Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Entre novelas e séries, pau que dá em chico tem que dar em francisco

Flavio Ricco|Do R7

"La Casa de Papel:", da Netflix, série com muitas temporadas
"La Casa de Papel:", da Netflix, série com muitas temporadas "La Casa de Papel:", da Netflix, série com muitas temporadas

Aqui, quando uma novela qualquer não tem muita consistência, os seus autores usam de recursos para não acelerar muito a história. É o momento que veio a ser conhecido ou chamado de “barriga”. E aí, como ninguém é bobo, nem nada, as críticas são muito severas.

Mais rapidamente agora, com protestos instantâneos nas redes sociais. “Travessia”, da Globo, porque também tem oferecido elementos para isso, hoje é o grande alvo da vez. Não é, definitivamente, um trabalho na altura de Glória Perez, sua autora, que já fez coisas muito melhores.

No entanto, esta mesma severidade na análise das produções da TV, também deve acontecer com o que streaming oferece.

“La Casa de Papel” alcançou, sem dúvida, enorme repercussão, até porque apresentou qualidades, mas foi uma, entre zilhõess de outras, que teve conteúdo de menos para esticadas temporadas de mais. Em vez de tantas, duas ou três, no máximo, já seriam suficientes e de muito bom tamanho.

Publicidade

A mesma coisa “Fauda”, também da Netflix. Está certo que o conflito Israel x Palestina passou muito da hora de terminar, mas é mais uma que, com alguns elementos diferentes, repete e espicha em suas quatro temporadas, tudo o que aconteceu na primeira.

O pau que dá em chico dá em francisco. Ninguém quer chamar elogios ao que é feito na nossa cozinha, mas apenas apelar para que os critérios de análise sejam absolutamente iguais e justos.

Publicidade
Lavínia Rocha e Marcelo Tas no primeiro "#Provoca"
Lavínia Rocha e Marcelo Tas no primeiro "#Provoca" Lavínia Rocha e Marcelo Tas no primeiro "#Provoca"

Primeiro do ano

Lavínia Rocha, jovem escritora, palestrante e licenciada em História, vai abrir os trabalhos do “#Provoca”, do Marcelo Tas, nesta terça-feira na Cultura.

Publicidade

É uma professora inspiradora, que não tem medo do aluno usar celular.

Esclarecimento

Sobre o novo programa do Benjamin Back no SBT, a direção será do Tiago Galassi, que é do esporte. A sua produção também está sendo desenvolvida pelo pessoal do esporte. Mas não será um programa do esporte

Todo este envolvimento é só para o piloto. Vindo a ser aprovado, aí então passará para o artístico.

Por que não muda?

Em se tratando do SBT, desde muito tempo, nem sei quanto, a chamada do “SBT Brasil” tem o mesmo modelo.

A apresentadora, e a da vez é Márcia Dantas, aparece com aquela andadinha ensaiada, vira de lado e fala. É superstição ou preguiça dos seus responsáveis inventarem algo diferente? Está feio.

Pilha nova

Depois de quase um mês de andanças por países da América do Sul, Neto retoma o comando de “Os Donos da Bola” na Band, nesta segunda, com a promessa de um recado especial ao Daniel Alves.

Falar o que ninguém tem coragem de dizer.

Aos trabalhos

Na CNN Brasil segue o trabalho de colocar a casa em ordem ou em bases reais de funcionamento. E fugir o quanto antes do que existiu até o ano passado.

Há o entendimento que a administração até agora foi nos moldes de uma TV aberta e que isso preciso mudar para não entrar mais água no barco.

E outra...

Embora ainda não exista nada em termos concretos, a mudança de endereço da CNN Brasil, como aqui se adiantou, também foi colocada entre as prioridades da atual direção.

Já se concluiu que não tem sentido continuar pagando um aluguel altíssimo, naquele ponto, na avenida Paulista.

