Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Assim como o futebol, a TV também precisa voltar a ser mais brasileira

Flavio Ricco|Do R7 e Flavio Ricco

"MasterChef", formato exibido na Band
"MasterChef", formato exibido na Band "MasterChef", formato exibido na Band

A TV, aqui no Brasil, como um todo, independentemente de prefixo ou nome, precisa despertar para uma nova realidade e começar a abandonar, aos poucos, essa enganosa zona de conforto.

A insistência com a formatodependência, daquilo que vem pronto de fora a custos muitas vezes absurdos, já é a maior das roubadas. A diferença no valor da moeda tem tornado essas transações ainda mais inviáveis e arriscadas. Por que continuar desta forma?

Passou da hora de fazer voltar, porque foi assim no passado e sempre deu muito certo, uma televisão que mais se aproxime dos nossos modos e costumes.

Usar a criatividade, que nunca nos faltou, no desenvolvimento de formatos próprios, considerando ainda a possibilidade de estabelecer parcerias com as tantas produtoras dispostas a encarar o mesmo desafio, é e será o melhor dos caminhos.

Publicidade

Talvez o único viável e responsável. Aquele que irá oferecer trabalhos e, com certeza, conteúdos muito bons e impactem o mercado, sem o risco de balançar ou inviabilizar os cofres de ninguém.

E muito provavelmente, até faturar com eles. Por que não tentar? Sem medo de errar.

Publicidade

Tempo e espaço

Em linhas gerais, o que se observa é que um enorme empecilho veio se estabelecer, quando há a tentativa de criar um novo conteúdo.

Publicidade

Hoje, os que estão à frente de tudo, aqueles que decidem, querem ter a certeza do dinheiro antes, para fazer depois. E como ninguém compra o que ainda não existe, nada é feito. Impasse. E para sair disso?

Modelo de trabalho

Devido à implantação de um novo modelo de trabalho, a Globo deixou de renovar por prazo longo uma grande quantidade de contratos. Optou pelo compromisso por obra.

E assim viu muitos do seu cast migrarem para outras plataformas ou simplesmente deixarem de atender seus convites. 

Sheron Menezzes como Sol, protagonista de “Vai na Fé”
Sheron Menezzes como Sol, protagonista de “Vai na Fé” Sheron Menezzes como Sol, protagonista de “Vai na Fé”

A novela das sete

Só para se ter uma ideia, vários nomes foram pensados para o principal papel de “Vai na Fé”, da Globo, mas não houve acordo. Vai daí que Sheron Menezzes, ao concluir um trabalho na Netflix, “Maldivas”, fez testes para disputar a personagem Sol e....

Será a sua primeira protagonista, em 20 anos de carreira. É uma aposta da casa.

Todas as atenções

O “Fantástico”, da Globo, vai completar 50 anos de exibição em agosto do próximo ano.

O calendário, com uma série de festividades e surpresas, será disparado em março, incluindo-se por aí remodelagens no visual, parte editorial e, talvez até, na forma de se apresentar.

História

Em seus primeiros anos de existência, lá no comecinho mesmo, o “Fantástico” de domingo na Globo, começava a ser pensado na segunda-feira anterior a exibição.

Equipes do Boni e de Walter Clark se reuniam, no Rio e as vezes em São Paulo, para definir as atrações da semana. Essas equipes eram compostas por conhecidos jornalistas, escritores e músicos.

Mas tinha isso

Em uma dessas vezes, foi decidido gravar um concerto com o maestro Eleazar de Carvalho na igreja da Consolação.

A direção dos trabalhos foi entregue ao Augusto César Vannucci, que alugou o caminhão de externas da TV Gazeta. A Globo não tinha maiores recursos em São Paulo. Foi uma operação de guerra. A semana inteira de dedicação intensa para gravação na manhã de sábado. Na exibição, domingo, foram pouco mais de dois minutos no ar. 

Ana Paula Couto está fora da TV Cultura
Ana Paula Couto está fora da TV Cultura Ana Paula Couto está fora da TV Cultura

Jornalismo

A apresentadora Ana Paula Couto está deixando o jornalismo da TV Cultura. Ontem, em um comunicado, também foi informada a saída de Marcia Bongiovani.

Ana Paula ainda tem contrato até o comecinho de janeiro, mas desde já começa a traçar seus novos caminhos

Mundial de Clubes

Havia a expectativa de que, ainda durante a realização da Copa do Catar, a FIFA apresentasse novidades sobre o mundial de clubes.

A informação da manhã desta sexta-feira é que Marrocos foi escolhida como sede.

Diante disso

O Mundial de Clubes, que terá como atrações o nosso Flamengo e o Real Madrid, entre outros, irá acontecer entre os dias 1º e 13 de fevereiro.

Miami e alguns países do Oriente Médio também apareciam entre os cotados.

Andar da carruagem

Na parte que cabe à televisão, a Band, que transmitiu o Mundial passado, oficialmente está fora do páreo. Chance zero.

A Globo, claro, já se coloca como principal interessada. Até agora existem cobranças e algum inconformismo por ter perdido a última, realizada nos Emirados Árabes Unidos, em fevereiro passado.

Pedro Bial recebe Sullivan e Massadas
Pedro Bial recebe Sullivan e Massadas Pedro Bial recebe Sullivan e Massadas

Férias

A Globo exibe nesta sexta-feira o último “Conversa com Bial” da temporada, com um reencontro histórico: Bial reúne Sullivan & Massadas, autores dos maiores hits dos anos 1980, com a dupla relembrando histórias e sucessos como “Whisky a Go-Go”, “Lua de Cristal” e “Amor Perfeito”.

No ano que vem, além do “Conversa”, Bial estará à frente do “Linha Direta”.

Chave na porta

A Rede TV! praticamente fechou as suas portas no dia de ontem. Férias para toda a companhia.

Só o jornalismo, claro, continuará operando normalmente, inclusive com horário já reservado na programação do dia 1º, para levar ao ar a cerimônia de posse do presidente Lula.

Bate – Rebate

• Caio Luiz de Carvalho, do Grupo Band, recebeu esta semana a Medalha Mario de Andrade por sua gestão do Arte 1.

• Já são muitos os podcasts, alguns dos mais interessantes, como entretenimento e utilidade pública...

• ... Entre esses, o #4, da Adriana de Castro, figura conhecida da TV – passagens por Record e SBT, se destaca porque é focado em qualidade de vida...

• ... Mais especificamente em saúde mental. O episódio 4, por exemplo, fala da raiva. Por que os ataques de fúria? Bem interessante.

• O espetáculo “Baixa Terapia” chega ao Teatro Clara Nunes, no Rio, a partir do dia 13 de janeiro.

• Matheus Carrieri também vai voltar com a peça “O Vendedor de Sonhos”, em janeiro, no Teatro Gazeta, em SP.

• Arlindo Cruz será homenageado, neste domingo, no programa da Eliana no SBT.

• Sophia Abrahão, um pouco distante da TV, está envolvida nas filmagens da comédia “Todo Mundo Tem Problemas com o Amor”...

• ... A direção é de Renata Paschoal. Lançamento no segundo semestre do ano que vem.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.