Flavio Ricco Globo dribla a pandemia para não parar com o merchandising

Globo dribla a pandemia para não parar com o merchandising

Vladimir Brichta e Giovanna Antonelli em cena de “Quanto Mais Vida, Melhor!”

Vladimir Brichta e Giovanna Antonelli em cena de “Quanto Mais Vida, Melhor!”

divulgação

A Globo vai continuar gravando as suas novelas muito tempo antes de serem levadas ao ar. Não tem como ser diferente e, por enquanto, não existe nenhuma ordem em contrário ou qualquer estimativa para voltar ao que era no passado. Portanto, sem chances de pensar em obra aberta e tudo que ela significava.

As dificuldades continuam sendo muitas no enfrentamento da pandemia e, por maiores que sejam os cuidados e os protocolos adotados, é sempre necessário considerar o imponderável. Daí o número de registros que ainda acontecem.

Porém, desde muito tempo a Globo tem na sua teledramaturgia e agora em todos os outros lugares - menos no jornalismo - uma importante janela comercial, permanentemente aberta para permitir as tão bem-vindas ações de merchandising.

Para que isso não deixe de acontecer, essa possibilidade comercial poderá ser produzida, a qualquer tempo e, no caso das novelas, muito depois das gravações encerradas.

Sempre existirá um suporte cenográfico e artístico para isso. Não dá para desprezar essa entrada.

Em cima disso

“Além da Ilusão” entra no ar hoje, na faixa das 18h da Globo, com suas gravações em curso e roteiro ainda sendo escrito por Alessandra Poggi. Equipe e elenco terão a oportunidade de sentir o termômetro da história.

Mas, correção de rumo, se necessário, será impossível porque os trabalhos, iniciados ano passado, estão muito adiantados.

Vai esquentar

Presta bem atenção, pra dizer que não foi avisado: agora em março, a Conmebol vai iniciar a licitação da “Libertadores” e “Sul-Americana”, período de 2023 – 2026.

É o que está estabelecido e, do lado da televisão, todas as principais redes serão convidadas a participar. Isso uma coisa. Há a expectativa que a melhor oferta leve e ponto final.

Conmebol TV poderá transmitir Libertadores e Sul-Americana sozinha

Conmebol TV poderá transmitir Libertadores e Sul-Americana sozinha

reprodução

Porém...

E é por aí que entra um gato na questão: uma das opções da Conmebol, através da Conmebol TV, é ela mesma seguir com os direitos de uma ou até das duas competições e transmitir tudo com exclusividade, se as propostas não atenderem a sua expectativa.

A Conmebol TV é uma programadora regulamentada, que atende as leis do SEAC e já tem 450 mil assinantes no Brasil. O Premiere, que está aí há muito tempo, possui algo em torno de 1,2 ou 1,3 milhão. 

Razões para isso

Na última semana, surpreendendo a alguns, a alta direção da Band decidiu estender os poderes de Rodolfo Schneider.

Além do Jornalismo e Esporte, que já estavam sob seu guarda-chuva, ele agora também passar a cuidar do Entretenimento.

Vespeiro

O Artístico da Band, e isso de anos, sempre foi um espinho. Muitos profissionais, competentes, passaram por lá e quase ninguém conseguiu fazer alguma coisa.

Um setor, ao contrário do Jornalismo e Esportes, que sempre viveu tentativas e até sucessos esporádicos. Antes do Faustão agora, só o “MasterChef” e olhe lá.

As críticas

Pior é que os erros cometidos no passado se repetiram agora. A contratação de Fausto Silva foi definida há muito tempo, na metade do ano passado, tempo suficiente para pensar em outros produtos, para diferentes faixas, que viessem fortalecer a grade como um todo.

Mas não. A única grande estreia foi a dele. No mais, não teve e não vai existir mais nada nos próximos meses. Chance perdida. Resta saber o que será feito dos estúdios da Vera Cruz e do Teatro Itália. Os dois, por enquanto, às moscas.

Problema

O “SBT Notícias”, apresentado por Darlisson Dutra, ainda está longe de alcançar o que a direção do SBT esperava dele.

E de acordo com o pessoal de lá, entre outros motivos, porque falta investimento em equipe. Tem somente o mínimo necessário para colocar o jornal no ar.