João Guilherme, Ale Xavier, Nivaldo Prieto e PVC, da equipe da Paramount
João Guilherme, Ale Xavier, Nivaldo Prieto e PVC, da equipe da Paramount João Guilherme, Ale Xavier, Nivaldo Prieto e PVC, da equipe da Paramount

Foto oficial

A Paramount+ deu seu primeiro sinal de existência no campo esportivo, com uma foto de alguns integrantes da sua equipe de esportes.

Ale Xavier, blogueira, que ficou mais conhecida na Copa do Mundo, ao lado de João Guilherme, Nivaldo Prieto e Paulo Vinícius Coelho,

Abertura dos trabalhos

O estúdio Paramount, nas instalações da Quanta, já está pronto para ancorar os trabalhos da Libertadores da América e Sul-Americana.

As transmissões terão início já nesta próxima quinta-feira, às 21h, com Boston River, do Uruguai, e Zamorano, venezuelano. Entre os brasileiros, dia 23, Deportivo Malsinado, uruguaio, e o nosso Fortaleza.

Assim espero

Se a Globo decidiu seguir com Galvão Bueno, renovando seu contrato mesmo após a aposentadoria das transmissões, é necessário também encontrar meios para aproveitá-lo melhor.

Só em chamadas não dá. Nem muita voz ou voz apropriada ele tem para a função.

A propósito

Em se tratando ainda do Galvão Bueno e desta sua nova condição, a Globo, SporTV ou quem de direito precisa dar um fim naquela história do “Bem, Amigos!”: se haverá ainda a sua “transferida” festa de encerramento.

Ou se caiu no esquecimento?

Ainda há dúvida

A dificuldade que Amazon e SBT têm em fixar a data de estreia de “A Infância de Romeu e Julieta” é porque isso ainda depende do ritmo de suas gravações.

As chuvas dos últimos dias comprometeram seriamente o roteiro de externas. Antes de mais nada será necessário tirar esse atraso e só aí pensar em programar alguma coisa.

Duas situações

Se havia toda uma expectativa em torno da Sheron Menezzes como protagonista de “Vai na Fé”, passado este começo de novela é possível assegurar que seu desempenho é dos melhores. Foi um acerto

Quanto ao José Loreto, que é bom e está longe de decepcionar, pode servir como base de análise. Será que a Globo tem mesmo necessidade de escalar um mesmo ator em dois trabalhos seguidos?

Leandro Stoliar na série do "Jornal da Record"
Leandro Stoliar na série do "Jornal da Record" Leandro Stoliar na série do "Jornal da Record"

Série do JR

“Detetives da Ciência” é a série de reportagens que o “Jornal da Record” vai apresentar desta noite, mostrando como a genética explica doenças, características físicas, propensão a vícios e habilidades humanas.

Trabalho dos jornalistas Leandro Stoliar, Adriana Perroni, Renata Loures e Silvia Kikuchi.

Bate – Rebate

• Catia Fonseca também retorna hoje com o “Melhor da Tarde”, ao vivo, na Band.

• Globo já está com equipe completa no Marrocos para a transmissão do Mundial de Clubes...

• ... Os últimos, como Alex Escobar, viajaram no sábado.

• A informação é que esta semana será de fortes emoções na Rede TV!...

• ... Um pesado processo de mudanças promete ser instalado quase que imediatamente...

• ... A ficha de que não pode continuar como está, finalmente, caiu.

• Fábio Sormani, desde que deixou a ESPN, tem se dedicado ao seu canal de YouTube. E vai indo bem...

• ... Flávio Prado, da Jovem Pan, foi outro que implantou o seu e já possui um número bem interessante de assinantes.

• Nem é o caso de citar nomes, para não ser mal educado e nem constranger ninguém, mas nos canais esportivos da TV percebe-se que existem alguns com enorme dificuldade para falar...

• ... E até de serem entendidos. Talvez nem eles próprios se entendam...

• ... Gravar e legendar pode ser uma solução. Mas contratar um especialista em fonoaudiologia será muito melhor.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.