Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

No jornalismo, querer aparecer mais que a notícia é um grande engano

Flavio Ricco|Do R7 e Flavio Ricco

Ingrid Griebel, repórter da Record, uma das que sempre têm o trabalho bem-feito
Ingrid Griebel, repórter da Record, uma das que sempre têm o trabalho bem-feito Ingrid Griebel, repórter da Record, uma das que sempre têm o trabalho bem-feito

Não sei se passou a existir uma nova orientação, mas no telejornalismo, quanto ao trabalho dos repórteres em matérias gravadas, sempre existiram recomendações muito rígidas.

Nada de exageros e nunca assumir protagonismo. Entre o que é suficiente e atende às necessidades, apenas “cabeça”, “passagens” e, se o assunto se estender, o velho e bom “contraplano”.

Para todos os efeitos, essa recomendação continua existindo. Ninguém deve ir além do indispensável e suficiente. Uma regra geral. E antiga.

Só que, em se tratando de alguns ou algumas, percebe-se a tentativa de ser exceção, aparecer muito mais do que deveria e forçando um “é comigo”, que nunca deve existir.

Publicidade

No jornalismo, o fato em si sempre deve ser o astro principal. A obrigação é dar a ele o melhor tratamento possível. Na medida e sem exageros.

Qualquer coisa diferente disso passa como uma inversão completa da ordem ou do que aprendemos a fazer.

Publicidade

Atenção

Na TV Jovem Pan, o clima é de total apreensão diante de uma já prometida mudança de grade em abril. Há um receio em torno do que poderá vir por aí.

Publicidade

O que se comenta é uma reformulação completa, inclusive com trocas de apresentadores e participantes, como já aconteceu no “3 em 1” no começo da semana.

Bruna Griphao, integrante do BBB23 na Globo
Bruna Griphao, integrante do BBB23 na Globo Bruna Griphao, integrante do BBB23 na Globo

Chaminé

O consumo de cigarros pelos participantes de reality shows ainda é um assunto dos mais discutidos. É certo ou não é?

Se, por um lado, a TV não pode fazer propaganda e ninguém está autorizado a fumar em suas produções, já é um indicativo importante.

Por outro lado

Há também uma discussão em até onde é permitido tirar a liberdade de quem quer que seja. As TVs, como atualmente se observa no “BBB”, não proíbem. Apenas pedem moderação.

Só que, entre prós e contras, é uma discussão que vai longe. Podendo cortar na edição, melhor. No ao vivo, não custa pedir.

Saudades da Palmirinha

Nada contra nenhum programa de culinária. Ao contrário, às vezes eles são muito úteis.

O problema é a enrolação. Uns abusam dos comerciais no meio — e tome merchandising —, enquanto em outros a cozinheira em questão, em vez de deixar todos os apetrechos já em cima da mesa, decide buscá-los um a um.

E vai tempo comendo nisso, e a paciência de quem assiste também.

Outra coisa

A televisão, durante muito tempo, sempre tentou tirar vantagem da mendicância. Em troca de uma ajuda qualquer e à custa de alguém, alcançar o máximo possível em audiência.

Alguns ainda resistem. Ou insistem em se mostrar bonzinhos, mas a aceitação por parte do público é nenhuma. Sabe-se que, por trás de tudo, é sempre uma enganação.

Isis Valverde é o nome cotado para viver Dona Beija na HBO Max
Isis Valverde é o nome cotado para viver Dona Beija na HBO Max Isis Valverde é o nome cotado para viver Dona Beija na HBO Max

Andar da carruagem

Sobre as dúvidas que persistem na teledramaturgia da HBO, alguns chegam a apostar que pode até não acontecer nada e parar tudo, mas “Dona Beija” vai sair.

O projeto está bem avançado. E as suas possibilidades de mercado, aqui e lá fora, são muito boas.

Placar de momento

Em se tratando de Série B, a esta altura dos acontecimentos, podemos assegurar que os seus direitos de transmissão na TV, aberta e paga, continuam em aberto. Existem ainda conversas marcadas ou em andamento com o SBT e a ESPN, por exemplo. Aliás, há quem, na alta direção do SBT, já considere como certo.

Mas ninguém assinou nada por enquanto.

Porém...

Na tarde de ontem, algumas pessoas muito próximas de todo o processo e que têm participado diretamente das negociações deram a Band como vencedora da questão em se tratando da TV aberta. Assim como o Grupo Globo teria fechado pelo menos parte dos jogos para a TV paga.

Alto executivo da Band, consultado, informou: “Bem avançado, quase acordado, mas não assinado”. E um outro também de lá: “Tá quase lá. Falta assinar”. 

Bom ficar claro

Evidente que a ausência de equipes de São Paulo e Rio na Série B deste ano tem comprometido um pouco o desenrolar das negociações.

