Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Flavio Ricco
Publicidade

O que a TV aberta pode fazer para reconquistar o público infantil?

Flavio Ricco|Do R7 e Flavio Ricco

"Cocoricó", série de sucesso nas manhãs da TV Cultura
"Cocoricó", série de sucesso nas manhãs da TV Cultura "Cocoricó", série de sucesso nas manhãs da TV Cultura

A TV aberta de forma geral abriu mão da programação infantil. Nenhum dos canais convencionais tem mais nada a oferecer para esta faixa de público, muito em função da proibição da propaganda, mas também porque outras fontes de entretenimento vieram a se tornar mais atrativas.

É raro, hoje, encontrar alguma criança sem um tablet ou até celular nas mãos em seus momentos de lazer.

A TV Cultura, como emissora pública e sem a mesma responsabilidade comercial ou com a audiência das TVs convencionais, é a única que ainda apresenta uma forte resistência a esta triste realidade. Em toda a sua programação na faixa da manhã, das 7h às 12h, há atrações como “Peppa Pig”, “Cocoricó”, “Kid e Kats”, “Galinha Pintadinha”, “Turma da Mônica” e outras do gênero.

Uma situação que é irreversível. Nenhuma TV, como qualquer outra empresa, tem como se dar ao luxo de fazer alguma coisa de graça ou não querer nada em troca dos serviços prestados.

Publicidade

Daí ser muito difícil apostar em que nos espera no futuro ou até em um prazo não muito extenso. A pergunta é: o que pode ser feito, desde agora, para recuperar esse público lá na frente? 

O autor de novelas Walther Negrão
O autor de novelas Walther Negrão O autor de novelas Walther Negrão

Segura a onda

Publicidade

Por causa de “Pantanal”, algumas das principais produtoras de conteúdo passaram a cogitar a realização de vários remakes.

Autores com história e trabalhos na televisão, como Aguinaldo Silva, Walther Negrão, Lauro Cesar Muniz e companhia bela, já foram sondados.

Publicidade

A mesma loucura

Mais de uma vez, por aqui se falou da enorme procura que existe para alugar estúdios em São Paulo. O movimento é maior a cada dia.

E isso também está acontecendo no Rio, com a mesma intensidade. É o negócio da vez.

Não por nada

A direção da Rede TV!, por exemplo, considera como das mais acertadas a decisão de disponibilizar parte das suas instalações para as produtoras interessadas.

Perigas de, daqui a pouco, virar um negócio mais rentável que a própria televisão.

Adriane Galisteu comanda o "Power Couple" na Record
Adriane Galisteu comanda o "Power Couple" na Record Adriane Galisteu comanda o "Power Couple" na Record

Temperatura

Existiram críticas à escolha do elenco do “Power Couple”, da Record, entendendo que a sua atual edição seria a mais morna ou monótona de todas. Cheia de plantas.

Não precisou muito tempo para mostrar tudo diferente.

Cadeira vazia

Desde a saída de Juliana Algañaraz, no início do mês passado, a Rede TV! ainda não tem ninguém definido para a direção do seu Artístico.

Pior é saber que a questão não se inclui entre as prioridades da casa.

Estreia

A partir desta segunda-feira, Silvio Luiz passa a ter uma coluna diária no “Rede TV News”.

Em vez dos melhores, como todo mundo faz, ele vai comentar os lances mais bizarros da rodada.

Discussão

Por enquanto, nada é anunciado sobre o futuro do esporte na Globo, após a aposentadoria de Galvão Bueno, ao fim da Copa no Catar.

A tendência é que passe a existir, entre os narradores, o mesmo rodízio que já existe entre os comentaristas.

Vale repetir

A volta de Tiago Leifert para o departamento de esportes da Globo é só uma questão de tempo.

Na verdade, depende apenas dele. Se tudo correr como se espera, será também uma peça importante neste processo de reorganização.

Brian Monteiro integra o elenco de "Todas as Garotas em Mim"
Brian Monteiro integra o elenco de "Todas as Garotas em Mim" Brian Monteiro integra o elenco de "Todas as Garotas em Mim"

TAGEM

Brian Monteiro integra o elenco de “Todas as Garotas em Mim”, nova série da Record que estreia nesta terça-feira. Faz o Guilherme Tavares, jornalista influente, muito galanteador e cafajeste.

Ele surgirá como jurado de um concurso e dividirá cenas com Ângelo Paes Leme, Maria Gasparotto, Kiria Malheiros, Bianca Palheiros, entre outros.

Arremate

Já estão em Mato Grosso do Sul todos os atores escalados para as últimas semanas de “Pantanal”. Semanas de trabalhos, porque a novela, no ar, ainda vai muito longe.

E isto inclui o núcleo da segunda família de Tenório (Murilo Benício).

Agilidade

Bruno Luperi, neto de Benedito Ruy Barbosa e responsável pelo remake, entregou todos os capítulos ainda antes da estreia. E isso tem facilitado — e muito —– os trabalhos de todas as áreas da novela — produção, transporte..., além de permitir um melhor acabamento. 

Shark Tank 1

O Sony Channel iniciou as gravações da nova temporada de “Shark Tank Brasil”, o maior reality show de empreendedorismo do país. Na sétima edição do programa, ao menos 54 empresas terão a oportunidade de apresentar suas propostas de negócio aos Sharks.

Shark Tank 2

Na nova temporada, o ator e empresário Felipe Titto e Sandra Chayo, sócia e diretora do Grupo HOPE, vão revezar uma das poltronas ao lado do João Appolinário, fundador da Polishop; Caito Maia, fundador e CEO da Chilli Beans; Carol Paiffer, CEO da ATOM S/A, e José Carlos Semenzato, especialista no setor de franquias.

Serão 13 novos episódios, com previsão de estreia para o segundo semestre.

São João

Tanto o “Globo Repórter”, no dia 24, quanto o “Altas Horas”, no dia 25, vão abordar o tema “Festas Juninas” em suas edições.

O jornalístico vai focar a retomada e características do evento, enquanto Serginho Groisman apostará em números musicais com artistas do Nordeste. 

Bate-Rebate

• A Rede TV! mantém conversas para uma exibição mais constante de jogos da NFL — futebol americano — na sua programação...

• ...A ordem é não ficar apenas no Super Bowl — jogo final do campeonato...

• ...Evidente que, para tanto, também precisa existir uma ação da parte comercial.

• Lucy Alves ainda não se manifesta sobre o posto de protagonista da próxima novela das nove, “Travessia”...

• ...No momento, ela se posiciona apenas como artista da Netflix e estrela da série "Só Se For Por Amor", que vem aí.

• Gustavo Mendes, ator e humorista, é outro que se lança na política. Candidato a deputado federal por Minas.

• Na HBO Max, “Uncharted: Fora do Mapa”, com Tom Holland, chega dia 8 de julho, e “Homem Aranha: Sem Volta Para Casa”, também com Holland, dia 22 do mesmo mês.

• Bianca Bin faz sua estreia nos palcos com “Jardim de Inverno”, a partir do dia 17 de junho, no Teatro Faap, em São Paulo...

• ...Também no elenco, Fabrício Pietro, Erica Montanheiro, Iuri Saraiva, Martha Meola, Ricardo Ripa, Luciano Schwab, Aline Jones, Fabiana Caruso e Lucas Amorim.

• “Operação de Risco” e “A Tarde É Sua” são, atualmente, responsáveis pelas maiores audiências da programação da Rede TV!.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.