Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Flavio Ricco
Publicidade

A Globo tanto fez que deixou de ser uma "emissora carioca" – menos em uma coisa

Flavio Ricco|Do R7 e Flavio Ricco

Luís Araújo e Everton Ribeiro na comemoração de um dos gols do Flamengo
Luís Araújo e Everton Ribeiro na comemoração de um dos gols do Flamengo Luís Araújo e Everton Ribeiro na comemoração de um dos gols do Flamengo

Durante muito tempo, como algo que contrariava e era bem aborrecido para a sua direção, se insistia em chamar a Globo de “emissora carioca”.

Além das raízes, tudo funcionava muito em função do Rio. E, mesmo em se tratando da dramaturgia e das raras iniciativas de se produzir em outras regiões, sempre houve o acompanhamento ou prevalecimento do sotaque característico.

Um trabalho para o qual a fonoaudióloga Glorinha Beuttenmüller, de tantos e tão bons serviços, foi destacada a colaborar. Coube a ela a missão de se chegar a uma pronúncia mais uniforme.

Além desta, entre outras iniciativas no decorrer dos tempos, o conceito de rede veio a se tornar predominante, inclusive com o cuidado de sempre dar a São Paulo o comando do departamento comercial.

Publicidade

E a Globo virou nacional. Raramente alguém fala ou ainda escreve, erradamente, “emissora carioca”. Deixou de ter sentido e de ser assim.

Menos em uma coisa: na distribuição também nacional das suas transmissões de futebol. É sempre o jogo de um time carioca que vai para uma rede maior. Domingo passado, Fortaleza e Flamengo, além do Rio e Ceará, foi para mais 21 estados e o Distrito Federal, enquanto Bragantino e Corinthians, no mesmo horário, só para São Paulo, sul do Mato Grosso e Paraná.

Publicidade

Uma completa desproporção, concorda? Mas é um critério que há décadas se repete, em prejuízo muito maior ainda para outras praças, independentemente de população, número de torcedores, colocação na tabela, o que está em jogo etc.

Por que não um compartilhamento mais igualitário? Em benefício de poucos, muitos são prejudicados e é necessário também considerar os tantos interesses atrelados a uma transmissão.

Publicidade

Por aí, como foi no seu começo, a Globo continua sendo muito mais carioca do que deveria.

Aproveita também

E por aqui já entra uma reivindicação do pessoal de São Paulo, que lamenta ter perdido espaço na estrutura do esporte da Globo nesses últimos tempos.

Reclamam que antes era só a cabeça, mas agora corpos e membros também, são todos do Rio.

Magal fechado

A Cultura acaba de fechar a participação de Sidney Magal no “Roda Viva”, para exibição em janeiro, em data ainda a ser definida.

Grava no próximo dia 7.

Nyvi Estephan, streamer e gamer das mais conhecidas
Nyvi Estephan, streamer e gamer das mais conhecidas Nyvi Estephan, streamer e gamer das mais conhecidas

É da Record

O Pan-americano Esports Games – Rio 2024, considerado o maior evento gamer do continente e anunciado nesta última terça-feira para acontecer entre 1º e 9 de junho de 2024, terá transmissão do Grupo Record.

Vale destacar que não se trata apenas de um grande torneio, mas de um evento social e inclusivo, que reúne pessoas de diferentes países.

Ritmo de festa

Na Rede TV!, todos os seus programas começaram a gravar conteúdos especiais para a época de Natal e Ano Novo.

A ordem é deixar a maior quantidade de material inédito possível, até o retorno das férias em fins de janeiro.

Boa iniciativa

Fez bem a Globo de entrar no embalo e também transmitir o Prêmio Multishow. Presença que dá ainda maior importância ao acontecimento.

E que a sua participação na organização e realização, para o bem da música e do próprio evento, seja ainda maior nas próximas temporadas.

Contra o vento

Está tudo nos regulamentares para que o remake de “Pai Herói”, sob encomenda da HBO Max, já seja gravado nos moderníssimos estúdios da Banijay, dona da Endemol Shine, em Guarulhos/SP.

A adaptação está a cargo de Renata Dias Gomes.

Novo mundo

A construção deste novo complexo, em SP, com 70 mil m², está em fase de finalização e, muito em breve, será fixado um prazo para sua utilização.

Quanto a “Pai Herói”, sendo aprovada, terá produção de A Fábrica, controlada pela Banijay. Renata, a autora, inclusive tem conversado com profissionais que trabalharam no original da Globo para moldar o seu projeto.

Paloma Bernardi está na Espanha. Ou estava até ontem
Paloma Bernardi está na Espanha. Ou estava até ontem Paloma Bernardi está na Espanha. Ou estava até ontem

Tour europeu

Tão logo completou sua participação nas gravações de “Reis”, Paloma Bernardi conseguiu reservar sua agenda para um período de férias. Vinha de vários trabalhos seguidos.

Está na Europa, em uma viagem que também é de estudos.

Paternidade

Fred Bruno, do “BBB” e Desimpedidos, estreia dia 13, às 18h, nas suas redes sociais, uma série de quatro episódios sobre paternidade.

Após a chegada de Cris, de dois anos, do relacionamento com Bianca Andrade, a Boca Rosa, Fred viu sua vida se transformar completamente. O filho é a fonte de inspiração para este trabalho.

Aquecimento

O pessoal do “Perrengue” - Tatola, Dennys, Ângelo e Ricardinho – recebeu a missão de abrir os trabalhos da cobertura do Carnaval 2024 na Band.

Na semana que antecede, entre outras ações e como um esquenta, também serão realizadas entradas pelo YouTube.

Bate – Rebate

• “Dona Beja”, da HBO, terá a estreia da menina Duda Abreu, no papel de Angélica...

• ... Que será vivida por Bianca Bin na fase adulta.

• Com apresentação da jornalista paranaense Kelley Vieira Ambrósio, estreia domingo, 7 da manhã, na TV Cultura o programa de turismo “Giro Brasil”...

• ... Que engloba não apenas Turismo, mas também Cultura, Arte, Esportes, Curiosidades e Gastronomia, no Brasil e pelo mundo afora...

• ... A estreia será com o episódio “Serra Catarinense”.

• Excepcionalmente na noite desta sexta, e sábado o dia inteiro, toda a grade do SBT será do Teleton...

• ... Os programas normalmente incluídos nessas faixas não serão exibidos.

• O titular deste espaço, hoje, será recebido por Regiane Tápias e Pamela Domingues no “Mulheres”, da Gazeta. Vamos com a gente.

• Dia 20, em Nova York, “Pantanal” e “Cara e Coragem” brigam pelo Emmy de Melhor Telenovela...

• ... E no dia 27, só que em Londres, “Todas as Flores” concorre ao Rose d’Or, organizado pelo European Broadcasting Union e pela C21 Media.

• Os realizadores do prêmio Grammy Latino fecharam um acordo de três anos para transmissão do evento no Canal Bis, Multishow e Globoplay...

• ... A 24ª edição acontece dia 16, no Centro de Exposições e Conferências (FIBES) em Sevilha, na Espanha.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.