Dona Beja nunca teve o i no meio. A Manchete foi quem inventou
Flavio Ricco|Do R7 e Flavio Ricco
Ainda há uma confusão em torno do remake da HBO Max, se o certo é “Dona Beja” ou “Dona Beija”. E como até agora ninguém se dignou, cabe a explicação:
o apelido de Ana Jacinta de São José, personalidade histórica do século XIX, sempre foi Dona Beja, sem o i.
Assim ela ficou conhecida em Araxá, onde passou a maior parte da vida e deu origem a vários livros. Grazi Massafera vai fazer o papel.
Até hoje não se sabe se por simples desconhecimento, oportunismo ou achar mais bonito, quando fez a novela a TV Manchete optou por usar ”Dona Beija”, o que é errado. Houve, talvez, a tentativa de inventar um feminino de “beijo” ou querer forçar um outro sentido ao nome. E assim foi.
O fato é que, como a novela fez sucesso, graças principalmente a um trabalho muito bom de seu elenco e a interpretação de Maitê Proença como protagonista, o nome se popularizou.
Mas o correto, fique bem claro, é o que a HBO está usando, “Beja”, sem o i. Sem mais, ponto final.
Lançamento
Ana Julia Cestaro, atriz do teatro musical, trocou Paranavaí pelo Rio e fará sua estreia na TV em A Sucessão, nona temporada da série “Reis”, que estreia dia 2 de outubro.
“Néftis é uma princesa egípcia, curiosa, mas meio fofoqueira. Passa a maior parte do tempo com suas melhores amigas Nebset (Priscila Ubba), Ammit (Mafê Medeiros), Merit (Marianna Alexandre) e Bastet (Elisà Romero), que chamamos de ‘Gangue Egípcia’”, adianta Ana Julia sobre a personagem.
Vizinhança
Antonio Zimmerle, ex-Globo, ex-Band e ex-Cultura – ufa!, está com um escritório na avenida Paulista. Aliás, instalações moderníssimas.
Instalado, veja só, a poucos metros da TV Gazeta e no mesmo prédio, só alguns andares abaixo, da TV Jovem Pan. E já tem gente dizendo que essa proximidade não é só geográfica.
Coisa estranha
Até pode ser o caso de ter acontecido alguma coisa – uma tragédia, por exemplo, – mas em todas as pesquisas realizadas, nunca uma licitação qualquer demorou tanto para apresentar o resultado como a da Liga dos Campeões.
É até um desrespeito da UEFA. A entrega das propostas foi no começo do ano.
Olha só
Apontada como vencedora, o que se sabe é que a Warner não recebeu até agora nenhum statement oficial.
Está muito na cara que isso se deve a uma imposição dos patrocinadores, especialmente a Heineken, em também querer uma TV aberta. Só que então é melhor resolver isso de uma vez por todas. Passa como pouco caso. Desagradável.
Protagonista
Arlete Salles está oficialmente confirmada como protagonista de “A Vovó Sumiu”, novela de Daniel Ortiz que substituirá “Fuzuê” no horário das 19h da Globo, em 2024.
Fará duas personagens: vovó Frida e a irmã gêmea, Catarina.
Quase deu
Julia Gama, Miss Brasil 2020 e segundo lugar no Miss Universo do mesmo ano, esteve muito perto de fazer “A Vovó Sumiu”.
Foi bem nos testes e só não ficou com a personagem, devido a uma mudança no perfil. Julia está com sua carreira muito voltada para o México e, inclusive, chegou a ser escalada no “Los 50”, reality da Telemundo.
Um por vez
A Rede TV! já deu início aos trabalhos do programa do Geraldo Luís.
Walter Scaramuzzi, depois de muitos anos de SBT, a maior parte deles com Ratinho, foi chamado para integrar a equipe do Elias Abrão. Um, que será apresentado às terças-feiras, é este...
O outro
O segundo programa do Geraldo Luís na Rede TV! é o “Geral do Povo”, que irá ao ar aos domingos.
Este, possivelmente, poderá contar com os trabalhos de Michael Ukstin, atualmente a serviço do SBT, na direção dos documentários para o digital sobre Hebe, Gugu e Carlos Alberto de Nóbrega.
Docs digitais
Em se tratando desses documentários, o SBT incluiu também o grupo mexicano RBD na lista dos personagens marcantes da sua história e, assim como os demais, já está em processo de produção.
Já tem, por exemplo, uma equipe nas ruas, responsável por colher necessários depoimentos, entre especialistas e admiradores dos músicos.
Expectativa
A equipe responsável por esses documentários no SBT também torce por uma resposta positiva de Silvio Santos.
É desejo de todos, claro, fazer um episódio especial com o dono. Até já mandaram o convite, mas ainda está faltando a resposta.
Última forma
Já foi comentada por aqui a dificuldade do cinema brasileiro em ter espaços nas salas de cinema, devido ao domínio americano, principalmente.
O filme “Tração”, com Marcos Pasquim, Paola Rodrigues e Nelson Freitas, foi um dos que encarou esse problema. Os produtores, agora, negociam sua exibição no streaming.
Bate – Rebate
• Classe e elegância, nesta terça, no “Programa de Todos os Programas”, com a presença de Carolina Ferraz...
• ... Ao vivo e nada por acaso a sua participação: véspera do aniversário da Record...
• ... O “Domingo Espetacular”, que a Carolina apresenta, está há tempos exibindo a série “70 Anos”, destacando alguns dos nomes importantes que passaram pela casa.
• Nesta segunda, 23h, Abílio Diniz estreia a terceira temporada do programa “Caminhos” na CNN Brasil.
• Juliana Alves terminou “Amor Perfeito” cheia de elogios ao texto do autor Júlio Fischer – “muito bem feito, do começo ao fim”.
• O que existe de confirmado: talvez hoje, mas com certeza num dia qualquer desta semana, Benjamin Back vai assinar novo contrato com o SBT...
• ... Também, com igual segurança, pode-se afirmar que Regina Volpato irá responder até quinta-feira o convite do SBT para apresentar o novo programas das manhãs...
• ... A situação de momento nos leva a entender que ela vai aceitar...
• ... E, por último, especulações à parte, além da Regina Volpato não tem ainda ninguém mais escolhido para este novo programa...
• ... Serão mais duas pessoas, mas sem nenhum convite até agora.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.