Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Mocidade Alegre é a campeã do Carnaval 2023 de São Paulo

A disputa foi acirrada e o resultado só foi definido no último quesito, Fantasia; apuração aconteceu na tarde desta terça (21)

Carnaval2023|Do R7, com Agência Estado

Mocidade Alegre é a campeã do Carnaval 2023 de São Paulo
Mocidade Alegre é a campeã do Carnaval 2023 de São Paulo Mocidade Alegre é a campeã do Carnaval 2023 de São Paulo

A Mocidade Alegre é a campeã do Carnaval 2023 de São Paulo. A escola venceu pela 11ª vez e quebrou um jejum de nove anos sem levantar o troféu — o último título foi em 2014. A disputa foi acirrada e o resultado só foi definido depois da nota do último jurado do último quesito, Fantasia.

No total, a Mocidade somou 270 pontos. Mancha Verde, Império de Casa Verde e Acadêmicos do Tatuapé, segunda, terceira e quarta colocadas, respectivamente, ficaram com 269,9 pontos. A Dragões da Real, que ficou em quinto lugar, somou 269,8 pontos.

A apuração dos desfiles das escolas de samba do Grupo Especial do Carnaval 2023 de São Paulo aconteceu no Sambódromo do Anhembi, na tarde desta terça-feira (21). Presidentes e diretores das 14 agremiações estavam presentes.

Relembre o desfile

Quinta a desfilar pela passarela, a Mocidade Alegre levou para o sambódromo a trajetória do moçambicano Yasuke, o primeiro samurai negro da história do Japão. O nome do guerreiro foi apresentado ao público no começo do espetáculo. Cada letra foi escrita em taikos, tambores orientais, que eram girados em 180° que, após o movimento, revelavam a palavra "morada", apelido da escola.

Publicidade

As representações das gueixas e dos samurais japoneses indicaram o capricho e o cuidado da Mocidade com a fantasia. Nos carros-alegóricos, um guerreiro sendo banhado por uma queda d’água e o dragão abraçado a uma espada girando sobre a alegoria também impressionaram o público.

Mocidade Alegre foi a quinta escola a desfilar na segunda noite de Carnaval
Mocidade Alegre foi a quinta escola a desfilar na segunda noite de Carnaval Mocidade Alegre foi a quinta escola a desfilar na segunda noite de Carnaval

O último carro alegórico, com um menino negro segurando um origami e um livro, trouxe a mensagem que todas as crianças, assim como Yasuke, podem ser quem elas desejam. E foi esse sentimento que atingiu Tiago Modesto, de 13 anos, que teve o rosto gravado em uma das fantasias usadas pela Mocidade no desfile.

Publicidade

Ao lado de sua mãe, Andrea Modesto, coordenadora da ala das crianças da agremiação, ele contou à reportagem que é gratificante - e também "maneiro" - ter o rosto em uma fantasia. "Ainda mais quando se fala da história de um samurai", diz o garoto, que desfila pela Mocidade desde os 6 anos. "O (desfile) desse ano foi um dos mais especiais".

Campeã do Carnaval 2023 de São Paulo somou 270 pontos
Campeã do Carnaval 2023 de São Paulo somou 270 pontos Campeã do Carnaval 2023 de São Paulo somou 270 pontos

Pai e outros irmãos de Tiago também desfilam há anos pela agremiação, que "abraçou a família", diz Andrea. Ela conta que foi emocionante quando soube que o rosto do filho foi escolhido para estampar a fantasia. "O Thiago é um menino determinado, uma criança de Heliópolis que representa o recado passado pela escola: que as pessoas negras podem ser quem elas quiserem."

Publicidade

Grupo de Acesso

As escolas Unidos de Vila Maria e Estrela do 3º Milênio ficaram em penúltimo e último lugar, respectivamente, foram rebaixadas e vão disputar o Grupo de Acesso no Carnaval 2024.

A Vai-Vai foi a grande campeã do Acesso e volta para a elite da folia paulista no ano que vem. A vice-campeã Camisa Verde e Branco também sobe para o Especial.

Desfile das campeãs

No sábado (25), as cinco escolas mais bem colocadas voltam ao Anhembi para desfilar novamente. Além da campeã Mocidade, vão passar pela passarela: Mancha Verde, Império de Casa Verde, Acadêmicos do Tatuapé e Dragões da Real.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.