Iñárritu defende piada polêmica de Sean Penn: "Eu achei hilária"
Ao entregar Oscar ao diretor, ator disse: "Quem deu um green card a esse filho da mãe?"
Pop|Do R7
O prêmio de polêmica do Oscar vai para... Sean Penn, que virou alvo de críticas após fazer uma piada. Ao entregar a estatueta de Melhor Diretor para o mexicano Alejandro González Iñárritu, por Birdman, o ator disparou: "Quem deu um green card a esse filho da mãe?". O comentário gerou a ira de internautas no Twitter, que acusaram Penn de ser racista e xenófobo.
Em seu discurso de agradecimento, Iñarritú dedicou o prêmio aos mexicanos.
— Eu quero dedicar este prêmio aos meus companheiros mexicanos, que vivem no México. Eu rezo para que nós encontremos e possamos construir um governo que merecemos. Os que vivem neste país, que são parte da última geração de imigrantes, eu apenas rezo para que possam ser tratados com a mesma dignidade e respeito que aqueles que vieram antes e construíram esta incrível nação imigrante.
Depois da premiação, o diretor mexicano minimizou a polêmica.
— Eu achei [a piada] hilária.
A relação de Penn e Iñarritú é antiga — o mexicano o dirigiu no filme 21 Gramas, lançado em 2003.
— Sean e eu tivemos aquele tipo de relação brutal onde só amizade de verdade pode sobreviver. Quando eu o estava dirigindo no filme 21 Gramas, ele estava sempre fazendo piadas... Eu fiz muitas piadas bem pesadas [com ele] que não contarei para você.
Iñárritu ganhou o Oscar por seu trabalho em Birdman, filme que foi o destaque da premiação. Ao lado de O Grande Hotel Budapeste, o longa levou quatro estatuetas, entre elas, Melhor Fotografia, Melhor Roteiro Original e Melhor Filme.