Flavio Ricco Jornalismo na TV paga peca pela mesmice e monotonia em excesso

Jornalismo na TV paga peca pela mesmice e monotonia em excesso

A falta de uma maior diversificação no noticiário pode ser a causa de tão baixo rendimento

  • Flavio Ricco | Do R7

Deputado Carlos Jordy foi o assunto mais falado da TV paga nos últimos dias

Deputado Carlos Jordy foi o assunto mais falado da TV paga nos últimos dias

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Os últimos relatórios de audiência demonstram que os resultados de todas as TVs de jornalismo continuam muito ruins, com brigas sempre abaixo de um ponto.

E isso durante o dia inteiro, o que é preocupante, porque, no caso de algumas, nem de longe se justificam os altos investimentos realizados.

Sem fantasia ou mentira, o que se vê, às vezes, é muito barulho em cima de nada.

Desinteresse do telespectador não é, porque ele sempre responde à altura quando assuntos relevantes são colocados e o que até nos leva a pensar: será que não passa por aí o maior dos problemas? Ou seja, a insistência em noticiários que, muitas vezes, não têm tanto fôlego para serem discutidos um dia inteirinho.

A colocação de “Noticiários”, no plural, se deu por absoluta boa vontade, porque na última quinta-feira, com direito a um segundo ato na sexta, a impressão é que nada mais importante aconteceu no mundo do que a busca e apreensão da Polícia Federal na casa do deputado Carlos Jordy.

Tudo bem repercutir o fato, mas é necessário saber dosar, diversificar o noticiário e também dar devido destaque e espaço a outros acontecimentos.

A falta de um maior dinamismo e a mesmice nas informações, até no que é comentado, leva a uma monotonia que ninguém está suportando mais. Mudam os horários, trocam os participantes e a ladainha segue a mesma.

Falta confirmar

O Canal Brasil ainda não bateu o martelo, mas está prevista para 4 de março a estreia da série “No Ano Que Vem”, protagonizada por Julia Lemmertz e Jeniffer Dias.

A direção é da Maria Flor.

Nada se alterou

Em relação às mudanças no “SBT Brasil”, chegada de Cesar Filho e saídas de Márcia Dantas e Marcelo Torres, a informação oficial segue a mesma:

“Eles [Márcia e Marcelo] assumirão novas e importantes posições no nosso Jornalismo”.

Desconfiômetro

Por favor, trata-se apenas de um palpite da coluna, a respeito de como poderá ser resolvida essa questão no jornalismo do SBT:

- Márcia Dantas apresentará o tempo e o Marcelo será o substituto imediato do Cesar. Difícil imaginar qualquer outra decisão.

Expectativa

Ainda em se tratando de SBT, é muito possível que a partir de hoje, com a volta dos seus principais executivos e da vice Daniela Beyruti, decisões importantes passem a ser tomadas.

Em especial, fazer andar em ritmo mais acelerado as estreias prometidas para fevereiro.

Primeiro dia

Depois das festas do final de ano e férias no começo deste, a equipe do “Domingão”, do Luciano Huck, volta hoje ao trabalho na Globo.

Por enquanto, a missão será planejar e preparar a temporada de 2024. Gravações só a partir do dia 1º.

Rudi Lagemann, diretor de "Reis"

Rudi Lagemann, diretor de "Reis"

Blad Meneghel/Record TV

Cronograma

Está tudo indo nas gravações de “Reis”, da Record, agora sob a direção de Rudi Lagemann, o Foguinho

Só que já a partir do mês que vem os trabalhos serão intensificados, em razão da estreia de cenários e entrada de novos personagens. O lançamento da décima temporada, A Decadência, será em abril.

Data hoje

Sobre as duas produções da Warner, “Beleza Fatal” e “Dona Beja”, com gravações ainda em curso, só as suas exibições na HBO Max estão definidas, mas sem datas de lançamento.

Sobre negociações com a TV aberta, “por enquanto, não tem nada” – palavras da Monica Pimentel, a número 1 da WBD no Brasil.

Próxima parada

Nessa era do contrato por obra, a movimentação é, cada dia, mais intensa.

Lembra do Alexandre Régis fazendo um coronel em “Dona Beja”, na HBO Max? Pois bem, já saiu de lá e fechou para “Rainha da Pérsia”, da Record. Será um dos sábios do rei Xerxes (Carlo Porto). 

Observação

Sobre essa nova realidade, ontem, Aguinaldo Silva enviou mensagem direta à coluna:

“meu caro Flávio, os atores de Hollywood sobreviveram o fim dos contratos de exclusividade. Os grandes estúdios é que não sobreviveram a isso: faliram, foram comprados, recomprados... E hoje os atores que trabalham por obra até ganham mais que os antigos exclusivos”.

Feira em Miami

A Content Americas 2024 passa a reunir, a partir de amanhã e até quinta-feira, representantes das principais empresas de conteúdo de todo nosso continente.

Há uma expectativa das mais interessantes em torno da série brasileira “Mulher de Ferro”, com produção da Sanuto e Eva Filmes, escrita por Jarsom Wayans. É a história de uma mulher negra na presidência do Brasil.

Mãos à obra

“Terra e Paixão” foi em frente e agora Cauã Reymond deverá se dedicar aos trabalhos da série “Mata Mata”, sobre futebol, para o Globoplay.

Cauã, além de idealizador do projeto, também integrará o elenco.

Flavia Barros faz participação em "Renascer"

Flavia Barros faz participação em "Renascer"

divulgação

Lançamento

“Renascer”, estreia da Globo nesta segunda-feira, será a primeira novela da cantora e compositora Flavia Barros.

Conhecida de músicos como Claudia Leitte, Thiaguinho e Almir Satter, ela participa apenas da primeira fase, vivendo Juliete, uma das meninas do bordel da Jacutinga (Juliana Paes).

Começar de novo

“Elas por Elas”, novela em exibição às 18h, virou a chave e tem agora no ar uma proposta inédita dos autores Thereza Falcão e Alessandro Marson. Pelo lado dela, Globo, não faltam esforços para promover o produto, tamanha quantidade de chamadas.

Resta aguardar os resultados, nesse período bem desfavorável.

Bate – Rebate

• Os atores J. Carlos Nicolai e Matheus Toniazzi também fecharam com a Record para a série “Reis”. 

• Mariana Godoy volta nesta segunda-feira a fazer dupla com Eduardo Ribeiro no “Fala Brasil”.

• Gloria Pires, nesse primeiro momento, após “Terra e Paixão”, vai tocar alguns projetos para o cinema. 

• Nívea Maria e Rainer Cadete preparam, para 15 de março, a estreia de “Norma” no Teatro Vivo, em São Paulo...

• ... Texto de Dora Castellar e Tônio Carvalho, e direção de Guilherme Piva. 

• “Cidades e Soluções”, do GloboNews, apresenta nova temporada a partir de 3 de fevereiro, agora com exibição aos sábados, 13h30...

• ... Além das pautas sustentáveis, o jornalista André Trigueiro pretende abordar questões sociais.

• Em relação aos elogios disparados para os figurinos da novela “Dona Beja”, como os recentes, da Grazi, a responsável é Beth Filipecki...

• ... Que todos conhecem de tantos e tão bons trabalhos na Globo e no cinema. 

• José Trassi entra para o elenco de “Por Um Fio”, filme sobre a história de Drauzio Varela...

• ... O livro escrito pelo médico ganha adaptação para o cinema com direção de David Schurmann e roteiro de Luiz Bolognesi...

• ... Rômulo Estrela, Bruno Gagliasso, Ellen Camp e Marjorie Gerardi também estão no projeto.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas