Flavio Ricco Âncora da Band sugere nova “cartilha” para jornalismo

Âncora da Band sugere nova “cartilha” para jornalismo

  • Flavio Ricco | Do R7

Eduardo Oinegue é o âncora do "Jornal da Band"

Eduardo Oinegue é o âncora do "Jornal da Band"

divulgação

Em 26 de julho, a coluna abordou por aqui o uso do futebolês tanto nas diversas transmissões e como nas programações do gênero. De como as mesmas situações vieram a receber outras denominações no decorrer dos tempos. Algumas, para o bem, e outras para o nada ver, colocadas por treinadores e analistas.

Foi destacado, por exemplo, que expressões como “chega junto”, “marca em cima”, “não dá espaço”, “toca curto”, “retranca”, “de primeira”, inclusive sistemas de jogo - os velhos de sempre, 4-2-4, 4-3-3 e 3-5-2, continuam com igual significado, só que vieram a receber todo um tom afetado e de arrogância.

Agora o que se ouve, como aqui se destacou, é jogador tridimensional ou híbrido, fluxo de marcação, box to box, paralela cheia, pirâmide invertida, futebol anêmico, plano aéreo, marcação espelhada, linhas altas, linhas baixas, flutuação, jogo posicional...

Este breve recuerdo para chegar a um recente fato no jornalismo da Band, em São Paulo.

Nesta última terça-feira, devidamente autorizado por seus superiores, Eduardo Oinegue, um dos titulares do “Jornal da Band”, se reuniu com alguns editores para uma conversa sobre jornalismo. Os de nariz torcido, claro, preferiram classificar como “aula”.

Mas foi um encontro que o Oinegue promoveu, para colocar sua opinião a respeito de alguns termos usados na TV, que ele entende não precisam ser reforçados ou podem muito bem ser evitados. Usou de exemplos: por que não região dos Jardins, em São Paulo, em vez de “bairro nobre”? Dinheiro é sempre dinheiro. Então pra que falar “dinheiro vivo”. Coisas assim.

Só pediu mais objetividade. A linguagem direta, aquela que o telespectador fala e entende. Nada de firula ou sofisticação.

Está errado? Certeza que não.

Jessika Cruz, repórter da Record

Jessika Cruz, repórter da Record

Instagram

Intercâmbio

Em uma prática rotineira do jornalismo da Record, a repórter Jessika Cruz, da TV Atalaia, está passando um período em São Paulo e participando de programas, como “Balanço Geral” e “Cidade Alerta”.

Olho nela.

E aí?

Por acaso alguém tem notícias da Copa do Brasil, cujos direitos de transmissão só valem até o final deste ano?

Até agora, agosto em curso, de oficial não tem nada. A todos passa a impressão do deixar como está pra ver como é que fica.

Fato novo

Tudo caminha para uma renovação automática com a Globo, que sempre se mostrou a mais interessada.

No entanto, se existe algo diferente no tabuleiro, é o SBT se mexendo um pouco e querendo assuntar alguma coisa.

Porta em porta

A direção da TV Jovem Pan, já de alguns dias, tem desenvolvido esforços na tentativa de formar ou até ingressar em um pool para transmissão de debates.

Nada até agora. A informação é que não teve acordo com nenhum dos já formados.

Selma Egrei, na Record e na Globo

Selma Egrei, na Record e na Globo

Divulgação/Record TV

Poderosa

A televisão tem o dom de, às vezes, operar alguns milagres. Por exemplo, alguém aparecer ao mesmo tempo em lugares diferentes. No caso, canais.

Na terça-feira, lá estava a experiente Selma Egrei, como Norma, na reprise de “Amor Sem Igual”, da Record, e Mariana, em “Pantanal”, da Globo. Ela pode. Quanto mais Selma, melhor.

No elenco 

Eduardo Semerjian também integra o elenco de “Não Foi Minha Culpa”, série que narra histórias de vítimas de feminicídios e violência contra mulheres, já disponível no Star+.