Porém, é preciso considerar que o contrato, seja lá com quem for, será assinado por quatro anos.

É do jogo

Pessoal da Band tem todos os motivos para levantar bandeira na decisão do Carioca.

Como se sabe, os direitos de Vasco e Botafogo são da Cazé TV; se um ou os dois chegarem à final, quando mandarem o jogo a Band não poderá fazer a transmissão. Não há o que fazer.

Constatação

No andar da carruagem, percebe-se, a Brax é, hoje, a agência que tem demonstrado grande presença ou eficiência para gerir e conduzir os negócios do futebol da CBF.

Já tinha a Copa do Brasil, pegou a Série B agora, além de outras iniciativas que estão surgindo no horizonte. Só falta estar por trás, também, dessa transmissão do Galvão Bueno no YouTube.

Prêmio internacional 

Produção original do Discovery, “Largados e Pelados Brasil” foi indicada ao Rockie Awards International Program Competition, na categoria Reality Series. A premiação acontecerá em Banff, no Canadá, no dia 12 de junho, e conta com concorrentes de mais de 45 países.

A série concorre com outras quatro produções: “A Família Irwin” (Austrália), que no Brasil é exibida pelo Animal Planet; “Freeze the Fear with Wim Hof” (Reino Unido); “Idris Elba's Fight School” (Reino Unido); e “Troop One” (Noruega).

Mundo dos negócios

Os principais executivos da SP Televisão, considerada a maior produtora de Portugal e que vem ganhando destaque no mercado europeu, chegaram ao Brasil para reuniões com emissoras de TV e plataformas de streaming.

O grupo é liderado pelo empresário Antônio Parente.

Vale destacar

Pedro Lopes, diretor criativo da SP, também está no Brasil. Ele é autor de vários trabalhos, como “Glória”, a primeira série portuguesa para a Netflix.

Existe toda uma agenda de compromissos marcada para esses próximos dias.

Petrônio Gontijo, talento de volta à Record, agora para viver Davi
Petrônio Gontijo, talento de volta à Record, agora para viver Davi Petrônio Gontijo, talento de volta à Record, agora para viver Davi

Petrônio de volta

Lembra que no domingo passado rolou aqui a informação de que haverá praticamente um novo elenco para viver as histórias da oitava temporada da série “Reis”, intitulada “A Consequência”?

Petrônio Gontijo será uma dessas novidades! O ator volta à Record TV para interpretar o protagonista Davi, que já teve Gabriel Vivan e segue com Cirillo Luna na sexta e sétima temporadas.

Aliás, Petrônio surgirá no último capítulo da sétima temporada.

Depois das gravações da série, ele entrará em sala de ensaio para estrear seu novo espetáculo, “Entre Quatro Paredes”, de Jean-Paul Sartre, com direção de Elias Andreato.

Além disso, ainda está filmando participação no longa “Hermanos”, de Beto Besant.

Bate – Rebate

• “Flores e Espinhos” é o novo trabalho do diretor Márcio Trigo para o cinema. Filmagens encerradas.

• Alessandra Maestrini gravou em Portugal as suas últimas cenas na série “Som e Sílaba”, da Disney+.

• Afastado da carreira de ator e especialista que é, Carlos Bonow está mais focado em saúde mental.

• Comunicado: “The Last of Us” é o título mais visto na história da HBO Max na América Latina.

• Está confirmado para o dia 29 o lançamento da segunda temporada da série “O Rei da TV”, da Star+, sobre a história de Silvio Santos...

• ... É a grande oportunidade para ser melhor que a decepcionante primeira.

• A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, será a entrevistada do “Roda Viva”, na segunda-feira (20), às 22h, na TV Cultura.

• O SBT anunciou ontem a volta de Leo Dias como integrante fixo do ”Fofocalizando”...

• ... E mais as participações de Isabele Benito e Kallyna Sabino.

• Gero Camilo, após concluir um filme sobre Adoniran Barbosa, vai de “Travessia” na Globo.

• A Rádio Cultura FM estreia a série “Piano que Toca”, com o pianista Antonio Vaz Lemes, no próximo domingo, às 14h...

• ... O programa tem 13 episódios e busca democratizar a música instrumental e clássica entre nichos de admiradores de games, animes, filmes, seriados e cultura pop...

• ... A série cria pontes entre Mario Bros e Beethoven; Naruto e Ravel; Game of Thrones e Brahms; e StarWars com Bach.

• “Shadow Brasil Jovens Talentos”, o quadro de maior sucesso do Programa Raul Gil (SBT) em 2022, retornará em nova temporada a partir deste sábado...

• ... No júri, a jornalista e apresentadora Flávia Noronha, o maestro Caio Mesquita e a cantora Tânia Mara.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.