Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Flavio Ricco

Dá até vergonha o futebolês de alguns treinadores e analistas 

Flavio Ricco|Do R7 e Flavio Ricco

Lance de Atlético-MG e Corinthians,
disputado no último domingo
Lance de Atlético-MG e Corinthians, disputado no último domingo

É curioso observar como as mesmas coisas nesta vida passam a receber denominações diferentes com o decorrer dos tempos.

Algumas para o bem, o que é correto, e outras para o nada a ver, com tem acontecido no futebol, por exemplo.

Expressões como “chega junto”, “marca em cima”, “não dá espaço”, “toca curto”, “retranca”, “de primeira”, inclusive sistemas de jogo, continuam com igual significado, só que vieram a receber todo um tom de arrogância e sofisticação.

A bola continua a mesma, são onze contra onze como sempre foi e 45 minutos em cada uma das duas etapas de jogo. Fora os acréscimos.


Mas agora o que se ouve é jogador tridimensional ou híbrido, fluxo de marcação, box to box, paralela cheia, pirâmide invertida, futebol anêmico, plano aéreo, marcação espelhada, linhas altas, linhas baixas, flutuação, jogo posicional.

Seria até engraçado, não fosse ridículo.


Não é por nada, mas em um certo período da vida convivi, e com alguns convivo até hoje, com treinadores da altura de Telê Santana, Zagallo, Brandão, Filpo Núñez, Cilinho, Felipão, Muricy ou mesmo de longe, acompanhando o trabalho de outros, como Renato Gaúcho, Cuca, Rogério Ceni ou Abel Ferreira, e nunca ouvi de nenhum deles nada parecido. Da boleiragem, então, muito menos.

Uma linguagem que não tem nada a ver, cada dia mais distante do torcedor da arquibancada. Expressões que só fazem o futebol perder o encanto.


Dividida

O futebolês veio a se instalar muito por causa de alguns setores da imprensa esportiva. Os que insistem em criar termos diferentes, mais rebuscados e presunçosos, para se referir ao que sempre foi muito simples e familiar. É constrangedor.

Felizmente há os que são contra. Benjamin Back, por exemplo.

A que ponto

Jogo: Fluminense e Red Bull Bragantino, domingo. Na beira do campo, o treinador Fernando Diniz dispara para o seu jogador: “Sai na paralela e flutua livre”.

Na transmissão da Globo, o comentarista Roger Flores, encarregado de traduzir, diz que o jogador tem que olhar a paralela. E, quando está bloqueado, “sai e cria espaço para outro jogador e flutua por dentro”. Simples, né? Por favor, não ria.

Erro de cálculo

“Agente Oculto”, o filme, está na Netflix. O brasileiro Wagner Moura integra o elenco e tem uma participação curta. Mas bem-feita.

Merecia ter seu nome na divulgação, pelo menos aqui. Só que não.

Eri Johnson é o convidado do "Programa de Todos os Programas"
Eri Johnson é o convidado do "Programa de Todos os Programas"

É ele

Eri Johnson é o convidado desta terça-feira do “Programa de Todos os Programas”. Contratado da Rede TV!, à frente de um programa diário, é um ator de muitos trabalhos na TV, teatro e cinema. Alguém com história.

E que tem muito a contar. Às 18h, ao vivo, nas redes sociais do R7.

Férias

Cesar Filho estará de férias entre 1º e 16 de agosto no “Hoje em Dia”, da Record. 

No período, ele será substituído por Celso Zucatelli.

Rádio na Copa

A BandNews FM e a rádio Bandeirantes vão transmitir praticamente todos os jogos da Copa do Mundo do Catar, em novembro.

Quinze profissionais devem viajar, entre eles os narradores Ulisses Costa, pela Rádio Bandeirantes, e Marcelo do Ó, pela BandNews FM. No mais, repórteres e operadores.

Equipe 

Durante a cobertura da Copa, a rádio Bandeirantes contará, aqui no Brasil, com os trabalhos de Alexandre Praetzel, Claudio Zaidan, Neto, Marcos Assunção, Ronaldo Giovanelli, João Paulo Cappellanes, entre outros.