No episódio “Joana”, faz o advogado de defesa de dois jovens que assassinam uma garota trans, interpretada por Gabrielle Joie.

Não conta pra ninguém

A Rede TV! está tentando fechar um acordo com a NFL. Um contrato longo para transmissões nos finais de semana.

Até aqui, ainda com a mensagem do “não conta pra ninguém”, mas como vazou e todo mundo já sabe, a qualquer momento deve sair alguma coisa de forma oficial.

E outra

Existe um movimento na Rede TV!, especialmente por parte da sua direção de jornalismo, para que o “Operação de Risco” tenha seu horário ampliado. E, isso, tanto no inédito dos sábados, como na reprise das sextas-feiras.

O programa, sempre com a marca de 2,5 pontos, é hoje a maior audiência da casa.

Motivo de festa

A Globo comemorou muito a vitória sobre o SBT, terça-feira, no confronto de sua dramaturgia contra “um dos principais clássicos do futebol brasileiro” – Flamengo e Corinthians, quartas de final da Libertadores.

Tanto em São Paulo quanto no Rio, “Pantanal” e “Filhas de Eva” ganharam do futebol. Média de 26 pontos com 39% de participação, e 25 pontos com 35% de participação, respectivamente.

Adendo

A Globo reforça que a sua liderança, durante o jogo, terça-feira, no Painel Nacional de Televisão (PNT) foi ainda maior.

Alcançou 25 pontos de média com 39% de share no horário, 32% (+6 pontos) superior à do jogo (19 pontos com 29% de participação).

Edmilson Filho e Luísa Arraes em “Cine Holliúdy”

Edmilson Filho e Luísa Arraes em “Cine Holliúdy”

Cadu Pilotto

Novidade do elenco

Luisa Arraes é uma das novidades da segunda temporada de “Cine Holliúdy” na Globo, com estreia dia 23, no papel de Francisca, filha bastarda de Olegário (Matheus Narchtergaele) com a meretriz Madalena (Luiza Tomé). Vai à cidade em busca de seu pai.

Esperta, questionadora e dona de ideias novas e progressistas, passa a colaborar para o sucesso das películas de Francis (Edmilson Filho).

Fora de Série

O podcast Fora de Série, nesta quinta-feira, a partir das 19h,  chega a Micmás, para mostrar de perto a região de um dos eventos que estarão na nova temporada da série “Reis”.
O desfiladeiro de Micmás, em Israel, foi palco de uma grande batalha entre Jônatas, primogênito do rei Saul, acompanhado de seu pajem de armas, e o exército filisteu.

O Fora de Série Especial Israel visita esse local para mostrar como foi um dos confrontos mais dramáticos e importantes dos tempos de Saul.

Bate – Rebate

• Neste próximo sábado, quando faltarão 100 dias para o início da Copa do Mundo, a rádio Bandeirantes lança o "RB no Catar"...

• ... Produzido e apresentado pelos integrantes da equipe de esportes, o programa terá exibição semanal...

• ... O conteúdo será veiculado aos sábados em sua programação no “Mundo dos Esportes”, que começa às 13h.

• Confirmado: Jésus Mosquéra foi anunciado ontem novo chefe de redação da Jovem Pan em Brasília.

• Vinícius Moura é o novo narrador dos canais de esporte da Disney...

• ... Estreia sábado, às 11h, na partida entre Wolverhapton x Fulham, pela Premier League.

• “De Artista e Louco Todo Mundo Tem Um Pouco”, com Aldine Muller, Gil Teles e Juliana Fontana, estreia nesta sexta-feira, 21h no Teatro Bibi Ferreira...

• ... A temporada em São Paulo vai até 15 de outubro.

• Até para serenar ainda mais os ânimos, a Globo postou um vídeo com Jade Picon “bem interessada atentíssima nos conselhos de Eduardo Milewicz”...

• ... Ele, que vem a ser o preparador de elenco de “Travessia”, tem trabalhado com a Jade para encontrar o melhor tom da personagem, a Chiara.

• Hoje, dois novos episódios de “Rensga Hits!” estarão disponíveis no Globoplay.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas