Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Flavio Ricco
Publicidade

Jornalismo na TV está cada dia mais comentado que informado

Flavio Ricco|Do R7 e Flavio Ricco

Parte do elenco do "Jogo Aberto" da Band — exemplo de muitos

É curioso verificar como nem tudo evolui como se deseja com o passar dos tempos. Ou aquilo que vem a ser adotado nem sempre é o ideal ou tem as medidas mais justas.

Houve um momento, bem lá no começo, em que o jornalismo na TV, e até no rádio, se limitava a uma lauda na frente de alguém, que apenas tinha a obrigação de ler e falar o que estava escrito. Não era permitido dar nenhum palpite em cima daquilo.

Com o passar dos anos, a opinião também veio a se tornar importante. Além daquele que lia, sempre alguém de fina estampa na TV ou voz bonita no rádio, surgiu a figura do analista. Alguém com liberdade e conhecimento suficientes para, de vez em quando, apartear e dar sua opinião sobre determinado assunto.

Agora, no entanto, o que se observa em muitas situações, especialmente na TV paga e programações esportivas no geral, é que a informação foi reduzida a quase nada. Tudo meio que descompensado. Até a figura do repórter, e tivemos tantos e tão bons, e ainda temos, aos poucos está desaparecendo. Ou está desvalorizada.

Publicidade

Os comentaristas tomaram conta. Notícia, que é bom, passou a ter pouca ou até se repetem, na proporção exatamente inversa ao festival do “eu acho”.

Um mesmo fato é colocado, explicado, debatido e exaustivamente esgotado, muitas vezes o dia inteiro, por diferentes bancadas.

Publicidade

É muita água no feijão. Enjoado. E o mundo girando lá fora.

A diretora Anita Barbosa e Natália Lage nos bastidores de “Matches”

Misteriosa

Publicidade

Natália Lage, novidade no elenco da segunda temporada da série “Matches”, da Warner, fará a personagem Júlia, descrita como mística, meio bruxa, meio feiticeira e misteriosa.

“Ela vai ajudar Benjamim (Raphael Logam) nos percalços amorosos dele”, avisa Natália, que também terá cenas com a amiga Fernanda de Freitas.

Cuidado com isso

Até para não constranger ninguém, nada de entregar personagens, mas hoje, diante dos tantos programas que recebem convidados para comer – café da manhã, almoço e jantar – no caso de alguns, torna-se conveniente servir alguma coisa antes.

O que se observa é que está cheio de gente querendo matar a fome, muitas vezes falando com a boca cheia. Ah, se a mamãe vê!

A propósito

O dito acima lembra a televisão de antigamente, que tinha em Marcelino de Carvalho um mestre em etiqueta.

No seu programa semanal na Record — irmão do fundador Paulo Machado de Carvalho —, ele ensinava de tudo como se comportar e se apresentar em qualquer situação. Que falta faz um Marcelino hoje.

Tour de force

Depois do Marcelino, até cabe o tour de force: a Globo colocou meio mundo para trabalhar na promoção de “Terra e Paixão”, com o objetivo de melhorar o seu desempenho de audiência.

Uma atenção bem aos moldes de quando o “BBB” está no ar. Haverá muito conteúdo, por exemplo, nos programas da manhã e no seu Domingão. Até no intervalo do jogo, ontem, teve chamada. Nunca vi.

Bruna Marquezine está em "O Amor da Minha Vida"

Duas frentes

O diretor René Sampaio levou um pessoal da série “O Amor da Minha Vida”, liderado pela protagonista Bruna Marquezine, para gravar em Brasília.

Enquanto isso, uma outra turma segue trabalhando no Rio de Janeiro. A estreia no Star+ está prevista para 2024.

Não para

Recém-saído da série “Reis”, na qual deu vida ao personagem Isbosete, João Villa ficou pouco tempo longe dos estúdios.

O ator também integra o elenco de “O Amor da Minha Vida”.

Alex Brasil em "Reis"

Nova temporada

Alex Brasil fará Hanum, o rei de Amom, na sétima temporada da série “Reis”, O Pecado, que estreia nesta terça-feira.

“Ele herda o trono após a morte de seu pai, Naas, mas é totalmente diferente dele. Tem convicções muito fortes, é ambicioso e fará de tudo para transformar o reino que o pai deixou em um território temido”, declara à coluna.

O ponto-final

A partir do instante em que foi anunciada a saída de Fausto Silva da Band, muita coisa foi dita e especulada em cima disso.

Vale dizer, no entanto, que foi uma decisão conversada, amadurecida com o tempo. Não teve estresse e muito menos ressentimentos.

Por outro lado

Há o propósito de deixar como está, programas inéditos do próprio Fausto e melhores momentos até o fim de julho, para depois entrar com um formato novo.

Um formato que a equipe do “Faustão na Band” vem desenvolvendo, também com Anne Lottermann e João Guilherme. E vida que segue.

Novela das 6

Carol Castro já iniciou seus trabalhos nas gravações de “Amor Perfeito”, em exibição na Globo, faixa das 18h, no papel de Darlene, mulher que teve uma filha com frei João (Allan Souza Lima).

Mas ela ainda não sabe quando começará a aparecer.

Imagem da "live"

Miau!

Quando a gente fala... Tem uma nova instalada na pirataria: o cidadão “transmite” o jogo e recebe dos associados pelos serviços prestados.

E tudo na maior educação: quando o dinheiro cai na conta, o “dono do brinquedo” aparece no vídeo e faz questão de agradecer. Na tela, tem o endereço do PIX, com uma conta de email e o nome do favorecido.

Cara dura

É o caso de pensar, porque além do gatonet e das caixinhas milagrosas da Santa Ifigênia, essa de agora é completamente a céu aberto.

Está certo que o serviço também não é lá essas coisas, há o risco de torcicolo com a tela torta, mas não tem acanhamento nenhum. O cidadão bota a cara na maior e não acontece coisa nenhuma. 

Bate – Rebate

• Luana Piovani é uma figuraça. Quando não tem as suas tretas, se mete na dos outros.

• Erom Cordeiro e Silvio Guindane levarão os personagens Investigador Santiago e Detetive Mendonça, respectivamente, de “A Divisão” para “Arcanjo Renegado”...

• ... É claro que com o devido processo de envelhecimento.

• SBT mostra amanhã Puerto Cabello-VEN x São Paulo, 21h30, pela Sul-Americana.

• A quem interessar possa, Fernanda Montenegro, 93, ainda é contratada da TV Globo...

• ... Natural que a atriz, dona de enorme contribuição à nossa cultura, queira diminuir o ritmo.

• Chegaram ao fim as filmagens de “Evidências do Amor”, trabalho de Sandy e Fábio Porchat.

• Em São Paulo, “por livre e espontânea vontade”, o SBT fará uma antecipação de 3,83% sobre o salário atual dos colaboradores da categoria radialistas...

• ... Isso, mesmo considerando que as negociações sindicais referentes à Convenção Coletiva 2023/2024 dos radialistas ainda estão em andamento. 

• A TV Cultura exibe nesta terça-feira, a partir das 22h, no programa “Provoca”, entrevista de Marcelo Tas com Ricardo Galvão...

• ... Ele é considerado um dos cientistas mais importantes do mundo, segundo a revista Nature.

• Samantha Jones, de “Todas as Flores”, também entrou para o elenco de “Reencarne”, série do Globoplay.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.