Músico João Donato, grande nome da bossa nova, morre aos 88 anos
Compositor e pianista, o artista enfrentava problemas de saúde e chegou a ficar internado no último mês
Música|Do R7
Nesta segunda-feira (17), morreu o músico João Donato, aos 88 anos, no Rio de Janeiro. Grande nome da bossa nova, o pianista e compositor enfrentava problemas de saúde e chegou a ficar internado no último mês. A morte foi confirmada por amigos do artista nas redes sociais.
Reconhecido dentro do Brasil e internacionalmente, João Donato chegou a ficar 26 dias internado em junho deste ano.
O compositor é conhecido por trabalhos com nomes como João Gilberto, Tom Jobim e Vinícius de Moraes. Ele é famoso por ter fundido a MPB com o jazz e outros ritmos musicais latinos e caribenhos, o que fez após passar uma temporada nos Estados Unidos.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
Nascido em agosto de 1934 em Rio Branco, no Acre, João Donato fez a primeira gravação profissional aos 15 anos. O pianista ainda estava na ativa, e seu trabalho mais recente foi lançado no último dia 6, uma composição para o single de estreia do cantor Lucas Fernando.
Nas redes sociais, amigos lamentaram a morte do compositor. "Um dos grandes mestres da nossa música, João Donato. Lembro com carinho da emoção de ter tocado com ele em um programa do Serginho Groisman, e ter passado a tarde no camarim conversando e escutando suas histórias foi incrível. Meus sentimentos, Donatinho e toda a família. Seguiremos escutando seus acordes e suas canções", disse Simoninha.
"Meu amigo tão querido João Donato partiu. Homem sensacional. Vai deixar sua linda música pra posteridade. Viva João Donato. Ele tinha a alegria como modo de vida", lamentou o cantor Augusto Martins.
De Palmirinha a Gloria Maria: veja famosos que morreram em 2023