Livro no qual escritora Vanessa Barbara detalha traição pública explode na internet após podcast e é relançado
Relato foi publicado pela primeira vez em 2015 pela editora Intrínseca e abalou o mundinho literário

O livro Operação Impensável, publicado em 2015 com o relato da escritora Vanessa Barbara de como se deu o fim do seu casamento com André Conti, editor e sóciofundador da Todavia (atualmente afastado), foi relançado nesta semana pela Intrínseca, após o assunto ter voltado a tona no mês passado.
Foi quando Vanessa resolveu contar novamente a história ao podcast Rádio Novelo, que viralizou e jogou luz a detalhes do caso, hoje sob nova perspectiva.
Ela narra, por exemplo, como o ex-marido compartilhava, em um grupo de email com outros 15 homens — todos figurões do circuito literário nacional — pormenores orgulhosos de suas sucessivas traições.

O impacto no contexto atual foi tamanho que os jornalistas e escritores envolvidos chegaram a vir a público, um após o outro, em suas redes sociais, desculpando-se.
Disseram “ter mudado com os erros” e que hoje são “pessoas diferentes”.
O próprio Conti chegou a afirmar que “manipulou” e “coagiu” Vanessa: “Inventei intrigas”.
Operação Impensável, que estava esgotado no formato físico e só era sendo comercializado em sua versão para Kindle, ganhou nova edição.
O livro traça uma relação do que a escritora viveu com o estado de tensão da Guerra Fria e é o sexto romance de Vanessa.
Ela levou, com ele, o Prêmio Paraná de Literatura, além de ter sido elencada pela revista Granta um dos 20 mais relevantes nomes da literatura nacional contemporânea por sua obra.