Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Mauricio de Sousa faz desenhos 3D para crianças com deficiência visual

Encontro aconteceu durante lançamento do livro de Monteiro Lobato com a Turma da Mônica

Apuração HQ|Do R7

A cada risco no papel Mauricio de Sousa é aplaudido por centenas de pessoas da plateia, assim que termina de desenhar a Mônica, levanta o papel e recebe mais aplausos. A presença dele no meio de tantas crianças é muito forte, todos sabem da importância do ilustrador para os pequenos e como ele tem forte influência em várias gerações de leitores. Sabendo disso, crianças foram levadas pela Fundação Dorina Nowill em parceria com a Editora Girassol, para conhecer de perto Mauricio de Sousa.

Mas dessa vez foi um público diferente, as crianças que estavam na biblioteca do Parque Villa Lobos são deficientes visuais. E para elas conseguirem ter uma ideia dos desenhos do Mauricio, uma impressora especial foi levada até o local. No papel claro e com uma tinta escura, Mauricio desenhou a Mônica, e depois de passar pela máquina o desenho ficou em alto relevo possibilitando que as crianças tocassem e sentissem os traços do ilustrados. Mauricio, então, pegou a mão de uma criança e foi acompanhando e explicando o seu desenho: "Está sentindo? Essa é a cabeça da Mônica, aqui é o vestido e aqui são os pés", narra Mauricio.

Pelo menos cinco crianças ganharam o desenho em três dimensões, todas ficaram muito empolgadas e vão guardar com carinho a lembrança.

Mauricio de Sousa e Monteiro Lobato:

Publicidade

As histórias de Mônica e Narizinho finalmente se encontraram e parece que era o destino dos personagens. "O Lobato quando criou já estava sabendo que iria acontecer isso", afirma Mauricio de Sousa no meio de uma gargalhada. As crianças e até os adultos podem conferir esse encontro que finalmente saiu da imaginação e ganhou as páginas dos livros e de uma forma muito bonita. O segundo volume da série chegou agora às livraria e lojas especializadas: Monteiro Lobato: O Sítio do Picapau Amarelo, com adaptação de Regina Zilberman e ilustrações do estúdio Mauricio de Sousa. O primeiro volume se chama Narizinho Arrebitado e foi lançado há dois meses e foi um sucesso com 20.000 exemplares vendidos. "Eu fiz o meio de campo, minha missão era trazer o Monteiro Lobato na sua integridade ainda que adaptado. Ou seja, trazido para o século 21, mas sem interferências. Sem nenhuma alteração que segurasse o autor. Enquanto eu trabalhava eu via os personagens do Mauricio, junto com a Emília a Mônica, isso só não aconteceu antes por causa da força do tempo", conta Regina Zilberman.

Mauricio e Regina durante coletiva de imprensa
Mauricio e Regina durante coletiva de imprensa Mauricio e Regina durante coletiva de imprensa

O livro tem ilustrações lindas e texto afinado e foi publicado pela Editora Girassol. No livro Narizinho Arrebitado, os leitores passearam pelo Reino das Águas Claras. Agora, em O Sítio do Picapau Amarelo, eles verão, em 12 histórias interligadas, Narizinho e Emília participando de diversas aventuras. "É uma soma linda, é gostoso de fazer, levar histórias e mensagens para a criançada toda", conta Mauricio com um sorriso no rosto.

Publicidade

Você pode encontrar os livros nestes links:

Turma da Mônica e Monteiro Lobato - O Sítio do Picapau Amarelo

Publicidade

https://amzn.to/2PNnDLK

Turma da Mônica - Narizinho Arrebitado

https://amzn.to/2VlQZ9Z

Ídolos:

Hoje Mauricio de Sousa é referência no mundo dos quadrinhos e já inspirou muita gente, mas quem inspirou o criador da Turma da Mônica foi Monteiro Lobato. "Eu aprendi a ler com gibis, eram minhas leituras preferidas quando criança. Até que os livros do Lobato caíram nas minhas mãos, aí eu descobri um outro mundo. O jeito do Lobato de contar histórias me encantava, era como se eu tivesse ouvindo minha vó contando uma história", revela Mauricio de Sousa.

Mauricio ainda disse que já tinha sido chamado para ilustrar livros do Monteiro Lobato, mas na época não aceitou o trabalho por que não tinha coragem de fazer alterações na obra do seu ídolo. Agora, com a liberação dos direitos autorais ele resolveu aceitar a missão de juntar a Turma da Mônica com a Turma do Sitio do PicaPau Amarelo. "Agora houve a liberação da obra e já que eu tenho estúdio, tenho bons desenhistas, eu posso fazer o melhor trabalho com o Lobato. E a gente se aventurou, pegamos o livro e foi um sucesso", conta Mauricio.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.