Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Mostra em SP é uma oportunidade para conhecer os animes

'Anime: O Fantástico Mundo das Animações Japonesas' começa nesta quarta-feira (12) e vai até o dia 24 de fevereiro, no CCBB. O evento é gratuito

Jovem|

Mostra no CCBB traz produções realizadas entre 1988 e 2016
Mostra no CCBB traz produções realizadas entre 1988 e 2016 Mostra no CCBB traz produções realizadas entre 1988 e 2016

Com o sucesso global de Parasita, é possível que o cinema asiático ganhe novo estímulo: mas desde muito antes do estouro dos coreanos, as animações japonesas (os animes) já tinham um público cativo e despertavam admiração no Ocidente, inclusive com indicações para o Oscar.

Os animes são tema de uma mostra do CCBB, Anime: O Fantástico Mundo das Animações Japonesas começa nesta quarta-feira, 12, e vai até o dia 24 de fevereiro, com filmes e debates gratuitos.

Um dos filmes em cartaz é As Memórias de Marnie, de James Simone e Hiromasa Yonebayashi, indicado para o Oscar de melhor animação em 2016. No filme, Anna é uma garota solitária que vive com os pais adotivos e, ao mudar para uma cidade do interior, faz uma amiga, Marnie. Sem spoilers, mas o filme trata de temas universais, como aponta a curadora da mostra do CCBB, Juliana Melo. "É um filme que tem uma infinidade de camadas, trata muito sobre a solidão, o luto", comenta. "O filme traz uma reflexão sobre a relação de ancestralidade, e sobre descobrir quem você é baseado de onde você veio." Uma sessão do filme será seguida de um debate com a crítica de cinema Lorenna Montenegro na quarta, dia 19/2, às 18h.

O Estúdio Ghibli ainda tem dois outros filmes na programação: Vidas ao Vento (2013) e O Conto da Princesa Kaguya (2015). Para a curadora, o estúdio expandiu sua influência no mundo ao mostrar um lado dos animes menos conhecido do público ocidental. "Aqui havia um contato grande com Cavaleiros do Zodíaco, Dragonball. Nos filmes do Ghibli, aparecem temáticas relacionadas à família e outros assuntos, usando a fantasia de forma mais lúdica.

Publicidade

Entre outros filmes que serão exibidos, estão clássicos como Ghost in the Shell: O Fantasma do Futuro (1995) e Akira (1988), e filmes baseados em franquias de videogames e mangás, como Hunter x Hunter: Phantom Rouge (2013). Todos os filmes são produções japonesas e serão exibidos no idioma original, legendados em português.

"A maneira como a curadoria foi desenvolvida também vai interessar quem não conhece tanto esse universo, mas que quer conhecer", acrescenta a curadora.

Publicidade

SERVIÇO

MOSTRA ANIME: O FANTÁSTICO

Publicidade

MUNDO DAS ANIMAÇÕES JAPONESAS

CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL SÃO PAULO. R. ÁLVARES PENTEADO, 112, 12 A 24/2. GRÁTIS

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.