Emissoras de TV se preparam para maratona eleitoral
Flavio Ricco|Do R7 e Flavio Ricco

As emissoras de TV já estão com seus esquemas de cobertura para as eleições de domingo (2) praticamente fechados.
Na Band, por exemplo, a ordem é disparar os trabalhos já nas primeiras horas da manhã. A emissora movimentará suas praças em todo o país com boletins ao vivo com o voto dos candidatos e o movimento nas zonas eleitorais.
A partir das 17h, serão sete horas ininterruptas de programação ao vivo com o “Band Eleições” (das 17h às 22h) e, em seguida, uma edição especial do “Canal Livre” (das 22h à meia-noite).
A TV Cultura anuncia uma cobertura completa da disputa, com o “De Olho no Voto”, apresentado por Rodrigo Piscitelli, com a participação da jornalista e apresentadora do “Roda Viva”, Vera Magalhães, e a presença de especialistas e analistas políticos.
Entre 7h e 16h, de hora em hora, a emissora levará ao ar boletins informativos sobre os principais acontecimentos do dia. Das 17h às 21h, o especial acompanha o encerramento da votação e as primeiras apurações das eleições pelo País. Serão ainda mostrados os primeiros resultados das urnas nos principais estados brasileiros.
Diretamente dos estúdios da TV Cultura, a programação também contará com a presença de representantes dos candidatos mais bem colocados à Presidência da República e ao Governo de São Paulo.
A partir das 8h, a Record TV fará uma cobertura especial das eleições do primeiro turno, neste domingo, mobilizando, em todo o País, cerca de 200 jornalistas, que vão acompanhar a movimentação das seções eleitorais e acompanhar os candidatos no seu local de votação.
Durante toda a programação, haverá flashes e boletins – “O Voto na Record – 2022”, ao vivo.
Pela manhã e à tarde, os boletins terão apresentação de Janine Borba e Salcy Lima.
Às 17h, Eduardo Ribeiro e Christina Lemos entrarão no ar com um boletim especial que marcará o encerramento da votação.
A partir deste horário, os jornalistas assumem a apresentação dos boletins, com destaque para a apuração dos votos.

A Rede TV! também terá uma programação especial para acompanhar as eleições de 2022. O núcleo de jornalismo transmitirá ao longo do domingo (2) boletins informativos, ao vivo, diretamente da redação da emissora e das principais capitais do País. Além disso, a Rede TV! trará também uma cobertura exclusiva no digital.
Apresentado por Erica Reis e Mauro Tagliaferri, o “Eleições 2022” começará às 17h nas plataformas digitais e às 19h abrirá o sinal na televisão aberta. O programa informará o telespectador das principais notícias e acontecimentos da apuração de votos em todo o país, com links ao vivo diretamente dos Tribunais Eleitorais e Diretórios das capitais. Para completar a cobertura eleitoral, os comentaristas políticos Amanda Klein e Silvio Navarro também integram a equipe do noticiário especial, trazendo análises dos resultados das urnas.
Antes disso, às 15h, Gabriela Di França e Guilherme Lopes estarão online nas redes sociais da emissora com as principais informações das eleições 2022 e contarão ainda com a participação da comentarista política Salette Lemos e do convidado especial, o advogado e economista Alessandro Azzoni.
A comunicação do SBT informou que no domingo de eleições haverá flashes durante todo o dia, nos breaks.
E após o “Programa Silvio Santos”, entrará o programa "SBT Eleições 2022", conduzido pelo jornalista Marcelo Torres.
Em tempo: a coluna também solicitou o esquema de cobertura da Globo. Assim que sua assessoria enviar, a nota será atualizada.