Grace Gianoukas homenageia Dercy Gonçalves no teatro
Flavio Ricco|Do R7 e Flavio Ricco
Grace Gianoukas estreia dia 13 no Teatro Itália Bandeirantes, em São Paulo, o espetáculo “Nasci pra ser Dercy”, escrito e dirigido por Kiko Rieser.
A produção terá curta temporada e conta com a participação especial de Miguel Falabella em voz off.
“Dercy Gonçalves é retratada quase sempre como apenas uma velha louca que falava palavrão”, declara Kiko Rieser, que no texto procura revelar ao público a mulher grandiosa e complexa que ela foi.
“Uma atriz vinda do teatro de revista que recriou a comédia brasileira. Uma mulher que era chamada de p..., mas que casou e enviuvou virgem, iconoclasta e devota, libertária, mas avessa a qualquer bandeira, inclassificável e singular”, completa o autor.
Dercy é considerada uma das maiores atrizes do século XX.
Ela faleceu há 15 anos, em 2008, aos 101 anos, sem que jamais tenha havido nos palcos brasileiros uma peça que a homenageasse. Até agora!
O monólogo “Nasci pra ser Dercy”, com Grace Gianoukas, busca unir o apelo popular e o carisma da atriz a uma profunda pesquisa que mostra a importância, muitas vezes ignorada, da atriz para o teatro brasileiro e para a liberdade feminina, bem como sua inquestionável singularidade.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.