Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Canal Brasil exibe Independência ou Morte, com Tarcísio Meira

Flavio Ricco|Do R7 e Flavio Ricco

Tarcísio Meira é D. Pedro I no filme “Independência ou Morte”
Tarcísio Meira é D. Pedro I no filme “Independência ou Morte” Tarcísio Meira é D. Pedro I no filme “Independência ou Morte”

O Canal Brasil vai mostrar nesta quarta-feira, a partir das 21h40, dia do aniversário de 200 anos da Independência do Brasil, o filme “Independência ou Morte”, de Carlos Coimbra.

A produção de 1972 reúne no elenco Tarcísio Meira, Glória Menezes, Maria Cláudia, Dionísio Azevedo, Kate Hansen, Maria Claudia, entre outros, e destaca uma visão romantizada do processo que levou à emancipação política do país em relação a Portugal.

O filme tem como ponto de partida o dia da abdicação de D. Pedro I (Tarcísio Meira) e traça um perfil do monarca, desde ainda menino, enquanto sua família fugia das tropas napoleônicas, até sua ascensão a Príncipe Regente, quando D. João VI (Manoel da Nóbrega) retorna para Portugal.

Depois, em pouco tempo, a situação política torna-se insustentável e o regente proclama a independência, mas seu envolvimento extraconjugal com a futura Marquesa de Santos (Glória Menezes) provoca oposição em diversos setores, gerando um inevitável desgaste político.

“Independência ou Morte” recebeu alguns prêmios na época de seu lançamento, como Melhor Produtor para Oswaldo Massaini e Melhor Cenografia (Prêmio Governador do Estado de São Paulo), Melhor Diretor e Melhor Ator (Diplomas de Mérito aos Melhores do Cinema), Prêmio Especial no Air France de Cinema, e Prêmio Coruja de Ouro, pelo Instituto Nacional de Cinema para Melhor Figurino, todos em 1972.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.