Flavio Ricco Fazenda e Cidade Alerta estão entre os mais comentados em 2020

Fazenda e Cidade Alerta estão entre os mais comentados em 2020

  • Flavio Ricco | Do R7

Jojo Todynho, campeã de A Fazenda 12

Jojo Todynho, campeã de A Fazenda 12

Instagram

A Kantar Ibope Media divulgou nesta quinta-feira um relatório sobre os programas mais comentados nas redes sociais em 2020. Nesta lista, "Cidade Alerta" e "A Fazenda 12", da Record. Ainda segundo o informativo, “a TV aberta foi responsável por 90% dos tweets sobre conteúdos de vídeo em 2020”, que destaca também que assistir TV e comentar na internet já é um hábito de muitos brasileiros.

“Dados do Kantar Social TV Ratings, solução da Kantar IBOPE Media que analisa o buzz dos programas de TV nas redes sociais, mostram que mais de 90% dos 363 milhões de tweets gerados em 2020 sobre conteúdos de vídeo vieram de programas da TV aberta, em especial realities shows, séries e novelas. A TV paga e o SVOD (TV sob demanda, como os streamings) vieram na segunda e terceira posições.”

Segundo o instituto, foram principalmente os realities shows que movimentaram o feed, com 287 milhões de citações (85,6% do total), seguidos por séries, com 16 milhões (4,8%), novelas, com 13 milhões (3,9%), jornalismo, com 12 milhões (3,6%), e programas de auditório, com 7 milhões (2,1%).

“Os realities vêm chamando atenção há alguns anos, mas em 2020, com as pessoas mais tempo em casa, registraram um salto de 373% em comparação a 2019. Foi a primeira vez em que apareceram tanto no Top 10 de programas da TV aberta quanto nos rankings de canais pagos e serviços de streaming. O recorde de tweets sobre TV aberta em um só dia foi em 31 de março, graças à disputa de memes entre os fãs dos big brothers Manu Gavassi, Mari Gonzalez e Felipe Prior, que geraram 97% dos mais de 11 milhões de tweets.”

O Ibope observa que os programas jornalísticos também se destacaram:
“O gênero cresceu 119% no acumulado do ano e chegou a ser o mais comentado durante algumas semanas do primeiro trimestre, passando da 9ª colocação em 2019 para a 4ª em 2020”.

"Cidade Alerta", "Jornal Nacional" e "Roda Viva" ficaram entre os programas mais comentados da TV aberta em 2020. Abaixo, a lista, de acordo com o Ibope:

Ranking do Ibope

Ranking do Ibope

reprodução

TV paga

Nesta apuração, os realities também tiveram ótimos resultados no segmento de TV paga. Mas enquanto o Big Brother Brasil foi o campeão na TV aberta, aqui ficou com a 4ª colocação, atrás de De Férias com o Ex, da MTV, e das premiações Oscar (TNT e Globo) e Grammy Awards (TNT).

Últimas