Bella Camero em cena de “Lov3”

Bella Camero em cena de “Lov3”

divulgação

Estreia

A Amazon Prime Video estreia no dia 18, mais uma produção original, “Lov3”, protagonizada por Bella Camero, atriz de “Marighella”, entre outros trabalhos.

Sofia, sua personagem, assim como os irmãos - interpretados por Elen Clarice e João Oliveira -, busca explorar a liberdade, a autoestima, o sexo e as mais diversas possibilidades de relacionamentos não convencionais.

Ruído

A escalação do Mundial de Clubes na Band, nesta terça com a estreia do Palmeiras, já deu todo tipo de falação possível.

Mas que, parece, está longe de acabar. Como, para este jogo, ainda tem um dia pela frente, ninguém pode descartar alguma mudança de última hora.

Incompreensível

O maior de todos os problemas que o esporte da Band enfrenta é a escala das equipes.

A ideia de Ulisses Costa fazer o jogo pela rádio e televisão é apontada como o maior dos enganos. Sábado, em Al Ahly e Monterrey isso foi demonstrado.

Vale traduzir

Sobre essa ideia da Band em juntar tudo numa coisa só, importante destacar as diferenças que existem entre uma e outra.

No rádio, todos os espaços devem ser preenchidos. Não pode ter vazio, enquanto na TV a imagem fala mais que qualquer um. É quase impossível dar liga.

O engano

Este assunto pode levar alguém imaginar que a Band não tem narradores suficientes ou competentes para poder separar esses trabalhos. O que é um engano.

Tanto na rádio, como na TV existem bons profissionais e até sobrando para evitar essa distorção. E como todo trabalho é feito daqui, essa divisão não implicará em custo nenhum. Na boa, por que insistir no erro?

Raul Gil gravando no SBT

Raul Gil gravando no SBT

divulgação

Ele também

Raul Gil também volta com programas inéditos, no SBT, já a partir do próximo sábado.

Uma das novidades é o quadro “A Turma do Vovô Raul”, que não é gravado desde o começo da pandemia.

Inscrições abertas

A Record e a Endemol Shine já estão se movimentando para as gravações das próximas temporadas do reality show “Canta Comigo”. Inscrições abertas.

Mais uma vez, com Rodrigo Faro e Ticiane Pinheiro à frente.

Correspondentes

Na TV Cultura, “Legião Estrangeira”, do ex-Globo Alberto Gaspar, estreia dia 16 às 22h, com exibição às quartas-feiras. Terá a participação de correspondentes internacionais, estrangeiros e brasileiros.

Temas ligados à política e economia, incluindo as eleições no Brasil e em diversos países neste ano, inflação e fake news serão alguns dos assuntos abordados.

Leandro Stoliar na série do "JR"

Leandro Stoliar na série do "JR"

Instagram

Fúria

O “Jornal da Record” apresenta, a partir desta segunda-feira, a nova série: “Fúria”. Não tem lugar e principalmente não tem hora certa para a pessoa explodir, perder a cabeça e a praticar atos de violência. O que fazer para identificar quando a raiva passa de um transtorno e vira doença ou crime? A nova série do “JR” vai trazer essa discussão.

As reportagens são de Leandro Stoliar e Cleisla Garcia, em São Paulo; Luis Calzoni, em Belo Horizonte; Paulo Henrique Santos, em Goiânia, e Alessandro Saturno, em Brasília.

Bate – Rebate

•     Lorena Queiroz, que viveu a protagonista de “Carinha de Anjo” no SBT, vai para o seu terceiro filme: “Alice no País da Internet”...

•     ... O lançamento está previsto para este semestre ainda. Produção para o streaming.

•     Vinícius Scribel e Wesley Hoff estão chegando na Record para o elenco de “Reis”...

•     ... Caetano O´Maihlan também.

•     A propósito de “Reis”, todos os artistas e equipe envolvida estão sendo testados diariamente.

•     Nos interiores da Rede TV! comenta-se uma nova troca de horários dos seus programas na faixa da noite...

•     ... Troca de horários está longe de ser o maior problema da Rede TV!.

•     O Canal Brasil tem trabalhado em cima de exibições temáticas...

•     ... A próxima agora é do Carnaval, mesmo com desfiles e blocos proibidos em uma boa maioria de cidades...

•     ... Entre os selecionados, tem “Mangueira em Dois Tempos”, da Ana Maria Magalhães.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas