Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Sambistas recebem carteira de identidade com nome social

Governo do Rio, em parceria com o Detran, emitiu documentos com nomes artísticos de personalidades do samba, como Neguinho da Beija Flor

Carnaval 2020|Igor Rodrigues, do R7*

Sambistas estiveram no Palácio das Laranjeiras para homenagem
Sambistas estiveram no Palácio das Laranjeiras para homenagem Sambistas estiveram no Palácio das Laranjeiras para homenagem

O Governo do Rio homenageou nesta quarta-feira (19) nove personalidades do samba com a entrega de carteiras de identidade com seus nomes sociais.

O documento inclui os nomes artísticos dos sambistas, além do nome de nascimento. A ação, segundo nota oficial do governo, é um reconhecimento à importância dessas personalidades para a cultura carioca. 

Entre os homenageados estão Noca da Portela, Tia Surica, Neguinho da Beija Flor, Selminha Sorriso, Bira da Mangueira, Índio da Mangueira, Ronaldo Mestre Cartola Fillho, Roberta Mestre Cartola Neta e Jô Calça Larga.

Veja mais: Metrô do Rio vai funcionar 24 horas por dia durante o Carnaval

Publicidade

Na cerimônia, o Governador Wilson Witzel também anunciou a criação de um projeto de música popular brasileira nas escolas. “Queremos voltar a ter nas escolas o ensino da música, especialmente o samba”, disse o governador.

Antonio Carlos dos Santos, presidente do Detran Rio, destacou ainda que a iniciativa reforça o samba como um dos principais bens imateriais do estado.

Publicidade

“Considero este evento importante e fundamental para a cultura do estado", disse.

Noca da Portela agradeceu a homenagem. “Em nome dos sambistas agradeço esta homenagem, afinal de contas aqui está um pouco da história do samba. Estamos recebendo flores em vida", disse, lembrando a composição de Nelson Cavaquinho.

Publicidade

Selminha Sorriso, porta bandeira da Beija Flor, também comemorou a iniciativa: “Estamos aqui representando todos os sambistas, não somente nós, pessoas físicas. Este é um momento de respeito ao sambista. Viva o samba”.

Marília Trindade Barbosa, que é escritora e pesquisadora, também ganhou uma homenagem especial. Recebeu o título de cidadã fluminense pelos serviços prestados à cultura brasileira.

De acordo com o Detran, qualquer pessoa pode incluir o nome social ou apelido pelo qual é conhecido na identidade. Para solicitar o documento, é preciso pedir a segunda via da identificação civil com a inclusão do nome social.

*Estagiário do R7, sob supervisão de Patrícia Junqueira

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.