Fernanda Torres e ‘Ainda Estou Aqui’ são indicados ao Globo de Ouro: o que significa na corrida do Oscar?
Saiba quais as chances brasileiras na temporada de premiações
O Brasil está de volta ao Globo de Ouro. Fernanda Torres e Ainda Estou Aqui foram indicados nesta segunda-feira (09) nas categorias de Melhor Atriz em Filme de Drama e Melhor Filme em Língua Não Inglesa, respectivamente. Mas o que isso significa na corrida pelo Oscar?
Em tese, o cenário muda muito pouco. O Globo de Ouro ainda busca recuperar a relevância depois do escândalo de corrupção que abalou a premiação em 2021. Na ocasião, uma reportagem do Los Angeles Times mostrou que era comum entre os eleitores receber presentes em troca de votos.
Veja também
Entregue pela Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood (HFPA), o prêmio tinha apenas 87 pessoas com direito a voto. O Los Angeles Times também revelou que nenhum dos membros era negro e a maioria era homens.
Nos últimos anos, a HFPA aumentou o número de eleitores e tentou deixar o quadro de membros mais diverso, além de proibir o recebimento de presentes durante a campanha dos filmes.
Mesmo assim, a premiação segue com um viés que aposta mais no espetáculo do que no caráter propriamente técnico. É muito comum a indicação de atores ou estrelas com apelo popular.
Um exemplo está entre as adversárias de Fernanda Torres em sua categoria. A brasileira vai disputar o Globo de Ouro com Pamela Anderson (The Last Showgirls), Angelina Jolie (Maria), Nicole Kidman (Babygirl), Tilda Swinton (O Quarto ao Lado) e Kate Winslet (Lee).
É claro que a indicação de Torres (que repete a da mãe, Fernanda Montenegro, por Central do Brasil) dá uma força para a candidatura ao Oscar, mas não é um fator definitivo. Ainda mais em um ano com excelentes atuações femininas.
As principais concorrentes da brasileira por uma vaga no Oscar vão disputar o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Filme de Comédia ou Musical: Cynthia Erivo (Wicked), Karla Sofía Gascón (Emilia Pérez), Mikey Madison (Anora) e Demi Moore (A Substância). Jolie e Kidman também estão na briga, assim como Marianne Jean-Baptiste (Hard Truths), que foi esnobada nesta segunda.
Outro fator que pode atrapalhar um pouco a vida de Fernanda Torres é o crescimento de Tilda Swinton na corrida. Tanto Ainda Estou Aqui quanto O Quarto ao Lado são distribuídos nos EUA pela Sony Pictures Classic. Isso significa que agora a campanha (e as atenções) do estúdio será dividida entre as duas atrizes.
Se a disputa pela vaga no Oscar de Melhor Atriz ainda está incerta, na de Filme Internacional não tem muita dúvida. Será uma surpresa enorme se Ainda Estou Aqui não for indicado.
O filme de Walter Salles ganhou prêmio no Festival de Veneza e já tem aparecido em algumas listas importantes de melhores do ano, como a do National Board of Review.
No Globo de Ouro, o favorito é o francês Emilia Pérez. Mas Ainda Estou Aqui pode surpreender e repetir o feito de Central do Brasil, levando o prêmio para casa.
Siga o Cinema de Segunda no Instagram e veja mais dicas de filmes no Letterboxd!
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.