‘Sexta-Feira 13′: do pior para o melhor, veja o ranking com todos os filmes do Jason
O original, as sequências ou o remake: qual é o seu favorito?
Hoje é sexta-feira 13. E nada melhor do que celebrar a data falando de uma das maiores, melhores e mais influentes franquias de terror. Sexta-Feira 13 já teve 12 filmes, incluindo um reboot e um crossover. E em todos (ou quase), a presença de Jason Voorhees é assustadora.
O assassino com a máscara de hóquei, que aterroriza os adolescentes de Crystal Lake (e de Nova York, ou do espaço, ou da Rua Elm), é um dos personagens mais conhecidos do cinema, mesmo por quem não gosta do gênero.
Veja também
Assim, o Cinema de Segunda aproveita o dia para ranquear todos os filmes da franquia Sexta-Feira 13. E, cuidado, a partir de agora você vai encontrar muito spoiler!
Ranking de filmes da franquia Sexta-Feira 13
12 — Sexta-Feira 13 - Parte 5: Um Novo Começo (1985)
O pior filme da franquia não tem o Jason como vilão. A trama foca em Tommy Jarvis, traumatizado por ter enfrentado o assassino quando era criança. Quando uma nova onda de crimes começa, a suspeita é de que Jason voltou, mas o filme revela que o assassino é um imitador.
11 — Jason Vai para o Inferno: A Última Sexta-Feira (1993)
Spoiler: não foi a última Sexta-Feira 13. Aqui Jason é derrotado logo no início do filme, mas seu espírito possui diferentes corpos para seguir matando. O único ponto positivo é que o filme prepara o terreno para o aguardado crossover com Freddy Krueger.
10 — Sexta-Feira 13 - Parte 7: A Matança Continua (1988)
A ideia de Jason enfrentar Tina, uma personagem com poderes telecinéticos, foi criativa, mas não conseguiu evitar o cansaço da fórmula da franquia.
9 — Jason X (2001)
Mais uma tentativa de espremer até o fim o suco da franquia. Jason é congelado e despertado em uma nave espacial no século 25. Mais violento do que nunca, ele continua sua matança em um ambiente bizarro e exagerado.
8 — Sexta-Feira 13 (2009)
Sexta-Feira 13 entrou na onda dos remakes de clássicos de terror ali na virada da primeira década dos anos 2000. Mas o filme, que tenta emular os elementos marcantes da franquia, falha ao não conseguir dar nenhum carisma para o personagem. É um filme totalmente esquecível.
7 — Sexta-Feira 13 - Parte 8: Jason Ataca Nova York (1989)
A ideia é boa: tirar Jason de Crystal Lake e levá-lo para uma grande cidade, mas o filme não entregou o que os fãs esperavam. O problema é que grande parte da trama se passa em um navio, não em Nova York. Em compensação, o filme tem uma das melhores mortes da franquia: a “luta” de boxe entre Jason e Juluis.
6 — Sexta-Feira 13 - Parte 6: Jason Vive (1986)
Jason é ressuscitado acidentalmente por Tommy Jarvis (em uma cena bizarra e engraçada) e volta ainda mais forte e imortal. Com toques sobrenaturais, o filme traz Jason de volta como uma figura invencível.
5 — Sexta-Feira 13 - Parte 3 (1982)
Aqui as coisas começam a ficar boas de verdade na nossa lista. É neste filme, que aproveitou a primeira onda do 3D nas telonas, que a icônica máscara de hóquei é introduzida na franquia. Foi fundamental para consolidar Jason como um dos maiores vilões do cinema.
4 — Sexta-Feira 13 - Parte 2 (1981)
Jason aparece pela primeira vez como o vilão de Sexta-Feira 13. Traumatizado pela morte da mãe, ele decide seguir os passos dela e, usando um saco de pano na cabeça, matar qualquer um que se aproxime de Crystal Lake.
3 — Freddy vs. Jason (2003)
O encontro entre os dois maiores personagens de terror dos anos 80 (sorry, Chucky) finalmente aconteceu! E a química entre Freddy Krueger e Jason Voorhees funcionou muito bem. Na trama, Freddy ressuscita Jason para aterrorizar os jovens da Rua Elm, já que ninguém mais consegue ter pesadelo. O embate entre os ícones do terror é bem divertido.
2 — Sexta-Feira 13 - Parte 4: O Capítulo Final (1984)
Considerado por muitos como um dos melhores filmes da franquia, O Capítulo Final entrega mortes criativas, uma trama tensa e o confronto entre Jason e Tommy Jarvis, o seu maior rival na franquia.
1 — Sexta-Feira 13 (1980)
Não tem jeito: o original é mesmo o melhor. Embora Jason não seja o vilão principal (é a mãe dele, como a personagem de Drew Barrymore descobriu na pele em Pânico), o suspense, a atmosfera sombria e a trilha sonora transformaram o filme em um clássico do terror. É a base de toda a franquia e influenciou praticamente todos os slashers que vieram a seguir.
Siga o Cinema de Segunda no Instagram e veja mais dicas de filmes no Letterboxd!
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.