Fantoches e morte: veja como está hoje o elenco de ‘O Mundo de Beakman’
Série educativa dos anos 90 conquistou uma geração ao ensinar física, química e biologia de forma lúdica

Se você cresceu nos anos 90, é bem provável que O Mundo de Beakman tenha um lugar cativo na sua memória. Liderado pelo excêntrico cientista Beakman, ao lado de suas assistentes e do sempre rabugento rato Lester, o programa conseguia transformar física, química e biologia em algo leve e divertido.
Os episódios mostravam experiências fáceis de fazer, muitas delas possíveis de repetir em casa, sempre acompanhadas de explicações diretas e bem visuais.
A ideia surgiu em 1991, pelas mãos do cartunista norte-americano Jok Church, como uma série de tiras de jornal chamada You Can with Beakman and Jax. O sucesso foi imediato e, já no ano seguinte, o projeto ganhou uma versão para a TV. A partir daí, virou história.
No Brasil, O Mundo de Beakman estreou em 1994 na TV Cultura e rapidamente conquistou a criançada. Anos depois, também foi exibido pela RECORD, ampliando ainda mais seu alcance e se consolidando como um dos programas infantojuvenis mais marcantes da história.
Produzido entre 1992 e 1997, o programa seguiu sendo reprisado por muitos anos ao redor do mundo, inclusive por aqui, até alcançar o status de clássico cult da nostalgia. E convenhamos: a gente lembra até hoje das experiências malucas do Beakman.
Agora, quase 30 anos depois, fica a pergunta que não quer calar: por onde andam os atores de O Mundo de Beakman? O blog Do Meu Tempo te conta agora!
Beakman

Ao contrário do que muita gente imagina, Paul Zaloom, o eterno Beakman, nunca foi cientista de verdade. Ator e comediante, ele seguiu na carreira artística após o fim da série até 2007.
Depois disso, passou a se dedicar ao trabalho como manipulador de fantoches, além de participar de palestras e eventos em que revive o icônico personagem.
Rato Lester

O inesquecível rato Lester foi interpretado pelo ator Mark Ritts. Após o programa, ele participou da série Hang Time (1995-2000) e do documentário In Smog and Thunder (2003). Ritts morreu em 2009, aos 63 anos, vítima de câncer nos rins.
Assistente Rosie

Alanna Ubach deu vida a Rosie, a primeira assistente de Beakman. Depois da série, construiu uma carreira sólida, participando de filmes como Legalmente Loira (2001) e Entrando Numa Fria Maior Ainda (2004). Mais recentemente, esteve em produções como Ted: A Série (2024) e Euphoria (2019).
Assistente Liza

Eliza Schneider foi a assistente Liza nas duas temporadas seguintes. Após sair do programa, seguiu carreira como dubladora, participando de South Park (1999-2003) e emprestando sua voz para jogos famosos como Assassin’s Creed e World of Warcraft.
Assistente Phoebe

Senta Moses interpretou Phoebe, a última assistente do programa. Após o fim de O Mundo de Beakman, seguiu atuando em séries de TV. Seu trabalho mais recente de destaque foi a minissérie Little Fires Everywhere, lançada em 2020.
✅Para saber tudo do mundo dos famosos, siga o canal de entretenimento do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp














