Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Especial do Domingo Legal também atestou o encolhimento do SBT

Flavio Ricco|Do R7 e Flavio Ricco

Gugu Liberato no "Domingo Legal"
Gugu Liberato no "Domingo Legal" Gugu Liberato no "Domingo Legal"

O que o “Domingo Legal” apresentou no seu aniversário de 30 anos, ainda tem que ser abordado, por conter comprovações do muito daquilo que a televisão deixou de lado e precisa retomar, se quiser ter de volta a atenção de um público, que ela foi perdendo para a internet, streaming e outros meios.

Perdeu porque o próprio trabalho de produção veio a se tornar menos exigente e muito mais voltado em atender interesses comerciais.

O mesmo “DL”, sem que o apresentador Celso Portiolli e o diretor Rubens Gargalaqua tenham a menor responsabilidade ou interferência nisso - porque apenas operam nos limites determinados e permitidos, foi vítima de um empobrecimento importante no seu conteúdo, entre aquilo que exibia lá atrás e o que é hoje.

Estar preparado e saber lidar com o factual, por exemplo, foi uma delas. Entraram para a história do programa inúmeras coberturas, como a do acidente que matou os Mamonas Assassinas e o incêndio da boate Kiss, entre tantos outros. Hoje isso não é mais possível e não por culpa, repito, direta do programa ou de sua equipe, mas da vontade zero do SBT em investir nos seus conteúdos. Há, e isso se observa facilmente, um nocivo acomodamento na forma de trabalhar, que só vem corroendo toda a sua grade de programação.

Publicidade

E algo que se estende para toda TV aberta, que em vez de seguir com uma assinatura própria em seus produtos e ir ao encontro do que o telespectador quer encontrar e assistir, tem optado pelo “prato pronto”, formatos padrões e com prazos de vencimento mais rápidos que a passagem do trem numa estação.

Exemplo explícito

Publicidade

O especial do “Domingo Legal”, com 1h40 de duração, demonstrou o que o SBT já apresentou e hoje não é mais capaz de fazer

Dentro das condições atuais e sem qualquer perspectiva de alterar esse estado de coisas, não há condição nenhuma de repetir um pouco daquilo.

Publicidade
Lana Canepa continua no vai ou não vai para Brasília
Lana Canepa continua no vai ou não vai para Brasília Lana Canepa continua no vai ou não vai para Brasília

Jornalismo

A Band deixou, a princípio para março, as já anunciadas mudanças no seu jornalismo.

A mais significativa, se vier a acontecer, será a transferência de Lana Canepa para Brasília e a entrada de Adriana Araújo, em seu lugar, no “Jornal da Band”.

Vale dizer

Quando há o cuidado de ainda não cravar tais mudanças na Band, é porque uma boa maioria delas ainda depende de algumas definições.

Há quem entenda que as alterações no “Jornal da Band” deveriam ser outras.

Mais um

Marco Antonio Costa, outro comentarista da direita, deixou a TV Jovem Pan no começo da semana.

Hoje, pela ausência de representantes de diferentes tendências políticas, já existem dificuldades em manter na grade os programas de debates que sempre existiram.

Locações

A Globo não deve ficar muito tempo no Mato Grosso do Sul para as gravações da próxima novela das nove, escrita por Walcyr Carrasco.

Os trabalhos, se nada mudar, estão mantidos para o período de 9 e 12 de fevereiro, segundo sua produção. 

Nome forte

Por causa da novela “Travessia”, a Globo ainda não fala oficialmente sobre sua substituta, escrita por Walcyr, ou elenco.

Mas o nome de Bárbara Reis (Todas as Flores) é muito comentado, como uma das protagonistas. Ou antagonista, Débora.

Isabela Souza e Juliana Velásquez da série “Uma Garota Comum”
Isabela Souza e Juliana Velásquez da série “Uma Garota Comum” Isabela Souza e Juliana Velásquez da série “Uma Garota Comum”

Protagonistas

Isabela Souza e Juliana Velásquez, colombiana, atrizes e cantoras, são as protagonistas de “Uma Garota Comum”, do Disney+, com estreia marcada para ainda este ano.

A série mostra a estrela pop latina Alana (Velásquez), que ao se ver cansada de não ter o controle sobre a própria vida, foge para uma pequena cidade no interior do Brasil. Isabela é Victória, sua grande rival.

Meio assim

O vivo, em se tratando de qualquer reality show, é sempre um risco, especialmente no caso do “BBB”, “Fazenda” e outros do gênero.

Por mais que os participantes saibam da existência das câmeras e principalmente microfones, pendurados no pescoço de cada um, parece que não estão nem aí com o que dizem.

Um festival

Agora, por exemplo, por maiores que sejam os avisos e o próprio esforço do apresentador Tadeu Schmidt, tem uma galera no “BBB” que não segura o palavreado.

É também um pouco de falta de noção.

Situação de momento

Na Band, sobre a transmissão do campeonato carioca, existem duas notícias: uma boa e outra ruim.

A boa é que não vem decepcionado. Tem alcançado audiências até surpreendentes em alguns jogos.

A ruim é que perigas de fechar num vermelhão daqueles, com o sistema da divisão de cotas. 

Tá fora

Até aqui, foi sempre dada como certa a contratação de Edmundo como um dos comentaristas da Paramount.

Pois é, data hoje, é possível garantir que isso não irá acontecer. Além do PVC, outros nomes estão sendo pesquisados.

Interior

Marcello Camargo agora integra a programação do SBT Interior, nas noites de sábado, com o seu “Café com Selinho”.

E começou com uma homenagem à mãe, Hebe Camargo, num especial de três partes, gravado em Santa Fé do Sul, que pode ser acompanhado no streaming da TV e no canal do YouTube do apresentador.

A diretora Marcela Lordy com Andréia Horta e Simone Spoladore
A diretora Marcela Lordy com Andréia Horta e Simone Spoladore A diretora Marcela Lordy com Andréia Horta e Simone Spoladore

Livro dos prazeres

Simone Spoladore é o que se pode considerar uma atriz de cinema. Tem quase 40 trabalhos, entre longas, curtas e documentários.

Nesta quinta-feira, ao lado da diretora Marcela Lordy, ela estará no programa "O País do Cinema", comandado por Andréia Horta para falar de “Livro dos Prazeres”. O filme será exibido antes da entrevista.

Bate – Rebate

• A carreira da cantora Luciana Mello, a partir de agora, será gerenciada pela “Mallupy Entretenimento”, que já cuida de Toni Garrido, Thiago Martins e grupo Jeito Moleque.

• Nesta quinta-feira, nas plataformas digitais, a atriz e cantora Julia Svacinna lança seu mais novo single, "Sem Tempo Para Amar"...

• ... Como atriz, Júlia tem no currículo "Um Tio Quase Perfeito" 1 e 2), “O Mecanismo”, entre outros...

• ... E integrou a trilha de "Maldivas" e "Um Natal Cheio de Graça", ambos da Netflix.

• Bruno Ahamed retorna, em março, com o espetáculo “A História é uma Istória”, no Teatro dos Grandes Atores, Rio.

• Paulo Miklos faz Etcetera, bandido chefe de um presídio, no filme “Estômago 2”, com direção de Marcos Jorge. Lançamento ainda este ano.

• Samantha Jones, feliz com seu trabalho como Ciça, em “Todas as Flores”, disse à coluna que a participação da sua personagem vai evoluir na segunda fase da novela.

• Estão caminhando para o fim as gravações da nova temporada de “Impuros”, série do Star+.

• Prime Video confirma para o dia 24 de fevereiro a estreia de “Soltos em Salvador”...

• ... É um reality show brasileiro da Amazon, com muita festa, pegação e desentendimento, claro.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.