô do Rio vai funcionar 24 horas por dia durante o Carnaval
Novo esquema prevê acessos fechados e estruturas externas para atender foliões. Também haverá esquema de segurança para crianças nos blocos
Carnaval 2020|Igor Rodrigues, do R7*
O metrô do Rio de Janeiro terá um esquema especial durante os cinco dias de Carnaval, com funcionamento 24 horas por dia. Os trens começam a circular a partir das 5h desta sexta-feira (21) e param apenas às 23h59 de terça-feira (25).
As composições da Linha 2 farão o trajeto direto entre as estações Pavuna e General Osório, sem precisar fazer a baldeação na Estácio.
Para agilizar a viagem, o MetrôRio recomenda que os foliões comprem os cartões de embarque e desembarque com antecedência ou façam a recarga no cartão Giro para evitar filas.
Veja mais: Metrô do Rio vai funcionar 24 horas por dia durante o Carnaval
Algumas estações terão funcionamento especial. Catete e Presidente Vargas fecharão à meia-noite de sexta-feira (21) e só reabrirão às 5h da quarta-feira (26). Na estação Cinelândia, o acesso Passeio (acesso D) ficará aberto apenas para desembarque, e o acesso Presidente Wilson (acesso E), apenas para embarque, das 6h às 20h entre o sábado (22) e a terça-feira (25), ambos exclusivamente para passageiros com cartões pré-adquiridos. Para quem não tiver cartões, a opção é embarcar nas estações mais próximas: Carioca e Glória, que contarão com bilheterias na área externa.
Na estação Nossa Senhora da Paz, não haverá venda de cartões das 18h de sábado (22) até terça-feira (25), mas os clientes poderão comprar o bilhete na estação General Osório, que contará com bilheterias e estrutura especial na área externa. Após as 18h, apenas o acesso Joana Angélica ficará aberto.
Somente as estações General Osório, Carioca, Central, Praça Onze e Cidade Nova contarão com bilheterias funcionando 24h. Como alternativa na madrugada, os foliões podem usar as máquinas de autoatendimento (que aceitam pagamento em dinheiro, cartão de débito ou cartão de crédito), com valor mínimo de recarga de R$ 8,00.
Como segurança, algumas escadas rolantes permanecerão desligadas para evitar acidentes com fantasias e adereços. Também não será permitido o embarque com bicicletas, pranchas de surfe, grandes volumes e sacos de gelo durante a operação.
Leia também
Para quem necessita do metrô na superfície as linhas Botafogo-Gávea e Antero de Quental-Gávea funcionarão das 5h à meia-noite, mantendo seus itinerários.
Pulseiras de identificação serão disponibilizadas para crianças e adolescentes nas estações próximas a blocos infantis que vão desfilar na cidade. A iniciativa tem como objetivo facilitar a localização de pais em caso de perda das crianças nos eventos e acontecerá no domingo (23) nos blocos Fanfinha e Banda do Lidinho, que desfilam em Botafogo e Copacabana; e na segunda-feira (24), nos blocos Largo do Machadinho, Mas não Largo do Suquinho e Bandinha de Ipanema, no Catete e em Ipanema.
*Estagiário do R7, sob supervisão de Patrícia Junqueira