Louise Glück é a vencedora do Nobel de Literatura 2020

Anúncio foi feito pela Academia Sueca, na manhã desta quinta-feira (8); poetisa norte-americana recebeu a notícia 'com surpresa', segundo o comitê

Louise venceu Nobel de Literatura 2020

Louise venceu Nobel de Literatura 2020

SHAWN THEW/EFE

Louise Glück é a vencedora do Prêmio Nobel de Literatura 2020, anunciou a Academia Sueca, nesta quinta-feira (8), por "sua inconfundível voz poética que com austera beleza torna universal a existência individual".

Segundo o comitê, o resultado foi recebido com surpresa pela poetisa.

Louise Glück nasceu em Nova York, nos Estados Unidos, em 22 de abril de 1943. Ela é escritora-residente e professora de inglês na Universidade de Yale.

A primeira obra de Louise foi Primogênito (1968) e, com a publicação, ela foi considerada uma das poetisas mais proeminentes da literatura contemporânea americana.

Ao longo dos anos, Louise recebeu diversos prêmios importantes, como o Pulitzer, em 1993, e o Prêmio Nacional do Livro, em 2014. A última coleção dela, inclusive, é Faithful and Virtuous Night, publicado no mesmo ano da mais recente honraria.

Leia também: Nobel de física 2020 vai para pesquisas sobre buracos negros

Louise é a 16ª mulher a vencer o Prêmio Nobel de Literatura e receberá 10 milhões de coroas suecas, cerca de R$ 6, 3 milhões.

A cerimônia presencial de entrega do prêmio aos vencedores, que aconteceria em dezembro, em Estocolmo, foi suspensa neste ano por conta da pandemia de covid-19.

Nesta sexta-feira (9), o comitê organizador do prêmio anuncia a pessoa ou a equipe vencedora do Nobel da Paz. A premiação termina na segunda-feira (12) com o anúncio do vencedor em Economia.