Corpo do escritor Gabriel García Márquez é cremado, diz jornal
Autor de clássicos da literatura universal morreu nesta quinta-feira (17), no México

O corpo do escritor Gabriel García Márquez foi cremado ainda no final da noite desta quinta-feira (17). As informações foram divulgadas pelo jornal espanhol El País. A família do colombiano não se pronunciou sobre a cremação.
García Márquez morreu na última quinta-feira (17), aos 87 anos, em sua residência na Cidade do México. O autor de clássicos da literatura universal chegou a ser internado no mês passado com infecção pulmonar e a saúde debilitada. A causa oficial da morte ainda não foi divulgada.
Nesta semana, o jornal mexicano El Universal publicou, citando fontes anônimas, que García Márquez, na verdade, sofria de câncer no pulmão, nos gânglios e no fígado. Em 1999, ele havia superado um câncer linfático.
Em comunicado à imprensa, a família do escritor divulgou que o velório seria restrito a parentes e que seu corpo seria cremado nesta sexta-feira (18) também em uma cerimônia restrita. Ainda não é conhecido o destino das cinzas do escritor que, morava no México, mas nasceu na Colômbia.
Na próxima segunda-feira (21) será prestada uma homenagem ao escritor no Palácio de Bellas Artes. O evento está sendo considerado como a única oportunidade do público se despedir do escritor.
No local já foram feitas homenagens a outros grandes nomes da cultura local como Mario Moreno Cantinflas e o também escritor Carlos Fuentes.
Segundo a agência de notícias AFP, o presidente colombiano Juan Manuel Santos confirmou presença no evendo. Assim que chegar ao México, Santos visitará a casa do escritor para cumprimentar sua viúva, Mercedes Barcha, antes de seguir para o Palácio de Bellas Artes, onde Garcia Márquez será homenageado.
Leia mais:
Descubra as obras de Gabriel García Márquez que foram parar nos cinemas
Gabriel García Márquez e a crônica de uma vida anunciada
Jornalismo, um companheiro de viagem de Gabriel García Márquez
Celebridades lamentam a morte de Gabriel García Márquez nas redes sociais