Omara Portuondo continua após fim do Buena Vista: "É minha vida!"
Turnê de despedida dos cubanos passa em maio pelo Brasil. Cantora de 87 anos diz que não quer saber de aposentadoria e vai seguir carreira
Música|Daniel Vaughan, do R7
A Orquesta Buena Vista Social Club está se despedindo dos palcos, após 20 anos de sucesso. A imperdível turnê dos cubanos, Adios, passa em maio pelo Brasil, nos dias 10 (Vivo Rio, no Rio), 12 (Tom Brasil, em São Paulo) e 15 (Auditório Araújo Vianna, em Porto Alegre).
Desde a tardia estreia fonográfica da banda, em 1997, com o premiado disco Buena Vista Social Club, a formação dos shows continua a incluir vários artistas originais que foram apresentados nas gravações e no cinema. Atualmente, estão no grupo a cantora Omara Portuondo, o guitarrista Eliades Ochoa, o trompetista Guajiro Mirabal e o virtuoso Barbarito Torres, conhecido como "o rei do alaúde".
"Agradeço ao Buena Vista por todos esses anos juntos e pelo carinho"
Omara Portuondo, que está no Brasil para apresentações no festival Conexão Brasil - Cuba, no Teatro Alfa (SP), deu mais detalhes sobre os últimos espetáculos do grupo no País.
— Estamos trabalhando o repertório de uma forma que incluiremos canções que nos fizeram famosos pelo mundo. Dessa forma, Chan Chan e El Cuarto de Tula estarão presentes no show. E também traremos músicas do nosso último disco, Lost e Found (2015).
A cantora revela que, aos 87 anos, está longe de se aposentar.
— Pessoalmente, eu não digo adeus... não quero. A banda vai parar de fazer turnês mundiais, mas eu tenho vários projetos solo e, claro, vou continuar a cantar. A música é minha vida! Já com o Buena Vista, eu só tenho que agradecer por todos esses anos juntos e pelo carinho que temos.
Omara diz que é muito fã de música brasileira. No Brasil, onde a Buena Vista se apresentou diversas vezes, ela teve a oportunidade de fazer contatos preciosos com os artistas locais.
— Eu gravei um trabalho muito lindo com minha querida Maria Bethânia (ao vivo, em 2007). Além disso, tive o prazer de ter Chico Buarque no meu CD Gracias (na versão do próprio cantor, O Que Será?, em 2009) e encontrei Vanessa da Matta em uma das turnês do Buena Vista por aí. Eu tive muita sorte na vida para poder ter oportunidades como essas... o Brasil é como um irmão de Cuba. Posso dizer, com certeza, que adoramos a música de vocês!
A cantora também deixa um convite final para a festa derradeira.
— Estamos esperando por vocês de braços abertos! Será uma noite de música, alegria, dança e emoção.