Na BandNews FM, Milton Neves, Denílson e Marília Ruiz.

Angelique Boyer, atriz francesa naturalizada mexicana
Angelique Boyer, atriz francesa naturalizada mexicana

Mercado

O VIX, serviço de streaming gratuito da TelevisaUnivision, está estreando nesta semana.

“Teresa”, com Angelique Boyer e Sebastián Rulli, já exibida no SBT e que é um dos sucessos mais recentes da dramaturgia mexicana, está entre os títulos disponibilizados.

Página virada

“Além da Ilusão” continua no ar, mas nos Estúdios Globo a novela já é página virada. Gravações encerradas, o elenco fez até festa de despedida, e agora é aguardar os trabalhos de “pós” e encerramento.

O último capítulo vai ao ar em 19 de agosto.

Ritmo intenso

Enquanto isso, as equipes da próxima novela das seis, “Mar do Sertão”, que estreia no dia 22 de agosto, estão com os trabalhos bem acelerados.

A informação é que a trama, protagonizada por Sérgio Guizé, Renato Góes e Isadora Cruz, vai entrar no ar “com uma frente bem grande de capítulos gravados”.

The Voice

Sobre a escalação da atriz Sheron Menezzes como protagonista de “Vai na Fé”, próxima novela das sete na Globo, faltou dizer que ela precisou convencer uma exigente bancada de que também se vira como cantora.

Segundo se informa, foi a melhor nos testes realizados.

Cris Carniato e Igor Cotrim com suas "filhas"
Cris Carniato e Igor Cotrim com suas "filhas"

Grande família

Igor Cotrim e Cris Carniato estarão na quarta e na quinta temporadas de “Reis”, fazendo o casal Asher e Liora.

E eles terão cinco filhas: Abigail (Maiara Walsh), a mais velha, Berseba (Clara Galinari), Mizpa (Melissa Nóbrega), Betânia (Bruna Negendank) e Timna (Clara Martins). Numa passagem de tempo, algumas atrizes serão trocadas, mas Maiara continuará em cena, devido à importância de sua trama ao lado de Davi (Cirillo Luna).

Um detalhe

A exemplo do que aconteceu em “Gênesis”, “Reis” também já mexe com o mercado de trabalho para atores.

Por enquanto ainda não dá para calcular o número de profissionais, porque serão muitas as temporadas da série.

Debate cancelado?

Os motivos não são revelados, mas o debate da CNN Brasil com os presidenciáveis foi cancelado.

Seria o primeiro de todos, no dia 6 de agosto. Internamente, a informação é que não foi cancelado. Mas suspenso. Até que se encontre uma nova data.

Bate – Rebate

• Figuras conhecidas do público, como Fernanda Gentil, Fabíola Andrade e Otávio Mesquita, estão engajadas na Campanha do Teste do Pezinho, do Instituto Jô Clemente...

• ...De acordo com lei sancionada em 2021, foi ampliada de 6 para cerca de 50 a lista de doenças a ser investigadas pelo teste. Da maior importância.

• Com Patricya Travassos e Marcelo Faria em cena, o espetáculo “Duetos” chega ao Teatro das Artes, no Rio, em 5 de agosto.

• No SBT, a produção de “Romeu e Julieta”, a próxima novela, ainda está bem no comecinho...

• ...Apenas alguns testes de elenco foram realizados, mas ainda sem definição nenhuma...

• ...Não há nem mesmo a certeza de que vai rolar imediatamente. Tudo indica que não.

• No último sábado, no Museu do Futebol, o jornalista Thiago Uberreich recebeu muitos amigos no lançamento do livro “Biografia das Copas”.

• Na Globo, as gravações de “Travessia”, de Glória Perez, substituta de “Pantanal”, começam a ganhar um bom embalo...

• ...Equipe trabalhando em várias frentes, estúdios e externas.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.