A televisão entra cada dia mais na casa das pessoas
Flavio Ricco|Do R7 e Flavio Ricco

Programas, como o “Vídeo Show” que a Globo sepultou, durante muito tempo conseguiram invadir a intimidade dos bastidores e por aí atender a curiosidade do público.
Houve a possibilidade de conhecer um pouco do que acontece por trás das gravações, o mundo misterioso dos cenários, figurinos e cenas que não deram certo, entre outros detalhes até então nunca revelados.
Agora, com as câmeras dos celulares e as redes sociais à disposição, isso acabou se acentuando. E são segredos ou intimidades sempre interessantes.
Por exemplo, no ano passado, antes do “BBB”, Tiago Leifert mostrou tudo o que iria vestir durante a temporada do programa.
Assim como sempre chamaram atenção, no “Power Couple” antes e “Fazenda” depois, os trajes da Adriane Galisteu. Além da intenção de se apresentar bem, também existiu o desejo de surpreender os seus telespectadores.
E, agora, também às vésperas do seu primeiro “Big Brother”, Tadeu Schmidt repetiu simpaticamente o gesto do seu antecessor, mostrando provas de roupas e demais preparativos para a estreia.
Atitudes ou iniciativas que, sem querer querendo, colocam a televisão ainda mais próxima da casa das pessoas.
Por aí
A informalidade, como nos casos acima descritos, é também uma ferramenta importante na televisão, saudável e algumas vezes necessária para alcançar os mais diversos públicos.
Conversar mais com as pessoas, independentemente de idade ou classe social, é sempre uma iniciativa das mais interessantes.
Caminho perigoso
Mas também existem aqueles que exageram em ser informais. Quer um exemplo?
Num dos seus recentes programas, o “Casos de Família” do SBT teve a coragem de colocar no GC: “pare de reclamar e aumente sua cerca... Querida, seu marido está doido para pular!”. Mau gosto à parte, um escracho. Precisa isso?
Uma coisa é uma coisa...
Nunca, em tempo algum, esta coluna concordou com a tal “classificação indicativa”. Não existe nada mais sem sentido..
A do “Casos de Família”, por exemplo, acaba de ser alterada de 10 para 12 anos e exibição aconselhada para a partir das 20h. Tudo o que nunca vai acontecer. Ninguém no SBT perdeu o sono por isso.
... Outra coisa é outra coisa
O que a televisão, em tempo nenhum, jamais deveria permitir é o uso de linguagem chula e inapropriada, como insistem muitos programas.
Por aí, sim, é que deveria existir uma maior preocupação.
Pra terminar
Imagem, na televisão, é tudo. Pode perceber que hoje, na linha do baixo nível, poucos programas ainda existem.
Mas é uma sobrevivência com dias contados. É cada vez menor o número de anunciantes que ainda agrega seu nome a produtos de qualidade duvidosa.

Por que não?
A Band mandou um pessoal ao sul, principalmente a Gramado, gravar um especial de fim de ano. Bom gosto. A cidade gaúcha é sempre muito procurada nesta época.
Será que a apresentação ficará a cargo de Ronnie Von, como no ano passado? Bem que ele merece. Aquela ele fez no amor.
Integração
A exemplo de outros programas, como o “Lady Night”, que saltaram da TV paga para a aberta, o “Trace Trends” também deverá ganhar espaços na Globo.
E isso já em 2022. Babu Santana e João Luís Pedrosa são algumas das suas atrações.
Copinha
A Globo comprou a transmissão da Copa São Paulo de Futebol Junior, em disputa a partir do próximo dia 2, com a participação de 128 equipes.
Pacote inteiro para o SporTV. Na aberta, só a final, em 25 de janeiro.
Cinema
O pessoal do Megapix comemora os resultados do “Grandes Filmes São Pra Sempre”, com a exibição de clássicos dos anos 1980.
A Maratona Van Damme, na segunda-feira, conquistou a liderança na TV paga entre 19h20 e 22h55. Foram seis filmes do ator.
Marquês
Rafael Cortez, apresentador do “Matéria Prima” nos sábados da TV Cultura, viverá o Marquês de Pombal na minissérie sobre os 200 anos da Independência.
Como já informado por aqui, um trabalho que o diretor Luiz Fernando Carvalho desenvolve para a TV da Fundação Padre Anchieta.

Gênesis in concert
A Record, como outra surpresa para o fim de ano, acaba de gravar o especial “Gênesis In Concert”, movimentando vários artistas da casa e convidados.
É um programa com as músicas que foram destaque na trilha sonora da novela.
Procura-se
Após a saída de Fred Ring para a Record TV, a Jovem Pan está à procura de um novo apresentador ou apresentadora para o seu esporte.
Aliás, a expectativa maior é pela chegada de uma mulher. Por enquanto, é uma equipe formada só por homens.
Concerto
O Consulado da Itália, em São Paulo, programou para a próxima terça-feira, no Auditório Ibirapuera, a apresentação do “Concerto di Natal” – Uma viagem entre Itália e Brasil.
Um trabalho especialmente criado pelo Instituto Baccarelli, com a Orquestra Sinfônica Heliópolis.
Bate – Rebate
• A roda não para... Arthur Barranco deixou a CNN Brasil...
• ... Era o responsável pelos vídeos colocados nas redes sociais.
• "Câmeras Escondidas", quadro do "Programa Silvio Santos", neste domingo, vai exibir um especial natalino inédito...
• ... É "O Natal no Pica-Pau Amarelo", baseado em personagens do livro "A Menina do Narizinho Arrebitado", de Monteiro Lobato.
• Está muito próximo o acordo de Grazi Massafera com a HBO Max...
• ... Tão próximo que só falta mesmo o anúncio oficial.
• A propósito da HBO Max, Fábio Assunção gravou depoimento para a série sobre o assassinato da atriz Daniella Perez...
• ... Lançamento está previsto para o primeiro semestre de 2022.
• Caetano Veloso é o convidado do “Roda Viva”, segunda-feira, na Cultura. Apresentação de Vera Magalhães com uma bancada especial.
• A Band vai exibir dia 25, às 23h45, um especial de Michael Bublé.