Músicas antigas voltam a fazer sucesso após viralizarem no TikTok
Aplicativo de vídeos mostra grande poder para impulsionar lançamentos ou dar nova vida para hits de outras épocas
Música|Do R7
O TikTok já provou diversas vezes ser uma ferramenta poderosa para viralizar canções.
Nomes como Doja Cat, Olivia Rodrigo e Megan Thee Stallion tiveram suas carreiras ainda mais alavancadas por emplacarem sucessos no aplicativo de vídeos.
Além de revelar novos artistas através de músicas virais, o TikTok tem mostrado outro poder, o de trazer hits antigos de volta.
Lançada em 1977, Dreams, da banda Fleetwood Mac, é um dos principais exemplos de clássicos que voltaram à moda por conta da rede social. Com apenas um vídeo, o skatista Nathan Apodaca fez a canção se tornar um hit novamente. Nas imagens, ele anda de skate, bebe suco de cranberry direto de uma garrafa e dubla partes da música.
Leia também
O vídeo, aparentemente despretensioso, gerou vários memes, foi recriado inclusive por membros da banda e levou Dreams de volta às paradas de músicas mais tocadas depois de mais de 40 anos.
Confira, abaixo, alguns hits do passado que conquistaram novas gerações no TikTok.
1) Dreams - Fleetwood Mac (1977)
Começando com o hit citado acima, o vídeo de Nathan foi visto mais de 80 milhões de vezes e hoje o skatista, que trabalhava em uma fábrica, tem 6,5 milhões de seguidores. Veja abaixo também Stevie Nicks e Mick Fleetwood, da própria Fleetwood Mac, entrando no meme.
2) Fergalicious - Fergie (2006)
A música do primeiro disco solo da cantora Fergie, ex-vocalista da banda The Black Eyed Peas, voltou a bombar no TikTok, especialmente por conta do rap de ritmo acelerado feito pela artista.
3) I'm Just a Kid - Simple Plan (2002)
A banda viu esse hit do início dos anos 2000 voltar a ser uma febre por conta do TikTok. A música foi usada por milhares de usuários do aplicativo para recriar fotos antigas, e teve muita gente famosa entrando na onda. Até mesmo a própria banda encontrou um jeito criativo de brincar, já que estavam separados por conta da pandemia de covid-19.
4) It Must Have Been Love - Roxette (1987)
O hit da dupla sueca também foi usado em inúmeros posts no TikTok, viralizando após uma série de vídeos do modelo Will Parfitt andando em câmera lenta.
5) Conga - Gloria Estefan e Miami Sound Machine (1985)
O hit latino voltou com tudo e ganhou dancinha até mesmo de Charli D'Amelio, a pessoa mais seguida do aplicativo no mundo todo, com mais de 109 milhões de seguidores.
6) Shower - Beck G (2014)
Canções nem tão antigas assim também podem voltar com tudo no TikTok. A cantora Becky G, que atualmente faz muito sucesso com músicas em espanhol, viu um de seus hits em inglês se tornar um viral. Mais de 15 milhões de vídeos foram postados usando a música Shower, que viralizou por conta de uma dancinha, feita também por grandes influenciadores como James Charles e Bella Poarch. Becky G também fez um vídeo dançando a própria música.
7) Dangerous - Kardinal Offishall ft. Akon (2008)
A música fez muito sucesso há cerca de 13 anos e viralizou novamente com dancinhas como a criada pelo influenciador Sam Mcwilliams e também com vídeos de transformações de visual e de maquiagem.
8) It's Tricky - Run DMC (1987)
Sucesso dos anos 1980 e 1990, a música It's Tricky ganhou atenção de uma nova geração ao ser destaque no filme As Branquelas, em 2004, e agora faz mais um retorno com a ajuda do TikTok. A canção foi usada em mais de 5 milhões de vídeos, viralizando em um jogo no qual as pessoas precisam escolher suas preferências. Até Kylie e Kendall Jenner entraram na brincadeira.
9) Love Story - Taylor Swift (2008)
Por conta de questões contratuais, Taylor Swift está regravando toda a sua discografia. Em 2021, ela começou a relançar seu catálogo pelo hit Love Story. Antes disso, no ano passado, a música de 2008 tinha viralizado no TikTok com um remix do produtor Disco Lines. No desafio de dança, as pessoas "empurram" o celular para longe. Teve até cachorro fazendo.
10) Potential Breakup Song - Aly & AJ (2007)
As irmãs Aly e AJ viram sua música viralizar novamente depois de mais de 13 anos. Um dos vídeos mais vistos no TikTok com a música é o de um grupo de mães em uma "noite das garotas", curtindo uma festa. O sucesso foi tão grande que a dupla chegou a lançar uma versão repaginada do hit.