Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Oscar: longa 'O Som do Metal' dá destaque raro à cultura dos surdos

Ativistas pressionam para que estes esforços também incluam pessoas com deficiências de todos os tipos

Cinema|

Sub-representação de mulheres, negros e outros em Hollywood tem sido questionada
Sub-representação de mulheres, negros e outros em Hollywood tem sido questionada Sub-representação de mulheres, negros e outros em Hollywood tem sido questionada

Paul Raci, indicado a um Oscar por interpretar um mentor de usuários de droga que perdeu a audição em O Som do Metal, disse que a reação mais comum de surdos ao filme é "como você retrata um bando de drogados surdos como pessoas legais".

"Isso é um pouco estranho", disse Raci em uma entrevista, "mas eles estão contentes de você mostrá-los sob uma luz que os torna normais, como eu e você. Eles têm as mesmas dificuldades."

Ativistas esperam que os elogios a O Som do Metal,um dos concorrentes a melhor filme na premiação cinematográfica de domingo (25), e outros títulos levem à produção de mais filmes com pessoas com deficiência.

A sub-representação de mulheres, negros e outros em Hollywood tem sido questionada nos últimos anos. Estúdios de cinema e a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que concede os Oscars, adotaram medidas para aumentar a presença destes grupos diante e atrás das câmeras.

Publicidade

Leia também

Ativistas pressionam para que estes esforços também incluam pessoas com deficiências de todos os tipos. "Hollywood ainda tem um caminho longo pela frente", disse Lauren Appelbaum, vice-presidente de comunicações da RespectAbility, grupo sem fins lucrativos que defende pessoas com deficiência.

A única atriz surda a conquistar um Oscar foi Marlee Matlin por "Filhos do Silêncio", de 1986.

Publicidade

Em O Som do Metal, Riz Ahmed interpreta Ruben Stone, um baterista viciado em drogas que perde a audição subitamente e que se muda para uma comunidade de surdos em tratamento contra o vício aos cuidados de Joe, o personagem de Raci.

Oscar 2021: veja dicas de filmes para maratonar e entrar no clima

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.